Trajetória escolar de travestis e mulheres trans [recurso eletrônico] : escolarização, família, trabalho e perspectiva de futuro profissional
Manuela Azevedo Carvalho
TESE
Português
T/UNICAMP C253t
[School trajectory of transvestites and trans women]
Campinas, SP : [s.n.], 2022.
1 recurso online (287 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Helena Altmann
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: Esta tese tem como objeto a trajetória escolar de travestis e mulheres trans que apresentam formação escolar exitosa em relação ao grupo e que ocupam posições profissionais na economia formal, com o objetivo de compreender como políticas de poder-saber, a partir de valores, discursos e...
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Resumo: Esta tese tem como objeto a trajetória escolar de travestis e mulheres trans que apresentam formação escolar exitosa em relação ao grupo e que ocupam posições profissionais na economia formal, com o objetivo de compreender como políticas de poder-saber, a partir de valores, discursos e práticas, em torno da definição das normas de gênero e de sexualidade influenciaram seus percursos escolares. Para tal, foram entrevistadas seis travestis e mulheres trans e utilizou-se como técnica as narrativas biográficas e a construção de perfis inspirados em retratos sociológicos. As entrevistas tiveram como eixos de investigação as relações na escola, na família, as experiências de trabalho e as perspectivas de futuro profissional associadas à escolarização. Em suas trajetórias, os vínculos sociais mantidos rompidos ou construídos foram fator preponderante. A manutenção ou o rompimento de vínculos de filiação e a construção de vínculos de participação eletiva de amizade, vínculos análogos a vínculos familiares e vínculos de participação orgânica no trabalho condicionaram os caminhos percorridos por elas. Os dados apontam que, na escola, tentativas de ajustamento de gênero tendem a precarizar a permanência delas e a afastá-las do ambiente escolar. Mas a construção de vínculos de amizade na escola e a manutenção de vínculos de filiação mostraram-se eficientes para essa permanência. Conflitos relacionados às normativas de gênero, sobretudo quando da reivindicação de reconhecimento público de seu gênero, influenciaram o rompimento de vínculos de filiação e dificultaram as condições de manutenção no seio familiar, prejudicando a continuidade de uma trajetória linear de escolarização e a inserção no mundo do trabalho. A criação de novos vínculos análogos a vínculos familiares representou importante fator para a retomada do caminho escolar e a possibilidade de planejamento no campo do trabalho. Além disso, foi possível estabelecer uma relação entre a longevidade escolar do pai e da mãe e seus postos de trabalho com uma maior ou menor aderência aos valores e credenciais escolares por elas e com sua inserção em postos de trabalho mais ou menos precarizados. Trabalhos na economia informal foram uma realidade para o grupo, mas a ocupação de postos na economia formal, ou seja, a construção de vínculos de participação orgânica no trabalho, foram condicionantes para a busca por novas ocupações também formais. Contratações em empresas privadas foram quase inexistentes, os trabalhos formais conseguidos por elas advieram quase sempre de contratações pelo poder público ou com participação dele
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Abstract: This thesis has as its object the school trajectory of transvestites and trans women who present successful schooling in relation to the group and who occupy professional positions in the formal economy, with the aim of understand how power-knowledge policies, from values, discourses and...
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Abstract: This thesis has as its object the school trajectory of transvestites and trans women who present successful schooling in relation to the group and who occupy professional positions in the formal economy, with the aim of understand how power-knowledge policies, from values, discourses and practices, around the definition of gender norms and sexuality influenced their school paths. To this end, six transvestites and trans women were interviewed, using biographical narratives and the construction of profiles inspired by sociological portraits. The interviews had as axes of investigation the relationships at school, in the family, the work experiences and the perspectives for professional future associated with schooling. In their trajectories, the social ties that were maintained, broken or built were a preponderant factor. The maintenance or rupture of affiliation bonds and the construction of elective participation bonds of friendship, bonds analogous to family bonds, and organic participation bonds at work conditioned the paths they traveled. The data show that, at school, attempts at gender adjustment tend to make their permanence precarious and to keep them away from the school environment. But the construction of friendship bonds at school and the maintenance of affiliation bonds proved to be efficient for this permanence. Conflicts related to gender norms, especially when they demanded public recognition of their gender, influenced the rupture of the affiliation bonds and made it difficult to maintain them in the family, jeopardizing the continuity of a linear schooling trajectory and the insertion in the world of work. The creation of new bonds analogous to family ties represented an important factor for the resumption of the schooling path and the possibility of planning in the work field. In addition, it was possible to establish a relationship between the longevity of the father's and mother's schooling and their jobs with a greater or lesser adherence to school values and credentials by them and with their insertion in more or less precarious jobs. Jobs in the informal economy were a reality for the group, but the occupation of jobs in the formal economy, that is, the construction of organic participation bonds at work, were conditioning factors for the search for new formal jobs. Hiring in private companies was almost nonexistent, the formal jobs they were able to get came almost always from hiring by the public power or with their participation
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Altmann, Helena, 1973-
Orientador
Andrade, Luma Nogueira de
Avaliador
Prado, Vagner Matias do
Avaliador
Soares, Carmen Lúcia, 1956-
Avaliador
Seffner, Fernando, 1956-
Avaliador
Trajetória escolar de travestis e mulheres trans [recurso eletrônico] : escolarização, família, trabalho e perspectiva de futuro profissional
Manuela Azevedo Carvalho
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Manuela Azevedo Carvalho