Práticas discursivas no ensino de geografia [recurso eletrônico] : a produção de conhecimentos escolares dialogicamente orientada
Darlan da Conceição Neves
TESE
Português
T/UNICAMP N414p
[Discursive pratices in geography teaching]
Campinas, SP : [s.n.], 2023.
1 recurso online (264 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientadores: Roberto Greco, Eduardo Donizeti Girotto
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências
Resumo: A Base Nacional Comum Curricular de Geografia do Ensino Fundamental e do Ensino Médio na Área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas trouxeram profundas rupturas do ponto de vista da construção de conhecimentos geográficos escolares. Algumas das mudanças que impactam o Ensino de Geografia...
Ver mais
Resumo: A Base Nacional Comum Curricular de Geografia do Ensino Fundamental e do Ensino Médio na Área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas trouxeram profundas rupturas do ponto de vista da construção de conhecimentos geográficos escolares. Algumas das mudanças que impactam o Ensino de Geografia relacionam-se à substituição dos conceitos geográficos estruturantes (espaço geográfico, paisagem, território, lugar, região etc.) para o uso de conceitos como pensamento espacial e raciocínio geográfico, ambos atravessados por princípios geográficos (SOUZA; AGUIAR, 2022), bem como a redução do estatuto da Geografia de ciência de referência para competências (LUZ NETO, 2022). A partir disso problematizou-se se há, de fato, um certo raciocínio geográfico nas aulas de Geografia na escola produzidos ou mobilizados pelos alunos. Partiu-se do pressuposto de que não há um raciocínio geográfico na escola, mas uma produção discursiva de base geográfica dialogicamente orientada, muito embora essa noção de um pensar específico seja relativamente aceito por alguns teóricos da Geografia. Tal produção origina-se de diferentes usos e produção social da linguagem. A partir dessa hipótese a pesquisa objetivou avaliar se existe ou não um raciocínio que seja propriamente geográfico a partir da produção discursiva dos alunos de duas turmas do Ensino Médio de uma escola pública de educação profissional situada na cidade de São Paulo. Utilizou-se como base teórica os fundamentos da Filosofia da Linguagem do Círculo de Bakhtin, a perspectiva dialógica do discurso (BAKHTIN, 2010, 2011, 2014, 2016, 2018, 2019) (VOLÓCHINOV, 2017, 2019) MEDIVIÉDEV (2016). Desta corrente teórica foram mobilizados os conceitos de gênero discursivo, signo ideológico, dialogismo, relações dialógica, linguagem, discurso e enunciado. Com relação aos objetivos específicos foram traçados os seguintes: a) identificar as estratégias discursivas-enunciativas dos alunos e alunas que indicassem à mobilização de conhecimentos b) compreender as formas pelas quais os alunos articulam, em seu discurso, diferentes vozes sociais e modos semióticos, os conteúdos escolares na forma de conhecimento novo, a fim de conhecer seu funcionamento discursivo; c) produzir categorias com base nos resultados das produções discentes, e por fim, d) desenvolver um esboço teórico a respeito dessa produção. Os procedimentos metodológicos e materiais foi o trabalho didático-pedagógico em uma sequência de seis atividades utilizando o ensino por investigação (CARVALHO, 2019), dois documentários, a plataforma Padlet, atividades impressas, imagens do Instagram e o Google formulários. Optou-se pela utilização do tema "mudanças climáticas" para que, por meio desse conteúdo, processos naturais fossem compreendidos junto aos processos sociais de uso da terra. Os resultados alcançados apontaram que não há um raciocínio geográfico utilizando-se apenas os princípios geográficos. A partir de tais princípios identificou-se que há uma reorganização do conhecimento científico já produzido e não um conhecimento novo produzido pelo aluno. Assim, defende-se que na presença de signos há uma produção escolar discursivo-geográfica expressiva. Tais signos tendem a provocar a mobilização de diferentes conhecimentos tanto de geográficos quanto de não-geográficos, o que permitiu ocorrer diferentes interpretações geográficas dos conteúdos geográficos
Ver menos
Abstract: The National Common Curriculum Base for Elementary and High School Geography in the Area of Applied Human and Social Sciences brought profound ruptures from the point of view of building school geographic knowledge. Some of the changes that impact the Teaching of Geography are related to...
Ver mais
Abstract: The National Common Curriculum Base for Elementary and High School Geography in the Area of Applied Human and Social Sciences brought profound ruptures from the point of view of building school geographic knowledge. Some of the changes that impact the Teaching of Geography are related to the replacement of structuring geographic concepts (geographical space, landscape, territory, place, region, etc.) for the use of concepts such as spatial thinking and geographic reasoning, both crossed by geographic principles (SOUZA; AGUIAR, 2022), as well as the reduction of the status of Geography from a science of reference to competences (LUZ NETO, 2022). From this, it was problematized whether there is, in fact, a certain geographical reasoning in Geography classes at school produced or mobilized by the students. It was based on the assumption that there is no geographic reasoning at school, but a dialogically oriented geographic based discursive production, although this notion of specific thinking is relatively accepted by some Geography theorists. Such production originates from different uses and social production of language. Based on this hypothesis, the research aimed to evaluate whether or not there is a reasoning that is properly geographical based on the discursive production of students from two high school classes at a public professional education school located in the city of São Paulo. The foundations of the Philosophy of Language of the Bakhtin Circle were used as a theoretical basis, the dialogical perspective of discourse (BAKHTIN, 2010, 2011, 2014, 2016, 2018, 2019) (VOLÓCHINOV, 2017, 2019) MEDIVIÉDEV (2016). From this theoretical current, the concepts of discursive genre, ideological sign, dialogism, dialogical relations, language, discourse and utterance were mobilized. With regard to the specific objectives, the following were outlined: a) to identify the discursive-enunciative strategies of the students that indicated the mobilization of knowledge b) to understand the ways in which the students articulate, in their speech, different social voices and semiotic modes, school contents in the form of new knowledge, in order to know its discursive functioning; c) produce categories based on the results of student productions, and finally, d) develop a theoretical outline regarding this production. The methodological and material procedures were didactic-pedagogical work in a sequence of six activities using investigative teaching (CARVALHO, 2019), two documentaries, the Padlet platform, printed activities, Instagram images and Google forms. It was decided to use the theme "climate changes" so that, through this content, natural processes could be understood together with the social processes of land use. The results achieved indicated that there is no geographic reasoning using only geographic principles. From such principles it was identified that there is a reorganization of the scientific knowledge already produced and not a new knowledge produced by the student. Thus, it is argued that in the presence of signs there is an expressive discursive-geographical school production. Such signs tend to provoke the mobilization of different knowledge, both geographic and non-geographical, which allowed different geographical interpretations of geographic contents to occur
Ver menos
Greco, Roberto, 1973-
Orientador
Girotto, Eduardo Donizeti
Coorientador
Del Gaudio, Rogata Soares
Avaliador
Matias, Lindon Fonseca, 1965-
Avaliador
Oliveira, Regina Célia de
Avaliador
Maia, Humberto Cordeiro Araujo
Avaliador
Práticas discursivas no ensino de geografia [recurso eletrônico] : a produção de conhecimentos escolares dialogicamente orientada
Darlan da Conceição Neves
Práticas discursivas no ensino de geografia [recurso eletrônico] : a produção de conhecimentos escolares dialogicamente orientada
Darlan da Conceição Neves