Cognição e ceticismo [recurso eletrônico] : a autoafirmação do cognoscente e os cinco modos de Agripa
João Cláudio Toniolo
TESE
Português
T/UNICAMP T614c
[Cognition and skepticism]
Campinas, SP : [s.n.], 2023.
1 recurso online (232 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Fabio Maia Bertato
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Resumo: O problema sobre o qual esta tese se debruça é verificar se a filosofia de Lonergan pode ajudar-nos a enfrentar um desafio cético pirrônico, conforme recentemente formulado e defendido por Markus Lammenranta. Trata-se de um dos principais conjuntos de argumentos do ceticismo pirrônico, que...
Ver mais
Resumo: O problema sobre o qual esta tese se debruça é verificar se a filosofia de Lonergan pode ajudar-nos a enfrentar um desafio cético pirrônico, conforme recentemente formulado e defendido por Markus Lammenranta. Trata-se de um dos principais conjuntos de argumentos do ceticismo pirrônico, que são os Cinco Modos de Agripa, ou Problema de Agripa. Se alguma tese ou proposição é colocada sob o desafio desses modos, seria inevitável a suspensão do juízo e, portanto, do ceticismo. Diversas são as interpretações a respeito de tal problemática. Aqui, no entanto, é tomada a interpretação de Lammenranta, chamada de dialética, a partir de um texto seu de 2008, complementado por textos posteriores de sua autoria. Por seu turno, o objetivo desta tese é oferecer uma resposta a essa interpretação, de modo a evitar a suspensão do juízo e o subsequente ceticismo a que ela induziria. Para isso, valemo-nos de elementos das teorias cognitiva e epistemológica do filósofo canadense Bernard Lonergan, bem como algo de sua metafísica e de sua filosofia como um todo. Em particular, nosso objetivo é oferecer como principal resposta à problemática o argumento da autoafirmação do cognoscente mediante seu uso e desenvolvimento. Tal argumento encontra-se no centro de sua magnum opus, o "Insight: a study of human understanding" (1992). Nossa estratégia consiste em responder à problemática de modo direto e indireto, com objeções teóricas e práticas. De modo direto, e a partir de dentro, entramos na argumentação de tais modos e verificamos se a autoafirmação do cognoscente oferece uma resposta satisfatória, ou seja, que bloqueie e supere os Cinco Modos. Ademais, de modo indireto, analisamos e discutimos dois pilares que dão sustentação à interpretação dialética de Lammenranta (em particular, 2008 e 2011a). Esses dois pilares são: (1) a moral de que não se deve cair em petição de princípio e que, caso se caia em petição de princípio, deve-se suspender o juízo; e (2) a questão acerca de dois tipos distintos de assentimento por parte do cético, que o livraria da objeção prática, também chamada de "apraxia"
Ver menos
Abstract: The problem of this thesis is to see if and to what extent Lonergan’s philosophy can help us to face a Pyrrhonian Skeptical Challenge, as recently formulated and defended by Markus Lammenranta. It is about one of the main sets of arguments of Pyrrhonian skepticism, the Five Modes of...
Ver mais
Abstract: The problem of this thesis is to see if and to what extent Lonergan’s philosophy can help us to face a Pyrrhonian Skeptical Challenge, as recently formulated and defended by Markus Lammenranta. It is about one of the main sets of arguments of Pyrrhonian skepticism, the Five Modes of Agrippa or Agrippan Problem. If some thesis or proposition is placed under the challenge of these modes, suspension of judgment and therefore skepticism would be inevitable. There are different interpretations regarding this problematic. However, here it is taken the Lammenranta’s interpretation, called dialectic, based on a text of him from 2008, with the addition of other later texts. In turn, the objective of this thesis is to offer a response to this interpretation, in order to avoid the suspension of judgment and subsequent skepticism that it would induce. In order to do this, we will use elements of the cognitive and epistemological theories of the Canadian philosopher Bernard Lonergan, as well as something from his metaphysics and his philosophy as a whole. We aim to offer a direct response to the skeptical challenge using and developing Lonergan’s idea of the self-affirmation of the knower. This argument is found at the center of Lonergan’s magnum opus, "Insight: a study of human understanding" (1992). Our strategy consists of responding directly and indirectly to the problematic with theoretical and practical objections. Directly, from inside, we enter into the set of arguments of Agrippa’s Problem and verify whether the self-affirmation of the knower offers or not a satisfactory answer, that is, that to block and overcome the Five Modes. Moreover, we also present and discuss two pillars that support Lammenranta’s dialectical interpretation (in particular, 2008 and 2011a). These two pillars are: (1) the moral that one should not beg the question and that, if one begs the question, one should suspend judgment; and (2) the question about two different kinds of assent on the part of the skeptic, which would free him from the practical objection, also called "apraxia"
Ver menos
Bertato, Fábio Maia, 1980-
Orientador
Gomes, Evandro Luis, 1976-
Avaliador
D'Ottaviano, Itala Maria Loffredo, 1944-
Avaliador
Salvatore, Nicola Claudio
Avaliador
Moraes, Renato José de
Avaliador
Cognição e ceticismo [recurso eletrônico] : a autoafirmação do cognoscente e os cinco modos de Agripa
João Cláudio Toniolo
Cognição e ceticismo [recurso eletrônico] : a autoafirmação do cognoscente e os cinco modos de Agripa
João Cláudio Toniolo