A teoria enunciativa de Benveniste e o ensino da língua portuguesa : um diálogo possível
Fernanda Victória Cruz Adegas, Caroline Pereira de Oliveira
ARTIGO
Português
[The environmental theory of Benvenists and the teaching of the portuguese language]
Resumo: O presente trabalho busca discutir as contribuições acerca da Teoria da Enunciação, proposta por Émile Benveniste, para o ensino da Língua Portuguesa, segundo as diretrizes dos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN, de forma a analisar as proposições de Benveniste em contraponto ao método...
Ver mais
Resumo: O presente trabalho busca discutir as contribuições acerca da Teoria da Enunciação, proposta por Émile Benveniste, para o ensino da Língua Portuguesa, segundo as diretrizes dos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN, de forma a analisar as proposições de Benveniste em contraponto ao método de tratamento da língua pelas instituições de ensino básico. Desse modo, Benveniste postula que é por meio da linguagem que o homem se insere na sociedade, de maneira que é, também, pela interação cultural que os rudimentos de uma língua são aprendidos. Logo, nota-se que, majoritariamente, os PCN priorizam o ensino da Língua Portuguesa em sua normapadrão, excluindo variantes da língua coloquial, as quais são absorvidas no falar cotidiano de um determinado grupo. Para tanto, são utilizadas obras de autores como Marcos Bagno, Roxane Rojo entre outros, a fim de verificar o tratamento do ensino das normas da Língua Portuguesa, em detrimento às particularidades de cada indivíduo, o que pode ser observado no diálogo com recortes da teoria de Benveniste. Destarte, a pesquisa possui caráter bibliográfico e analítico, à medida que são estudados excertos de textos dos autores supracitados, com o fito de estabelecer uma análise aos PCN, junto à teoria linguística de Benveniste
Ver menos
Abstract: The present paper seeks to discuss the contributions about the Theory of Enunciation, proposed by Émile Benveniste for the teaching of the Portuguese Language, according to the guidelines of the National Curriculum Parameters - PCN, in order to analyze Benveniste's propositions as a...
Ver mais
Abstract: The present paper seeks to discuss the contributions about the Theory of Enunciation, proposed by Émile Benveniste for the teaching of the Portuguese Language, according to the guidelines of the National Curriculum Parameters - PCN, in order to analyze Benveniste's propositions as a counterpoint to the language treatment method basic education institutions. Thus, Benveniste postulates that it is through language that man inserts himself into society, so that it is also through cultural interaction that the rudiments of a language are learned. Therefore, it is noted that, for the most part, the PCN prioritize the teaching of the Portuguese in its standard norm, excluding variants of the colloquial language, which are absorbed in the daily speech of a certain group. Thus, works by authors such as Marcos Bagno, Roxane Rojo and others are used in order to verify the treatment of the teaching of Portuguese standards, in detriment to the particularities of each individual, which can be observed in the dialogue with clippings from the theory. of Benveniste. Then, the research has a bibliographic and analytical character, as excerpts from texts by the aforementioned authors are studied, in order to establish an analysis of the PCN, along with Benveniste's theory
Ver menos
Aberto
A teoria enunciativa de Benveniste e o ensino da língua portuguesa : um diálogo possível
Fernanda Victória Cruz Adegas, Caroline Pereira de Oliveira
A teoria enunciativa de Benveniste e o ensino da língua portuguesa : um diálogo possível
Fernanda Victória Cruz Adegas, Caroline Pereira de Oliveira
Fontes
Revista percursos linguísticos (Fonte avulsa) |