O Programa Novotec e a reforma do ensino médio no Estado de São Paulo [recurso eletrônico]
Silvia Beltrane Cintra
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP C493p
[The Novotec Program and the reform of high school in the State of Sao Paulo]
Campinas, SP : [s.n.], 2022.
1 recurso online (100 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Nora Rut Krawczyk
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: A pesquisa analisa a implantação do Programa Novotec, um dos pilares da reforma do ensino médio na rede estadual de educação do estado de São Paulo. O protagonismo do Centro Paula Souza – CPS, como idealizador e executor pedagógico nesse processo, os caminhos percorridos pelo Novotec, com...
Ver mais
Resumo: A pesquisa analisa a implantação do Programa Novotec, um dos pilares da reforma do ensino médio na rede estadual de educação do estado de São Paulo. O protagonismo do Centro Paula Souza – CPS, como idealizador e executor pedagógico nesse processo, os caminhos percorridos pelo Novotec, com suas permanências e descontinuidades, até chegar a configurar-se como o V itinerário formativo – Formação Técnica e Profissional foi o percurso investigativo desta dissertação. A Lei n. 13 415/2017 que deu origem à reforma do ensino médio foi sancionada como medida provisória logo após o golpe institucional contra a presidenta Dilma Rousseff, como uma das primeiras medidas do governo federal de Michel Temer em setembro de 2016, num contexto de perda de direitos e fragilidade das instituições democráticas. A atual reforma no ensino médio brasileiro se diferencia de outras anteriores por provocar alterações que vão além da estrutura curricular. Ela modifica a vida acadêmica, a experiência estudantil e impacta a formação das subjetividades dos estudantes. Comandada pelo empresariado e por organismos internacionais, as mudanças postas em vigor, sob o mote da flexibilização e da desregulamentação possibilitadas pela lei n. 13 415/17, têm viabilizado construir currículos diversificados e criar uma gestão assentada em plataformas digitais, padronizadas pedagogicamente e orientadas por instituições privadas. No estado de São Paulo, a reforma do ensino médio na educação pública está diretamente ligada com a atuação do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza – CEETEPS –, mais conhecido como Centro Paula Souza (CPS), uma autarquia estadual vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE). As políticas e os programas que vão configurando o Novo Ensino Médio no estado de São Paulo estão sendo elaborados e implementados no "andar da carruagem", privilegiando a implantação do V Itinerário Formativo por meio do Programa Novotec
Ver menos
Abstract: The research analyzes the implementation of the Novotec Program, one of the pillars of high school reform in the state education network in the state of São Paulo. The protagonism of Centro Paula Souza – CPS as idealizer and pedagogical executor in this process, the paths taken by Novotec,...
Ver mais
Abstract: The research analyzes the implementation of the Novotec Program, one of the pillars of high school reform in the state education network in the state of São Paulo. The protagonism of Centro Paula Souza – CPS as idealizer and pedagogical executor in this process, the paths taken by Novotec, with its permanence and discontinuities, until reaching the V formative itinerary V Formative Itinerary – Technical and Professional Formation was the path investigation of this dissertation. Law n. 13415/2017 that gave rise to the High School Reform was sanctioned as a provisional measure shortly after the institutional coup against President Dilma Rousseff, as one of the first measures of Michel Temer's federal government in September 2016, in a context loss of rights and fragility of democratic institutions. The current reform in Brazilian secondary education differs from other previous reforms as it causes changes that go beyond the curricular structure, it modifies academic life, the student experience and impacts the formation of students' subjectivities. Commanded by the business community and by international organizations, the changes put into effect under the motto of flexibility and deregulation made possible by law 13 415/17, the reform has enabled the construction of diversified curricula and the creation of a virtual reality for management, through of digital platforms, and with a significant pedagogical standardization, guided by private institutions. In the state of São Paulo, the reform of secondary education in public education is directly linked to the performance of the State Center for Technological Education Paula Souza – CEETEPS –, better known as Centro Paula Souza (CPS), a state autarchy linked to the Secretariat of Economic Development. (SDE). The policies and programs that shape the New High School in the state of São Paulo are being developed and implemented on the "carriage floor", favoring the implementation of the V Formative Itinerary through the Novotec Program
Ver menos
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
O Programa Novotec e a reforma do ensino médio no Estado de São Paulo [recurso eletrônico]
Silvia Beltrane Cintra
O Programa Novotec e a reforma do ensino médio no Estado de São Paulo [recurso eletrônico]
Silvia Beltrane Cintra