Antinomies I [recurso eletrônico] : a partitura perdida de Rogério Duprat = Antinomies I : the lost score of Rogério Duprat
Itamar Vidal Junior
TESE
Português
T/UNICAMP V667a
[Antinomies I]
Campinas, SP : [s.n.], 2022.
1 recurso online (293 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Paulo José de Siqueira Tiné
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes
Resumo: Esta tese trata da pesquisa artística que compreende a análise, gravação e estreia da obra Antinomies I. Rogério Duprat escreveu Antinomies I em 1962, porém a perdeu em um metrô europeu naquele mesmo ano. A peça foi reescrita pelo compositor e editada pela Pan-American Union em 1966, mas...
Ver mais
Resumo: Esta tese trata da pesquisa artística que compreende a análise, gravação e estreia da obra Antinomies I. Rogério Duprat escreveu Antinomies I em 1962, porém a perdeu em um metrô europeu naquele mesmo ano. A peça foi reescrita pelo compositor e editada pela Pan-American Union em 1966, mas permaneceu esquecida até 2013, quando foi localizada no acervo da família Duprat. Antinomies I foi executada pela primeira vez em junho de 2017, como um projeto multimídia, 55 anos após sua primeira escrita. Em suas Partes I e II (capítulos 1, 2 e 3), este texto se dedica à análise da produção artística e principais atividades profissionais do compositor entre 1962 e 1966, datas de concepção e reescritura da obra. No período inicial da década de 1960, apontamos os fortes vínculos entre a produção de música de vanguarda e o movimento concretista, em São Paulo. Entre 1964 e 1966, período em que a convulsão política e o crescimento dos meios de comunicação implicaram modificações nos mecanismos da cena pública e na criação de imagens culturais, abordamos o curto período em que o compositor exerceu o cargo de professor na UnB (Universidade de Brasília) e sua produção artística em trilhas para cinema, música eletroacústica, sua adesão aos happenings e migração para a Pop art. Como Antinomies I destaca-se por seu design gráfico, este texto busca investigar as alterações nos processos de escrita e representação de ideias musicais ocorridas nessa época, por meio da análise de documentos encontrados em acervos familiares, catálogos de exposições de arte e em publicações sobre literatura e cinema. Em sua Parte III (capítulos 4 e 5), é empreendida a análise de Antinomies I em seus aspectos formais, sua estrutura peculiar e, amparados pela documentação da montagem em 2017, demonstramos como o material textual e gráfico concebido pelo compositor nos anos 1960 foi adaptado aos modelos de curadoria digital, produção de audiovisuais e plataformas interativas do início do século XXI
Ver menos
Abstract: This thesis deals with the artistic research comprising the analysis, recording, and premiere of the work "Antinomies I". Rogério Duprat composed "Antinomies I" in 1962 but lost it in a European subway that same year. The composer rewrote the piece and the Pan-American Union edited it in...
Ver mais
Abstract: This thesis deals with the artistic research comprising the analysis, recording, and premiere of the work "Antinomies I". Rogério Duprat composed "Antinomies I" in 1962 but lost it in a European subway that same year. The composer rewrote the piece and the Pan-American Union edited it in 1966, but it remained forgotten until 2013 when it was found in the Duprat family collection. "Antinomies I" was first performed in June 2017 as a multimedia project, 55 years after it was first composed. In Parts I and II (chapters 1, 2, and 3), this text is dedicated to the analysis of the composer's artistic production and main professional activities between 1962 and 1966, dates of conception, and rewriting of the work. In the early 1960s, we point out the strong links between the production of avant-garde music and the concrete movement in São Paulo. Between 1964 and 1966, a period in which the political upheaval and the growth of the media implied changes in the mechanisms of the public scene and the creation of artistic images, we approach the short period in which the composer held the position of professor at the University of Brasília (UnB) and his artistic production in film scores, electroacoustic music, his adherence to happenings and migration to Pop art. As "Antinomies I" stands out for its graphic design, this thesis seeks to investigate the changes in the processes of writing and representation of musical ideas that occurred at that time through the analysis of documents found in family collections, art exhibitions catalogs, and publications on literature and cinema. In Part III (chapters 4 and 5), the analysis of "Antinomies I" is undertaken in its formal aspects and its peculiar structure. Supported by the documentation of the 2017 montage, we demonstrate how the textual and graphic material conceived by the composer in the 1960s was adapted to the models of digital curation, audiovisual production, and interactive platforms of the early 21st century
Ver menos
Tiné, Paulo José de Siqueira, 1970-
Orientador
Machado, Cacá, 1972-
Avaliador
Carlini, Alvaro Luiz Ribeiro da Silva
Avaliador
Rossetti, Danilo, 1978-
Avaliador
Bomfim, Cássia Carrascoza
Avaliador
Antinomies I [recurso eletrônico] : a partitura perdida de Rogério Duprat = Antinomies I : the lost score of Rogério Duprat
Itamar Vidal Junior
Antinomies I [recurso eletrônico] : a partitura perdida de Rogério Duprat = Antinomies I : the lost score of Rogério Duprat
Itamar Vidal Junior