Trançando com os Baniwa [recurso eletrônico] : por uma TRANSformAÇÃO de "nós", Kariwa
Patrícia Regina Vannetti Veiga
TESE
Português
T/UNICAMP V533t
[Weaving with the Baniwa]
Campinas, SP : [s.n.], 2023.
1 recurso online (318 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientadores: Artionka Manuela Góes Capiberibe, Geraldo Luciano Andrello
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Resumo: Esta tese-objeto – em alusão a um cesto de palha baniwa – é a busca pelo tecimento de experiências etnográficas e educacionais por meio do diálogo entre múltiplas vozes, dimensões, sentidos e percepções de mundos, principalmente baniwa e kariwa (na língua y?gatu, não indígenas). Assim,...
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Resumo: Esta tese-objeto – em alusão a um cesto de palha baniwa – é a busca pelo tecimento de experiências etnográficas e educacionais por meio do diálogo entre múltiplas vozes, dimensões, sentidos e percepções de mundos, principalmente baniwa e kariwa (na língua y?gatu, não indígenas). Assim, parte-se do trabalho de campo e da pesquisa coletiva – realizada junto com professores baniwa da escola indígena Kariamã, localizada na comunidade de Assunção, alto rio Negro (Amazonas), rumo à montante do rio Içana e seus afluentes – para tecer novas formas de escrita e de circulação dos conhecimentos, por meio da experimentação metodológica do trançado. Esta pesquisa trança diálogos entre saberes, epistemologias, dimensões de vida e experiências educativas, metaforizando o processo de confecção de um objeto de palha desenhado com grafismos, tal como é feito em uma das artes milenares baniwa, sendo esta uma proposta de descolonizar e multiplicar modos de produção de conhecimentos. Dessa forma, a tese dialoga, sobretudo, com a etnologia rionegrina (produzida por Geraldo Andrello; Gersem Luciano; André Baniwa; Tiago Oliveira; Robin Wright; entre outros.), com algumas teorias decoloniais (Ailton Krenak; Jose Angel; Boaventura de Souza; Silvia Cusicanqui; entre outros), além de autores da etnologia sul-americana (como Viveiros de Castro; Davi Kopenawa e Bruce Albert). Na tese, os movimentos textuais e reflexivos, pela perspectiva dos trançados, são impulsionados pelas leituras visuais de alguns grafismos da arte baniwa, de modo que, a partir de exercícios do olhar, procura-se dinamizar os conhecimentos mobilizados nos textos. Esta iniciativa busca trazer para a prática (praticar) aquilo que aprendi com as dinâmicas educacionais e comunicacionais baniwa em minhas vivências etnográficas. Assim, a leitura da tese é feita a partir da escolha das imagens gráficas, clicando-se nelas no sumário interativo, para ser direcionada ao texto escolhido. A ordem não é linear e/ou sequencial, a proposta é que os leitores possam movimentar seus conhecimentos (confeccionar seu próprio objeto) a partir de uma experiência interativa com as reflexões e experiências tecidas nos textos da tese
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Abstract: This object-thesis - which alludes to a Baniwa straw basket - is a search for the weaving of ethnographic and educational experiences through a dialogue between multiple voices, dimensions, senses and perceptions of worlds, particularly Baniwa and Kariwa (non-indigenous, in Y?gatu...
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Abstract: This object-thesis - which alludes to a Baniwa straw basket - is a search for the weaving of ethnographic and educational experiences through a dialogue between multiple voices, dimensions, senses and perceptions of worlds, particularly Baniwa and Kariwa (non-indigenous, in Y?gatu language). It departs from a fieldwork and collective research - conducted alongside Baniwa teachers from the indigenous school Kariamã, located in the community of Assunção in upper Rio Negro (Amazonas), upstream of the Içana River and its tributaries - to weave new forms of writing and circulation of knowledges through the methodological experimentation of braiding. This research weaves dialogues between knowledges, epistemologies, dimensions of life and educational experiences, by metaphorizing the process of manufacturing a straw object designed with graphic patterns, as performed in one Baniwa millenary art, in a proposal to decolonize and multiply ways of producing knowledge. In this way, the thesis is in dialogue, above all, with upper Rio Negro ethnology (produced by Geraldo Andrello; Gersem Luciano; André Baniwa; Tiago Oliveira; Robin Wright; between others), with some decolonial theories (Ailton Krenak; Jose Angel; Boaventura de Souza; Silvia Cusicanqui; between others), as well as with authors of South American ethnology (such as Viveiros de Castro; Davi Kopenawa and Bruce Albert). In the thesis, the textual and reflexive movements, following the perspective of braiding, are driven by visual readings of some of the Baniwa art graphic patterns, in an attempt to dynamise the knowledge mobilized in the texts by means of exercising the gaze. This initiative seeks to bring into practice what I have learnt in my ethnographic experiences from the educational and communicational dynamics of the Baniwa. Hence, the reading of the thesis is done by picking up a graphic image in the interactive summary, and clicking on it in order to be directed to the respective chosen text. Through a nonlinear and/or nonsequential order, the proposal is that the readers can interactively mobilize their knowledge (or to manufacture their own "object") with the reflections and experiences that are to be braided from the texts of the thesis
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Capiberibe, Artionka Manuela Góes, 1970-
Orientador
Andrello, Geraldo Luciano, 1964-
Coorientador
Wunder, Alik, 1974-
Avaliador
Pedroso, Diego Rosa
Avaliador
Iubel, Aline Fonseca
Avaliador
Trançando com os Baniwa [recurso eletrônico] : por uma TRANSformAÇÃO de "nós", Kariwa
Patrícia Regina Vannetti Veiga
Trançando com os Baniwa [recurso eletrônico] : por uma TRANSformAÇÃO de "nós", Kariwa
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