Investigação forense como uma ferramenta para o ensino de Bioquímica para o curso de Farmácia [recurso eletrônico] = Forensic investigation as a tool for teaching Biochemistry for the Pharmacy course
Natália Eloize da Silva Gomes
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP G585i
[Forensic investigation as a tool for teaching Biochemistry for the Pharmacy course]
Campinas, SP : [s.n.], 2023.
1 recurso online (86 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Fernanda Ramos Gadelha
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Biologia
Resumo: Na área de ensino busca-se tornar o aprendizado mais atrativo, através do desenvolvimento de novas metodologias. Atualmente há um grande interesse por programas de entretenimento relacionados à área forense, podendo ser útil para a motivação dos alunos. O objetivo desta dissertação foi...
Ver mais
Resumo: Na área de ensino busca-se tornar o aprendizado mais atrativo, através do desenvolvimento de novas metodologias. Atualmente há um grande interesse por programas de entretenimento relacionados à área forense, podendo ser útil para a motivação dos alunos. O objetivo desta dissertação foi desenvolver um método, denominado Metodologia de Aprendizado Ativa (MAA), associado à investigação forense, como uma forma de despertar ou aumentar o interesse do aluno pelo conteúdo de bioquímica, estimulando assim o processo de aprendizagem, e socialização. Os voluntários foram alunos do curso de Farmácia da UNICAMP matriculados na disciplina de Bioquímica, entre os anos de 2021 e 2022. Os alunos foram convidados a trabalhar como consultores de uma empresa de consultoria fictícia, Biochem Investigação Criminal, que era contratada por empresas farmacêuticas, também fictícias, que estavam sofrendo algum processo, relacionado a produção de um de seus medicamentos. Ao longo do semestre, os alunos desenvolveram três casos, onde tinham que trabalhar nas hipóteses apresentadas, através da solicitação de exames bioquímicos, entrevistas ou consulta a prontuário. Os casos eram interdisciplinares, visando o desenvolvimento do pensamento crítico do aluno, e deveriam ser solucionados dentro da verba disponível. No final do semestre, os alunos apresentaram a resolução dos casos para um júri composto por membros da área de bioquímica ou áreas afins e leigos. Em 2021 a metodologia foi aplicada de forma remota, e observou-se que os alunos apresentaram preocupações pela defasagem no aprendizado quando feito em ambiente virtual. Entretanto, os alunos avaliaram positivamente a metodologia, evidenciando a melhora na correlação com o cotidiano e a profissão, no aprendizado de bioquímica e na socialização. Deste grupo, 20% declarou sentir falta dessa metodologia em outras disciplinas. Em 2022, onde a metodologia foi aplicada de forma presencial, além dos alunos, num total de 25, terem tido as mesmas percepções dos de 2021, 64% ressaltou a falta dessa metodologia em outra disciplina. Em ambos os anos, o júri e os professores foram positivamente responsivos aos resultados observados, mostrando interesse em aplicar uma metodologia semelhante
Ver menos
Abstract: In the teaching area, efforts are made to make learning more attractive through the development of new methodologies. Currently, there is a great interest in entertainment programs related to forensics, which can be useful for motivating students. The objective of this dissertation was to...
Ver mais
Abstract: In the teaching area, efforts are made to make learning more attractive through the development of new methodologies. Currently, there is a great interest in entertainment programs related to forensics, which can be useful for motivating students. The objective of this dissertation was to develop a method denominated Active Learning Methodology (MAA), associated with forensic investigation, to arouse or increase student interest in the biochemistry content, thus stimulating the learning process and socialization. The volunteers were students of the Pharmacy course at UNICAMP enrolled in the biochemistry course (BB315) between the years 2021 and 2022. The students were invited to work as consultants for a fictitious consulting company, Biochem, which was hired by pharmaceutical companies, also fictitious, who were undergoing a process related to the production of one of their medicines. Throughout the semester, students developed three cases where they had to work on the hypotheses raised by requesting biochemical tests, interviews, or consulting medical records. The cases were interdisciplinary, aimed at developing the student's critical thinking, and should be solved within the available budget. At the end of the semester, the students presented the resolution of the cases to a jury composed of members from the biochemistry area or related areas and lay people. In 2021, the methodology was applied remotely, and it was observed that students had a fear of learning lags when done in a virtual environment. However, the students positively evaluated the methodology, evidencing the improvement in the correlation with daily life and the profession, in the learning of biochemistry and socialization. Of this group, 20% said they missed this methodology in other disciplines. In 2022, where the methodology was applied face-to-face, in addition to the students, a total of 25, having had the same perceptions as in 2021, 64% highlighted the lack of this methodology in another discipline. In both years, the jury and professors were positively responsive to the observed results, showing interest in applying a similar methodology
Ver menos
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Investigação forense como uma ferramenta para o ensino de Bioquímica para o curso de Farmácia [recurso eletrônico] = Forensic investigation as a tool for teaching Biochemistry for the Pharmacy course
Natália Eloize da Silva Gomes
Investigação forense como uma ferramenta para o ensino de Bioquímica para o curso de Farmácia [recurso eletrônico] = Forensic investigation as a tool for teaching Biochemistry for the Pharmacy course
Natália Eloize da Silva Gomes