Diagnóstico e recomendações para implantação dos veículos elétricos no Brasil [recurso eletrônico]
Raquel Teixeira Gomes Magri
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP M276d
[Diagnosis and recommendations for the implementation of eletric vehicles in Brazil]
Campinas, SP : [s.n.], 2022.
1 recurso online (201 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Robert Eduardo Cooper Ordóñez
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Mecânica
Resumo: As emissões de transporte são uma das principais fontes de poluição do ar em áreas urbanas, além do que o petróleo é uma fonte não renovável de energia. Neste contexto, está cada vez mais frequente a criação de medidas de incentivo para favorecer a difusão dos veículos elétricos no âmbito...
Ver mais
Resumo: As emissões de transporte são uma das principais fontes de poluição do ar em áreas urbanas, além do que o petróleo é uma fonte não renovável de energia. Neste contexto, está cada vez mais frequente a criação de medidas de incentivo para favorecer a difusão dos veículos elétricos no âmbito global. O Objetivo desta pesquisa é realizar um estudo de prospecção tecnológica com intuito diagnosticar o potencial de implantação de veículos elétricos no Brasil, assim como entender e identificar os desafios que estão impactando na lenta inserção desse automóvel no país, em comparação ao que vem acontecendo no mundo. Quanto à metodologia, esta pesquisa caracteriza-se como predominantemente qualitativa, porque busca avaliar a visão de especialistas acerca do tema mobilidade elétrica. Para isso, utiliza-se a técnica Delphi por meio da aplicação de duas rodadas de questionários a um público alvo. No entanto, utiliza-se também, uma técnica quantitativa, a técnica de Lawshe, no segundo questionário para se encontrar consenso nas respostas. Como principal resultado, verifica-se que os maiores desafios para inserção da mobilidade elétrica no país são, em primeiro lugar, o elevado custo de aquisição do veículo elétrico, seguido por fatores como: i) o longo tempo de recarga; ii) a insuficiência de eletropostos; iii) a forte dependência de importação, fator que eleva os custos do automóvel, devido aos impostos acrescidos pelo processo de importação, restringido à compra a uma classe consumidora com maior poder aquisitivo e impedido a inserção massiva do veículo elétrico no cenário brasileiro. Essa análise permitiu identificar que a causa raiz dos problemas elencados é: i) a ausência de políticas públicas integradas que abranjam desde as questões ambientais até eficiência energética; ii) políticas que fomentem a criação da infraestrutura; iii) soluções inteligentes que possibilitem o desenvolvimento e difusão de novas tecnologias; iv) incentivos ao consumidor; v) criação de uma política industrial que estimule a produção local e fomente o desenvolvimento de tecnologia própria. Só assim, será possível entender o dinamismo desse mercado, o qual as indústrias automobilísticas brasileiras terão de enfrentar para que possam ser inseridas em uma nova e crescente economia global
Ver menos
Abstract: Transport emissions are one of the main sources of air pollution in urban areas and petroleum is a non-renewable source of energy. In this context, it is increasingly common to create incentive measures to favor the diffusion of electric vehicles at the global level. The objective of this...
Ver mais
Abstract: Transport emissions are one of the main sources of air pollution in urban areas and petroleum is a non-renewable source of energy. In this context, it is increasingly common to create incentive measures to favor the diffusion of electric vehicles at the global level. The objective of this research is to carry out a technological prospection study in order to diagnose the potential for the implementation of electric vehicles (EV’s) in Brazil, as well as to understand and identify the challenges that are impacting the slow insertion of EV’s in the country, compared to what has been happening in the world. As for the methodology, this research is characterized as predominantly qualitative, because it seeks to assess the views of specialists on the topic of electric mobility. For this, the Delphi technique is used through the application of two rounds of questionnaires looking for reach the target audience. However, a quantitative technique, the Lawshe technique, is also used in the second questionnaire to find consensus in the answers. As a main result, it appears that the biggest challenges for the insertion of electric mobility in the country are, firstly, the high cost of acquiring the electric vehicle, followed by factors such as: i) the long recharge time; ii) the insufficiency of electro stations; iii) the strong dependence on imported resources and technologies, which raises the car costs, due to taxes added by the importation process, and, as consequence, restrict the purchases to a "high class" of consumers, being these, a class with greater purchasing power. This study made it possible to identify that the root causes of the problems listed, being: i) the absence of integrated public policies that range from environmental issues to energy efficiency; ii) policies that encourage the creation of infrastructure; iii) intelligent solutions that enable the development and dissemination of new technologies; iv) consumer incentives; v) creation of an industrial policy that stimulates local production and encourages the development of its own technology. Only in this way will be possible to understand the dynamism of this market, which the Brazilian automobile industries will have to face so that they can be inserted into a new and growing global economy
Ver menos
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Diagnóstico e recomendações para implantação dos veículos elétricos no Brasil [recurso eletrônico]
Raquel Teixeira Gomes Magri
Diagnóstico e recomendações para implantação dos veículos elétricos no Brasil [recurso eletrônico]
Raquel Teixeira Gomes Magri