A leitura, a leitura literária e a formação dos sujeitos [recurso eletrônico] : um olhar sobre a escola, a sociedade e as pressões do mercado imperialista-capitalista sobre a literatura
Thiago Leonello Andreuzzi
TCC
Português
TCC DIGITAL/UNICAMP An25L
Campinas, SP : [s.n.], 2022.
1 recurso online (43 p.) : digital, arquivo PDF.
Orientador: : Mario Luiz Frungillo
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem
Resumo: Em meio às reformas curriculares, o espaço e o tempo escolar, a Literatura sempre se
encontrou exprimida. Esta monografia parte da Teoria Literária para explorar justamente essa relação que há entre a educação e a Literatura, sobretudo no que tange a maneira de olhar para o texto literário... Ver mais Resumo: Em meio às reformas curriculares, o espaço e o tempo escolar, a Literatura sempre se
encontrou exprimida. Esta monografia parte da Teoria Literária para explorar justamente essa relação que há entre a educação e a Literatura, sobretudo no que tange a maneira de olhar para o texto literário e suas relações com o mundo capitalista, a história e a realidade concreta dos sujeitos leitores. Por isto, este estudo monográfico traz de volta a questão: "qual a função da literatura?", todavia, o faz com duas adições, que são o trabalho da literatura na escola e o contexto de produção literária em que vivemos, marcado pelo neoliberalismo. Sendo assim, buscamos situar a literatura e suas funções dentro de um prisma histórico, entre a ideologia, a estética e a educação. Também consideramos que o caminho não é de mão única: não basta entender apenas o papel da literatura na sociedade e na educação, é preciso entender também o papel que a educação e a sociedade têm para a literatura e a formação dos sujeitos. Ou seja, se a escola é uma mera reprodutora da sociedade, mantenedora dela, ou se ela se coloca como espaço de resistência Ver menos
encontrou exprimida. Esta monografia parte da Teoria Literária para explorar justamente essa relação que há entre a educação e a Literatura, sobretudo no que tange a maneira de olhar para o texto literário... Ver mais Resumo: Em meio às reformas curriculares, o espaço e o tempo escolar, a Literatura sempre se
encontrou exprimida. Esta monografia parte da Teoria Literária para explorar justamente essa relação que há entre a educação e a Literatura, sobretudo no que tange a maneira de olhar para o texto literário e suas relações com o mundo capitalista, a história e a realidade concreta dos sujeitos leitores. Por isto, este estudo monográfico traz de volta a questão: "qual a função da literatura?", todavia, o faz com duas adições, que são o trabalho da literatura na escola e o contexto de produção literária em que vivemos, marcado pelo neoliberalismo. Sendo assim, buscamos situar a literatura e suas funções dentro de um prisma histórico, entre a ideologia, a estética e a educação. Também consideramos que o caminho não é de mão única: não basta entender apenas o papel da literatura na sociedade e na educação, é preciso entender também o papel que a educação e a sociedade têm para a literatura e a formação dos sujeitos. Ou seja, se a escola é uma mera reprodutora da sociedade, mantenedora dela, ou se ela se coloca como espaço de resistência Ver menos
Abstract: Literature has always found itself squeezed amongst curricular reforms, and school time and space. This monograph departs from Literary Theory to explore this relationship between education and Literature, especially with regard to how the literary text and its relations with the...
Ver mais
Abstract: Literature has always found itself squeezed amongst curricular reforms, and school time and space. This monograph departs from Literary Theory to explore this relationship between education and Literature, especially with regard to how the literary text and its relations with the capitalist world, history and the concrete reality of the readers are intertwined. For this reason, this monographic study brings back the question: "what is the function of literature?", however, it does so with two additions, which are the work of literature in school and the context of literary production in which we live, marked by neoliberalism. Therefore, we seek to place the literature and its functions within a historical prism, between ideology, aesthetics and education. We also consider that the path
is not one-way: it is not enough to understand only the role of literature in society and education, it is also necessary to understand the role that education and society have for literature and the formation of subjects. That is, if the school is a mere reproducer of society, its maintainer, or if it places itself as a space of resistance Ver menos
is not one-way: it is not enough to understand only the role of literature in society and education, it is also necessary to understand the role that education and society have for literature and the formation of subjects. That is, if the school is a mere reproducer of society, its maintainer, or if it places itself as a space of resistance Ver menos
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
A leitura, a leitura literária e a formação dos sujeitos [recurso eletrônico] : um olhar sobre a escola, a sociedade e as pressões do mercado imperialista-capitalista sobre a literatura
Thiago Leonello Andreuzzi
A leitura, a leitura literária e a formação dos sujeitos [recurso eletrônico] : um olhar sobre a escola, a sociedade e as pressões do mercado imperialista-capitalista sobre a literatura
Thiago Leonello Andreuzzi