Implementação de um programa elementar de xadrez computacional [recurso eletrônico]
Yuki Motoyama Kuniyoshi
TCC
Português
TCC DIGITAL/UNICAMP K962i
Campinas, SP : [s.n.], 2020.
1 recurso online (89 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Romis Ribeiro de Faissol Attux
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação
Resumo: A história do xadrez se concretiza pela evolução das jogadas, técnicas e principalmente pela relação com a tecnologia, nos desenvolvimentos de softwares atrelados atualmente à inteligência artificial (IA) que possibilitem destrinchar a complexidade deste jogo. Dessa forma, com o intuito de...
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Resumo: A história do xadrez se concretiza pela evolução das jogadas, técnicas e principalmente pela relação com a tecnologia, nos desenvolvimentos de softwares atrelados atualmente à inteligência artificial (IA) que possibilitem destrinchar a complexidade deste jogo. Dessa forma, com o intuito de conciliar tal questão com o aprofundamento da temática de tomada de resolução perante incertezas, empregou-se de conceitos de IA e da Teoria de Jogos, atrelados aos demais conhecimentos computacionais adquiridos durante a graduação, para elaboração de um simples código para implementação de um programa capaz de jogar e buscar jogadas satisfatórias no xadrez. Este relatório final apresenta o passo a passo realizado para a execução do mesmo e, explorando as decisões escolhidas pelo algoritmo em inúmeras posições, concluiu-se que o programa, consoante seu potencial de busca em profundidade, tem a capacidade de escolher as posições as quais suas perdas seriam minimizadas, maximizando seu ganho global. Não obstante, o programa prevê espaço para melhorias futuras, visto que buscas mais apuradas requerem tempo e memória exorbitantes, as quais podem ser tratadas habilmente se inclusos algoritmos de otimização e poda na busca
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Abstract: Not informed
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Implementação de um programa elementar de xadrez computacional [recurso eletrônico]
Yuki Motoyama Kuniyoshi
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Yuki Motoyama Kuniyoshi