Balanço da voz e outras vozes : Augusto de Campos entre cantores e canções
Eduardo Sterzi
ARTIGO
Português
[Balance of voice and other voices]
Resumo: "Augusto, bem mais jovem [do que Décio Pignatari e Haroldo de Campos], encantado, como seu pai, pela música, ouve boleros e sambas-canção e refunde o amor fidalgo dos medievais, percebendo a nova era das canções.» Assim aparece Augusto de Campos no retrato do poeta quando jovem que Lúcio...
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Resumo: "Augusto, bem mais jovem [do que Décio Pignatari e Haroldo de Campos], encantado, como seu pai, pela música, ouve boleros e sambas-canção e refunde o amor fidalgo dos medievais, percebendo a nova era das canções.» Assim aparece Augusto de Campos no retrato do poeta quando jovem que Lúcio Agra esboça em contraste com os perfis dos seus companheiros do grupo Noigandres, núcleo fundador da poesia concreta brasileira. É a música que assoma aí como seu traço distintivo dentro da unidade pretendida pelo grupo no seu momento de afirmação e, mais do que a música, no relato de Agra, especificamente a forma da canção, apreciada e pensada pelo poeta, desde a juventude, num arco histórico muito abrangente que vai da Idade Média (Augusto acabaria traduzindo todas as dezoito canções atribuídas a Arnaut Daniel) até a atualidade. Nossa proposta é examinarmos como a reflexão de Augusto de Campos sobre a música ? e mais especificamente sobre a forma da canção e a presença nela da voz ? foi um dos momentos decisivos para a reconfiguração "verbivocovisual" da poesia proposta pelos concretistas. E como também a relação de sua obra poética com a música nos convida a vermos de modo mais complexo ? isto é, menos linear ? a concepção de tempo implícita na teoria da poesia concreta
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Abstract: The interest in music is constant throughout the poetic and essayistic work of Augusto de Campos. We will see, here, how the poet's reflection on the form of the song and especially on the presence of the voice in it was decisive for the "verbivocovisual" reconfiguration of the poem...
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Abstract: The interest in music is constant throughout the poetic and essayistic work of Augusto de Campos. We will see, here, how the poet's reflection on the form of the song and especially on the presence of the voice in it was decisive for the "verbivocovisual" reconfiguration of the poem proposed by the concretist poets and for a more complex understanding of the conceptions of time and history underlying the theory of concrete poetry
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Aberto
Sterzi, Eduardo, 1973-
Autor
Balanço da voz e outras vozes : Augusto de Campos entre cantores e canções
Eduardo Sterzi
Balanço da voz e outras vozes : Augusto de Campos entre cantores e canções
Eduardo Sterzi
Fontes
Outra travessia v. 1, n. 33, p. 54-72, jan./jun. 2022 |