Gênese e desenvolvimento das pesquisas em Educação em Ciências nos programas de pós-graduação da área de Ensino da CAPES [recurso eletrônico] : estudo da produção e do perfil profissional e acadêmico
Alexandre Shigunov Neto
TESE
Português
T/UNICAMP Sh61g
[Genesis and development of research in science education in CAPES area 46]
Campinas, SP : [s.n.], 2022.
1 recurso online (201 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Jorge Megid Neto
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: Os estudos do tipo estado da arte são fundamentais para a compreensão do processo de transformação de uma área de conhecimento, tanto áreas novas e em consolidação quanto áreas já consolidadas. A pesquisa no campo da Educação em Ciências até o ano de 2000 esteve majoritariamente vinculada...
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Resumo: Os estudos do tipo estado da arte são fundamentais para a compreensão do processo de transformação de uma área de conhecimento, tanto áreas novas e em consolidação quanto áreas já consolidadas. A pesquisa no campo da Educação em Ciências até o ano de 2000 esteve majoritariamente vinculada aos Programas de Pós-Graduação em Educação. Nesse ano, ocorreu a criação da área Ensino de Ciências e Matemática (Área 46) na CAPES e, posteriormente, em 2011, passa a ser denominada Área de Ensino. Ao realizar o resgate do processo de transformação da Área 46, é possível constatar pelas pesquisas em Educação em Ciências uma dimensão qualitativa e quantitativa que se consolidou enquanto área de conhecimento, com um lócus específico e com pesquisas próprias. Destarte, o problema desta pesquisa pretende desvendar o perfil da produção em Educação em Ciências da Área 46 e o perfil acadêmico e profissional dos respectivos autores e orientadores desses trabalhos. Metodologicamente, o estudo consistiu em uma pesquisa do tipo "estado da arte", com características de pesquisa histórica e documental. Os dados foram levantados junto ao Banco de Teses e Dissertações do Centro de Documentação em Ensino de Ciências (CEDOC) da Faculdade de Educação da UNICAMP e na Plataforma Lattes. Com o intuito de alcançar os objetivos da pesquisa, decidiu-se por dividir em 4 partes a pesquisa: na primeira parte, foi realizado um estudo teórico e bibliográfico; na segunda, efetivou-se o levantamento das Dissertações e Teses em Ensino de Ciências da Área 46 da CAPES (período compreendido entre 2001 e 2018) e das Dissertações e Teses em Ensino de Ciências em geral, no período de 1972 a 2000; na terceira etapa da pesquisa, foi feito o levantamento e perfil dos orientandos e orientadores; já a quarta etapa foi constituída pela sistematização e análise do perfil da produção em Ensino de Ciências da área 46 da CAPES, a partir de descritores de base institucional (Ano, IES, Estado/Região, Programa, Grau de Titulação, Orientador), acrescidos dos descritores de base educacional (nível escolar, área de conhecimento e foco temático), bem como do perfil acadêmico-profissional de orientandos e respectivos orientadores responsáveis por essa produção (curso de graduação, área de conhecimento do curso de mestrado e de doutorado, profissão no período de realização da pós-graduação). Para construir o perfil da Área 46, foram analisadas 4078 pesquisas em Educação em Ciências defendidas de 2001 até 2018 e exclusivamente vinculadas aos Programas da Área. Os resultados evidenciam que há uma concentração dos Programas de Pós-Graduação e da produção em Educação em Ciências da Área 46 nas regiões Sudeste e Sul. As defesas de dissertações e teses nos Mestrados Acadêmicos equivalem a metade de toda produção e se concentram prioritariamente nas instituições públicas. As pesquisas em Educação em Ciências defendidas na Área 46 se concentram principalmente em Física, Biologia e Química. Durante o curso a maioria dos orientandos atuou como professor do ensino fundamental e médio ou foi bolsista. A graduação predominante dos orientandos é Física, Biologia e Química, majoritariamente em cursos de Licenciatura, e dos orientadores é Física, Biologia e Química respectivamente
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Abstract: State-of-the-art studies are fundamental for understanding the process of development of an area of knowledge, either one that is starting its development, or one that is already consolidated. Research in the field of Science Education until the year 2000 was mostly linked to Graduate...
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Abstract: State-of-the-art studies are fundamental for understanding the process of development of an area of knowledge, either one that is starting its development, or one that is already consolidated. Research in the field of Science Education until the year 2000 was mostly linked to Graduate Programs in Education area. That year, Science and Mathematics Teaching Area (Area 46) was created at CAPES and, later, in 2011, it was renamed Teaching Area. By going back to the history of Area 46, it is possible to verify through research in Science Education a qualitative and quantitative dimension that has been consolidated as an area of knowledge, with a specific locus and with its own methods of research. Thus, the problem of this theses is to unveil the research profile of Science Education in Area 46 and the academic and professional profile of the respective authors and advisors of these research works. Methodologically, the study presented consisted of a "state-of-the-art" type of research and also with characteristics of historical and documentary research. The data were collected from the Theses and Dissertations Bank of the Center for Documentation in Science Teaching (CEDOC) of the College of Education at UNICAMP and on the Lattes Platform. In order to achieve the research objectives, it was decided to divide the research into 4 parts: in the first part, a theoretical and bibliographic study was carried out; in the second stage, it is presented the survey of Dissertations and Theses in Science Teaching in Area 46 of CAPES (period between 2001 and 2018) and of Dissertations and Theses in Science Teaching in general in the period from 1972 to 2000. In the third stage of the research a survey and profile of the advisees and advisors was carried out. The fourth stage is constituted by the systematization and analysis of the profile of the research production in Science Teaching in area 46 of CAPES from institutional base descriptors (year, college/university, State/Region, Graduate Program, degree of title, advisor), and also the descriptors from educational base (school level, curricular content area and thematic focus), as well as the academic-professional profile of advisees and respective advisors responsible for each research product (undergraduate course, area of knowledge of the masters and doctorate degrees, profession during the postgraduate course). To build the Area 46 profile, 4078 studies in Science Education produced from 2001 to 2018 and exclusively linked to the Area Programs were analyzed. The results show that there is a concentration of Postgraduation Programs and production in Science Education in Area 46 in the South and Southeast regions. The defenses of dissertations and theses in the Academic Master's programs are equivalent to half of all production and are concentrated primarily in public universities. Research in Science Education defended in Area 46 is concentrated mainly in Physics, Biology and Chemistry. During the course, most of the advisees worked as elementary and high school teachers or received a scholarship. The predominant graduation of the advisees is Physics, Biology and Chemistry, mostly in Licentiate, while the advisors are Physics, Biology and Chemistry, respectively
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Megid Neto, Jorge, 1958-
Orientador
Viveiro, Alessandra Aparecida, 1980-
Avaliador
Gebara, Maria José Fontana, 1959-
Avaliador
Nardi, Roberto
Avaliador
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Alexandre Shigunov Neto
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