Multiletramentos e educação para os meios [recurso eletrônico] : análise crítica do discurso sobre mídias e tecnologias nas políticas curriculares de língua portuguesa para o ensino médio
Vanessa Bottasso Valentini
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP V235m
[Multiliteracies and media education]
Campinas, SP : [s.n.], 2023.
1 recurso online (171 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Rodrigo Esteves de Lima Lopes
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem
Resumo: Partindo da perspectiva da análise crítica do discurso, este trabalho se propõe à discussão sobre os sentidos estabelecidos para mídias e tecnologias nos documentos oficiais normativos das políticas curriculares para o ensino de língua portuguesa: os Parâmetros Nacionais Curriculares para o...
Ver mais
Resumo: Partindo da perspectiva da análise crítica do discurso, este trabalho se propõe à discussão sobre os sentidos estabelecidos para mídias e tecnologias nos documentos oficiais normativos das políticas curriculares para o ensino de língua portuguesa: os Parâmetros Nacionais Curriculares para o Ensino Médio (PCNEM, 2000) e a Base Nacional Comum Curricular para o Ensino Médio (BNCCEM, 2018). Para tanto, assumindo-se a metodologia indiciária (GUINZBURG, 1989), a pesquisa apresenta o levantamento de documentos oficiais e não oficiais que asseguram a contextualização do debate público acerca das políticas curriculares dos últimos 30 anos no Brasil, bem como identifica os agentes do discurso (FAIRCLOUGH, 2013, 2016; FAIRCLOUGH e FAIRCLOUGH, 2012) e as relações subjacentes às práticas dos formuladores de políticas públicas no contexto de importação de políticas viajantes e neoliberalização do setor educacional no país (BALL, 1994; DARDOT e LAVAL, 2016; FREITAS, 2014; GOODSON, 2019; LAVAL, 2019; SAVIANI, 2020). Por meio do escrutínio do corpus empregado para a contextualização dos documentos curriculares oficiais, apresenta-se uma discussão cronologicamente organizada, na qual são explicitadas as menções a mídias e tecnologias dos PCNEM à BNCCEM, avaliando-se criticamente os sentidos atribuídos a tais referentes a partir da literatura especializada no debate sobre multiletramentos (KALANTZIS, COPE e PINHEIRO, 2020; NLG, 1996; PINHEIRO, 2016; ROJO, 2017, 2020) e educação para os meios (BUCKINGHAM, 2003, 2009, 2012, 2019). Este trabalho pretende servir aos educadores e especialistas em educação em geral para a fundamentação do olhar crítico sobre escolhas de práticas pedagógicas as quais visem à superação de abordagens reduzidas, por um lado, pelo determinismo tecnológico e, por outro, pela mistificação dos efeitos do uso de recursos tecnológicos no contexto educacional (BUCKINGHAM 2009, 2019). Desse modo, objetiva-se abordar as direções para práticas significativas de letramento, contribuindo para a discussão sobre objetivos de ensino-aprendizagem consistentes e adequados ao compromisso com a formação para a autonomia de jovens estudantes no contexto digital (LIMA-LOPES, 2018; RIBEIRO, 2019, 2020)
Ver menos
Abstract: From the perspective of critical discourse analysis, this research proposes a discussion about the meanings established for media and technologies in official normative documents of curriculum policies for teaching the Portuguese language: Parâmetros Nacionais Curriculares para o Ensino...
Ver mais
Abstract: From the perspective of critical discourse analysis, this research proposes a discussion about the meanings established for media and technologies in official normative documents of curriculum policies for teaching the Portuguese language: Parâmetros Nacionais Curriculares para o Ensino Médio (PCNEM, 2000) and Base Nacional Comum Curricular para o Ensino Médio (BNCCEM, 2018). Therefore, assuming the evidentiary methodology (GUINZBURG, 1989), this research presents the survey of official and unofficial documents that ensure the contextualization of the public debate about the curricular policies of the last 30 years in Brazil, as well as identifies the agents of discourse (FAIRCLOUGH, 2013, 2016; FAIRCLOUGH e FAIRCLOUGH, 2012) and the relationships underlying the practices of public policy makers in the context of importing traveling policies and neoliberalization of the educational sector in the country (BALL, 1994; DARDOT e LAVAL, 2016; FREITAS, 2014; GOODSON, 2019; LAVAL, 2019; SAVIANI, 2020). Through the scrutiny of the corpus used to contextualize the official curriculum documents, a chronologically organized discussion is presented, in which mentions of media and technologies from PCNEM to BNCCEM, critically evaluating the meanings attributed to such referents based on the literature specialized in the debate on multiliteracies (KALANTZIS, COPE e PINHEIRO, 2020; NLG, 1996; PINHEIRO, 2016; ROJO, 2017, 2020) and media education (BUCKINGHAM, 2003, 2009, 2012, 2019). This work intends to serve educators and specialists in education in general for the foundation of a critical view of pedagogical practices which aim at overcoming reducionist approaches by, on one hand, technological determinism and, on the other, mystification of effects that use of technological resources has in the educational context (BUCKINGHAM 2009, 2019). Therefore, the objective is to address significant bases for literacy practices, contributing to the discussion on consistent and adequate teaching-learning objectives for the commitment to autonomy of young students in digital context (LIMA-LOPES, 2018; RIBEIRO, 2019, 2020)
Ver menos
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Multiletramentos e educação para os meios [recurso eletrônico] : análise crítica do discurso sobre mídias e tecnologias nas políticas curriculares de língua portuguesa para o ensino médio
Vanessa Bottasso Valentini
Multiletramentos e educação para os meios [recurso eletrônico] : análise crítica do discurso sobre mídias e tecnologias nas políticas curriculares de língua portuguesa para o ensino médio
Vanessa Bottasso Valentini