Investigação criminal [recurso eletrônico] : sequência didática e jogo de estratégia colaborativa que desenvolvem conhecimentos em biotecnologia
Cibele Ramos Rocha
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP R582i
[Criminal investigation]
Campinas, SP : [s.n.], 2022.
1 recurso online (84 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Anete Pereira de Souza
Dissertação (mestrado profissional) – Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Biologia
Resumo: A Biotecnologia é uma das áreas da Biologia que mais instigam o imaginário dos alunos. Justamente por ser uma área promissora, ela cresceu e se desenvolveu com grande velocidade, o que nos fez repensar na importância de se tratar esse assunto em sala de aula. Por isso, faz-se necessário...
Ver mais
Resumo: A Biotecnologia é uma das áreas da Biologia que mais instigam o imaginário dos alunos. Justamente por ser uma área promissora, ela cresceu e se desenvolveu com grande velocidade, o que nos fez repensar na importância de se tratar esse assunto em sala de aula. Por isso, faz-se necessário criar formas diversificadas de ensinar, pois o ensino de Ciências é importante não somente para que as pessoas tenham acesso ao conhecimento científico e tecnológico, mas também que desenvolvam interesse por buscar cada vez mais esses conhecimentos. Com o intuito de realizar uma atividade diferenciada, este trabalho criou uma sequência didática e um jogo de estratégia investigativa com conteúdo relacionado ao estudo de Biotecnologia, permitindo aos alunos do Ensino Médio conhecer e compreender um pouco mais sobre os conteúdos ministrados em Biologia, mais precisamente Biotecnologia. Devido à quarentena imposta pelo Covid-19 no decorrer dos anos 2020 e 2021, que levou à diminuição acentuada dos alunos nas escolas públicas, impossibilitando a aplicação das atividades propostas no presente trabalho de conclusão de mestrado em tempo viável para sua finalização. Contudo, foi possível realizar uma análise minuciosa de suas formas de aplicação e uma revisão aprofundada da aplicação. Após a conclusão, em momento oportuno, seria pertinente o desenvolvimento deste trabalho para verificação posterior de suas potencialidades na apresentação dos conteúdos propostos, bem como análise da atividade em si. Ao fim do projeto, foi possível obter dois produtos finais: uma sequência didática sobre o uso da Biotecnologia em Investigações Criminais e um jogo de estratégia com a resolução prática de um crime fictício, contando com um manual de instruções em formato de vídeo explicativo. Essas atividades poderão ser realizadas em diferentes turmas de Ensino Médio de acordo com os conteúdos estudados em cada série, seguindo as novas instruções da Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
Ver menos
Abstract: Biotechnology is one of the areas of Biology that most instigate the imagination of students. Precisely because it is a promising area, it grew and developed with great speed, which made us rethink the importance of dealing with this subject in the classroom. Therefore, it is necessary to...
Ver mais
Abstract: Biotechnology is one of the areas of Biology that most instigate the imagination of students. Precisely because it is a promising area, it grew and developed with great speed, which made us rethink the importance of dealing with this subject in the classroom. Therefore, it is necessary to create diversified ways of teaching, since the teaching of Science is important not only for people to have access to scientific and technological knowledge but also for them to develop an interest in seeking more and more of this knowledge. In order to carry out a differentiated activity, this project aims to create a didactic sequence and an investigative strategy game with content related to the study of Biotechnology, allowing high school students to know and understand a little more about the content taught in Biology, more precisely Biotechnology. Due to the quarantine imposed by Covid-19 during the years 2020 and 2021, which led to a sharp decrease in the number of students in public schools, making it impossible to apply the activities proposed in this Master's thesis in a viable time for its completion. However, it was possible to carry out a thorough analysis of its forms of application and an in-depth review of the application. After completion, in due course, the development of this work would be pertinent for further verification of its potential in the presentation of the proposed contents, as well as analysis of the activity itself At the end of the project, it was possible to obtain two final products: a didactic sequence on the use of Biotechnology in Criminal Investigations and a strategy game with the practical resolution of a fictional crime, with an instruction manual in explanatory video format. These activities can be carried out in different high school classes according to the contents studied in each series, following the new instructions of the National Common Curricular Base (BNCC)
Ver menos
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Investigação criminal [recurso eletrônico] : sequência didática e jogo de estratégia colaborativa que desenvolvem conhecimentos em biotecnologia
Cibele Ramos Rocha
Investigação criminal [recurso eletrônico] : sequência didática e jogo de estratégia colaborativa que desenvolvem conhecimentos em biotecnologia
Cibele Ramos Rocha