Desenvolvimento e avaliação de curso online sobre escuta empática para enfermeiros que atuam no cuidado a puérperas [recurso eletrônico]
Pollyana Folador
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP F696d
[Development and evaluation of an online course on empathic listening for nurses who take care of women in the postpartum period]
Campinas, SP : [s.n.], 2020.
1 recurso online (115 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Elenice Valentim Carmona
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Enfermagem
Resumo: Introdução: Os enfermeiros prestam cuidados às mulheres ao longo do seu ciclo reprodutivo, especialmente durante o pós-parto, fase em que oito em cada 10 mulheres desenvolvem sintomas depressivos e ansiosos. A Escuta Empática é uma intervenção que fornece meios para o enfermeiro identificar...
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Resumo: Introdução: Os enfermeiros prestam cuidados às mulheres ao longo do seu ciclo reprodutivo, especialmente durante o pós-parto, fase em que oito em cada 10 mulheres desenvolvem sintomas depressivos e ansiosos. A Escuta Empática é uma intervenção que fornece meios para o enfermeiro identificar e manejar esses casos. No entanto, para que implementem essa intervenção, é necessário instrumentalizá-los. Objetivo: Desenvolver e avaliar um curso online sobre Escuta Empática para enfermeiros que atuam no cuidado de mulheres no pós-parto. Método: Trata-se de uma pesquisa metodológica de produção tecnológica aplicada à saúde. O curso online foi desenvolvido com base no modelo ADDIE (Analysis-Design-Development-Implementation-Evaluation ou Análise-Design-Desenvolvimento-Implementação-Avaliação), um modelo de design instrucional cíclico amplamente utilizado para a construção de ferramentas de ensino baseadas na Web, que podem ser disponibilizadas na plataforma Moodle. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), sob Parecer n. 3.333.283/2019. O curso foi submetido à validação de conteúdo junto a um comitê especialistas da área de saúde materno-infantil utilizando-se Índice de Validade de Conteúdo (IVC) e Grupo Focal. O IVC deveria ser maior ou igual 0,80. Posteriormente, foi avaliada a qualidade do curso por meio do Instrumento para Avaliação da Qualidade de Objetos de Aprendizagem na perspectiva dos usuários, versão 5.0, composto por indicadores que avaliam a qualidade dos recursos de vídeo, áudio e software, com escore final de 0 a 1,00, no qual escores abaixo de 0,59 representam ausência de qualidade e valores iguais ou maiores a 0,60 representam algum nível de qualidade. Os objetos de aprendizagem foram avaliados pelos especialistas da área materno infantil com acréscimo de especialistas em Tecnologia da Informação (TI). Foram realizadas análises descritivas dos dados. Resultados: O conteúdo foi validado por 12 especialistas, sendo o IVC superior a 0.80 em todos itens analisados. O grupo focal contou com a participação de 10 desses especialistas e subsidiou ajustes no conteúdo final, com consenso dos participantes. Após essa etapa, o conteúdo validado foi inserido na Plataforma Moodle em formato de curso com carga horária de 30 horas, organizado em cinco seções: Apresentação; Pré-teste; Unidade 1 – Introdução ao adoecimento psíquico decorrente do puerpério; Unidade 2 – Intervenção Escuta Empática e Pós-teste. Em seguida, 9 especialistas de saúde materno infantil e 3 de TI navegaram pelo curso e realizaram a avaliação dos objetos de aprendizagem, o que obteve escore total de 0.94 (DP 0.04), sendo considerado um curso de boa qualidade. Conclusão: O modelo de design instrucional ADDIE, aliado ao referencial pedagógico utilizado, possibilitou desenvolver o "Curso online de escuta empática para enfermeiros que atuam no cuidado a puérperas" de forma estruturada e concisa, considerando as vivências e conhecimentos prévios dos enfermeiros. O conteúdo foi validado e o curso foi avaliado como de boa qualidade
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Abstract: Introduction: Nurses take care of women throughout reproductive cycle, especially on postpartum period, when eight of 10 women present depressive and anxious symptoms. Empathetic listening is an intervention that provides to nurses ways for identifying and managing these cases. However,...
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Abstract: Introduction: Nurses take care of women throughout reproductive cycle, especially on postpartum period, when eight of 10 women present depressive and anxious symptoms. Empathetic listening is an intervention that provides to nurses ways for identifying and managing these cases. However, for this implementation, it is necessary to educate nurses. Objective: To develop and evaluate an online course on Empathetic Listening for nurses who take care of women in the postpartum period. Method: Methodological study on technology development applied to health. The online course was developed according to ADDIE model (Analysis-Design-Development-Implementation-Evaluation), a cyclic instructional design model widely used for construction of web-based teaching tools, which can be available by Moodle Platform. The study was approved by the Research Ethics Committee of University of Campinas (UNICAMP), under Opinion no. 3,333,283 / 2019. The developed online course was submitted to content validation by committee of experts on maternal and child health, applying Content Validity Index (CVI) and Focus Group. The CVI should be greater than or equal to 0.80. After that, the quality of the course was assessed using the Instrument for Assessing the Quality of Learning Objects from the perspective of users, version 5.0: composed by indicators that assess the quality of the video, audio and software resources, with a final score from 0 to 1, 00. According this tool, scores below 0.59 represent no quality and values equal to or greater than 0.60 represent some level of quality. The learning objects quality was assessed by experts on maternal and child health plus experts on Information Technology (IT). Results: The content was validated by 12 experts, with the CVI higher than 0.80 in all analyzed criteria. Focus Group had the participation of 10 of these experts, and subsidized adjustments in the final content, according consensus among them. The validated content was inserted in the Moodle Platform, in course format, with 30 continuing education hours structured into five sections: Presentation; Pre-test; Unit 1 - Introduction to psychic illness due to the puerperium; Unit 2 - Empathetic Listening Intervention, and Post-test. Then, nine experts on maternal and child health and three IT experts have navigate the course and performed learning objects evaluation. It was obtained a total score of 0.94 (SD 0.04), what means it is a good quality course (score values between 0.90 e 0.94). Descriptive data analyzes were performed. Conclusion: The ADDIE, combined with the pedagogical reference, supported the development of "Online course of empathetic listening for nurses who take care of puerperal women", by a structured and concise manner, considering the nurses' previous experiences and knowledge. The content was validated by experts and the course was evaluated as good quality ones
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Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
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