Isometrias em coleções de livros didáticos de matemática do Brasil e do Canadá [recurso eletrônico]
Lucas Angelo Hernandes
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP H43i
[Isometries in collections of mathematics textbooks from Brazil and Canada]
Campinas, SP : [s.n.], 2023.
1 recurso online (188 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Rúbia Barcelos Amaral Schio
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin
Resumo: O livro didático, dentre variadas definições, pode ser entendido como um material que é utilizado nos processos de ensino e de aprendizagem de um certo conhecimento. Diversos países do mundo possuem histórico de uso dos livros didáticos de Matemática na Educação Básica. Entre eles, estão o...
Ver mais
Resumo: O livro didático, dentre variadas definições, pode ser entendido como um material que é utilizado nos processos de ensino e de aprendizagem de um certo conhecimento. Diversos países do mundo possuem histórico de uso dos livros didáticos de Matemática na Educação Básica. Entre eles, estão o Brasil e o Canadá. Um conteúdo presente nos currículos de ambos os países são as Isometrias, tema da Geometria vinculado às Transformações Geométricas. Assim, essa pesquisa teve o objetivo central de compreender o tratamento sobre Isometrias dos livros didáticos de Matemática de uma coleção brasileira e outra canadense. Para tanto, a opção metodológica foi a abordagem qualitativa de pesquisa nas duas coleções de livros didáticos, sendo a brasileira oriunda do Programa Nacional do Livro e do Material Didático, edital de 2020, e a canadense da Trillium List publicada em 2005 e utilizada desde então. A análise considerou o desdobramento do conteúdo de Isometrias com relação às unidades de análise Conceituação, Exemplos e Tarefas. O referencial utilizado foi composto por matemáticos e educadores que desenvolveram trabalhos sobre as Isometrias com rigor conceitual e reflexões acerca do seu ensino. Os resultados produzidos envolveram a imprecisão do conceito de simetria, a aplicação das transformações em figuras ao invés de pontos, o delicado uso das cores nesse conteúdo e seu potencial estético, o modesto uso de vetores na translação, o ponto fixo das rotações e a questão da sobreposição no estudo das reflexões. Espera-se contribuir com considerações sobre a abordagem das Isometrias nos livros didáticos e a importância do conteúdo
Ver menos
Abstract: The textbook, among several definitions, can be understood as a material that is used in the teaching and learning processes of certain knowledge. Several countries in the world have a history of using Mathematics textbooks in Basic Education. Among them are Brazil and Canada. A content...
Ver mais
Abstract: The textbook, among several definitions, can be understood as a material that is used in the teaching and learning processes of certain knowledge. Several countries in the world have a history of using Mathematics textbooks in Basic Education. Among them are Brazil and Canada. A content present in the curricula of both countries is Isometries, a Geometry theme linked to Geometric Transformations. Thus, this research had the main objective of understanding the treatment of Isometries in Mathematics textbooks from a Brazilian and a Canadian collection. To this end, the methodological option was the qualitative research approach in the two collections of textbooks, the Brazilian one coming from the Programa Nacional do Livro e do Material Didático, published in 2020, and the Canadian one from the Trillium List published in 2005 and used since then. The analysis considered the unfolding of the content of Isometries to the units of analysis Conceptualization, Examples and Tasks. The reference used was composed of mathematicians and educators who developed works on Isometries with conceptual rigor and reflections on their teaching. The results produced involved the imprecision of the concept of symmetry, the application of transformations in figures instead of points, the delicate use of colors in this content and its aesthetic potential, the modest use of vectors in translation, the fixed point of rotations and the question of layering in the study of reflections. It is expected to contribute with considerations on the approach of Isometries in textbooks and the importance of the content
Ver menos
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Amaral-Schio, Rúbia Barcelos, 1979-
Orientador
Utsumi, Miriam Cardoso, 1970-
Avaliador
Litoldo, Beatriz Fernanda, 1989-
Avaliador
Isometrias em coleções de livros didáticos de matemática do Brasil e do Canadá [recurso eletrônico]
Lucas Angelo Hernandes
Isometrias em coleções de livros didáticos de matemática do Brasil e do Canadá [recurso eletrônico]
Lucas Angelo Hernandes