Percepção da cachaça a partir de guias, rankings, rótulos e selos de qualidade [recurso eletrônico]
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP P173p
[The perception of cachaça based on guides, rankings, labels and quality seals]
Campinas, SP : [s.n.], 2023.
1 recurso online (177 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Marcelo Knobel
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem
Resumo: A cachaça ocupa um lugar privilegiado que poucos produtos do país usufruem. A bebida se parece genuinamente brasileira e é reconhecida oficialmente como o destilado do Brasil. O alinhamento do Estado com a cachaça no início do século lançou as bases para uma mudança da reputação da bebida no...
Resumo: A cachaça ocupa um lugar privilegiado que poucos produtos do país usufruem. A bebida se parece genuinamente brasileira e é reconhecida oficialmente como o destilado do Brasil. O alinhamento do Estado com a cachaça no início do século lançou as bases para uma mudança da reputação da bebida no mercado doméstico e internacional. A relação entre a evolução do status, mudanças políticas e a formalização do mercado levou a criação de um novo conjunto de acessórios associados ao consumo da cachaça e autoridades de legitimação que são validadas pela ciência. Este trabalho analisa, a partir de documentos, da literatura científica e de uma pesquisa quantitativa, de que forma os diferentes indicadores de qualidade para a cachaça se consolidaram, como são elaborados e qual a percepção que consumidores, produtores, especialistas e comerciantes de cachaça têm deles. O estudo se desenvolveu enquanto eram analisadas as propostas de mudanças no Padrão de Identidade e Qualidade (PIQ) da cachaça, que se consolidaram no novo marco legal da cachaça. Os resultados desta pesquisa evidenciam que pessoas de classe média alta associam ciência e tecnologia a maior qualidade da bebida e são favoráveis a mais investimentos e divulgação neste campo. Os entrevistados consideram a falta de informação e de comunicação como o ponto fraco do destilado nacional, acreditam que exista um desequilíbrio de acesso a selos indicadores de qualidade, apresentam maior desconfiança de rankings de cachaça e tendem a consultar mais sites especializados na bebida, mas demonstram um baixo interesse por conteúdos ligados a questões regulamentares. Se as mudanças impactam na produção e rotulagem da cachaça, apesar de especialistas e produtores afirmarem que não afetam diretamente o consumidor final, interferem no campo cultural da cachaça
Abstract: The cachaça occupies a privileged position where a few products of the country are utilized. The drink appears genuinely Brazilian and is officially recognized as a Brazilian spirit. The involvement of the State with cachaça at the beginning of the century started the foundations of a...
Abstract: The cachaça occupies a privileged position where a few products of the country are utilized. The drink appears genuinely Brazilian and is officially recognized as a Brazilian spirit. The involvement of the State with cachaça at the beginning of the century started the foundations of a change of reputation of the drink in the domestic and international market. The relations between evolution of status, political changes and a formalization of the market created a new union of associated accessories to consume the cachaça and authorities legitimize and be validated by science. This work analyzes, based on documents, scientific literature and quantitative research, how the different quality indicators for cachaça were consolidated, how they are elaborated and what is the perception that consumers, producers, specialists and cachaça traders have they. The study was developed while the proposals for changes in the Identity and quality standard for cachaça were considered, which were consolidated in the new legal framework for cachaça. The results of this research show that people from the upper middle class associate science and technology with the highest quality of the drink and are waiting for more investments and dissemination in this field. The interviewees consider the lack of information and communication as the weak point of the national distillate, believe that there is an imbalance in access to quality indicator seals, show greater distrust of cachaça classifications and seek to consult more sites specialized in the drink, but show a low interest in content related to regulatory issues. If the changes impact on the production and labeling of cachaça, despite specialists and producers stating that they do not directly impact the final consumer, they interfere in the cultural field of cachaça
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF