Poder, política e influência no YouTube [recurso eletrônico]
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP P448p
[Power, politics and influence on YouTube]
Campinas, SP : [s.n.], 2022.
1 recurso online (218 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientadores: Rafael de Almeida Evangelista, Simone Pallone de Figueiredo
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem
Resumo: Em meio à ascensão neoconservadora que marcou a reorganização da nova direita brasileira nos anos recentes (SOLANO, 2018) e sua atuação nos meios digitais (CESARINO, 2019), acadêmicos, pesquisadores e militantes de esquerda voltaram-se à importância da disputa por audiência em redes sociais...
Resumo: Em meio à ascensão neoconservadora que marcou a reorganização da nova direita brasileira nos anos recentes (SOLANO, 2018) e sua atuação nos meios digitais (CESARINO, 2019), acadêmicos, pesquisadores e militantes de esquerda voltaram-se à importância da disputa por audiência em redes sociais como o YouTube. A plataforma de vídeos do Google tornara-se a unidade mais lucrativa da empresa na década de 2010, acumulando receitas multibilionárias à medida em que a corporação aperfeiçoava seus mecanismos de extração unidirecional de dados, marcados pela "commoditização" das subjetividades individuais e controlados pelo poder instrumentário no contexto do capitalismo de vigilância (ZUBOFF, 2018; 2020) e da remanescência da ideologia da Califórnia (BARBROOK, CAMERON; 1995). No Brasil, youtubers de direita impulsionaram a vitória do candidato Jair Bolsonaro (PSL) na eleição presidencial de 2018 e passaram a ganhar audiência e renda expressiva com seu trabalho na plataforma. Paralelamente, influenciadores de esquerda intensificaram seu trabalho no site, buscando se opor a esse grupo e disputar espaço para as alternativas políticas que aventam dentro e fora do YouTube. Nesse contexto, esta pesquisa busca registrar e analisar a produção de conteúdo dos três principais influenciadores de esquerda no YouTube entre 2019 e 2021: Sabrina Fernandes, do canal Tese Onze; Rita von Hunty, do Tempero Drag; e Jones Manoel, do canal homônimo. Através de referencial teórico baseado na antropologia de Eric Wolf (especialmente em seu Envisioning Power: Ideologies of Dominance and Crisis (1999), analisamos esses canais através de uma etnografia digital dos espaços que os compõem, entendendo-os como atos de comunicação que refletem projetos políticos em disputa por poder. A análise evidencia que o subgrupo pesquisado, que se autodenomina anticapitalista, constrói na plataforma uma participação calcada em torno da mobilização de um ideal contra-hegemônico, que busca legitimar-se perante a audiência a partir de suas identidades como acadêmicos e pesquisadores e, ao mesmo tempo, construir na rede uma participação negociada, que promove alternativas políticas, ressignifica termos e identidades constituídas neste espaço e reivindica o direito à radicalidade
Abstract: In the midst of the neoconservative rise that marked the reorganization of the new Brazilian right in recent years (SOLANO, 2018) and its performance in digital media (CESARINO, 2019), academics, researchers and left-wing activists turned to the importance of the dispute for audience in...
Abstract: In the midst of the neoconservative rise that marked the reorganization of the new Brazilian right in recent years (SOLANO, 2018) and its performance in digital media (CESARINO, 2019), academics, researchers and left-wing activists turned to the importance of the dispute for audience in social networks like YouTube. Google’s video platform had become the company’s most profitable unit in the 2010s, accumulating multibillion-dollar revenues as the corporation perfected its unidirectional data extraction mechanisms, marked by the "commoditization" of individual subjectivities and controlled by instrumentarian power in the context of surveillance capitalism (ZUBOFF, 2018; 2020) and the remnants of California ideology (BARBROOK, CAMERON; 1995). In Brazil, right-wing youtubers boosted the victory of candidate Jair Bolsonaro (PSL) in the 2018 presidential election and started to gain audience and expressive income with their work on the platform. At the same time, left-wing influencers intensified their work on the site, seeking to oppose this group and dispute space for the political alternatives that they defended in and outside YouTube. In this context, this research seeks to register and analyze the content production of the three main left-wing influencers on YouTube between 2019 and 2021: Sabrina Fernandes, from the Tese Onze channel; Rita von Hunty, from Tempero Drag; and Jones Manoel, from the homonymous channel. Through a theoretical framework based on Eric Wolf's anthropology (especially in his Envisioning Power: Ideologies of Dominance and Crisis (1999), we analyze these channels through a digital ethnography of the spaces that compose them, understanding them as acts of communication that reflect political projects vying for power. The analysis shows that the researched subgroup, which calls itself anticapitalists, builds on the platform a participation based around the mobilization of a counter-hegemonic ideal, which seeks to legitimize itself to the audience based on their identities as scholars and researchers and, at the same time, builds a negotiated participation on the platform, one that promotes political alternatives, seeks to resignify terms and political identities constituted in this space and claims the right to radicality
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