Jogo didático para o ensino de evolução [recurso eletrônico] : seleção natural em ação
Marcelo Santos Speratt
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP Sp36j
[Didactic game for the teaching of evolution]
Campinas, SP : [s.n.], 2022.
1 recurso online (59 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Domingos da Silva Leite
Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Biologia
Resumo: O objetivo deste trabalho foi desenvolver um jogo didático como ferramenta para facilitar a aprendizagem dos conceitos de seleção natural, especiação e extinção que são fundamentais para a compreensão dos processos evolutivos pelos alunos das series finais do Ensino Fundamental e do Ensino...
Ver mais
Resumo: O objetivo deste trabalho foi desenvolver um jogo didático como ferramenta para facilitar a aprendizagem dos conceitos de seleção natural, especiação e extinção que são fundamentais para a compreensão dos processos evolutivos pelos alunos das series finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Contudo, sabemos que dentro da evolução alguns conceitos são considerados abstratos e de difícil assimilação pelos alunos. Dessa forma, o uso de jogos didáticos pode auxiliar os professores enquanto alternativa para a prática do ensino, além de estimular a apropriação e construção do conhecimento científico pelos alunos. Nessa perspectiva, a nossa proposta foi a elaboração de um jogo didático que atende a estas premissas ao abordar elementos biológicos da temática evolução, tendo como base os conteúdos previstos na Base Nacional Comum Curricular para o Ensino Médio. Assim, o jogo em questão foi desenvolvido a partir da análise de outros jogos didáticos já existentes destinados para o ensino de ciências, e o formato ora sugerido faz uso de tabuleiro, dados, cartas ilustradas com imagens e conceitos relativos aos conteúdos curriculares, entre outros acessórios, com os quais os alunos devem interagir enquanto jogam, conforme as regras estabelecidas. Desta forma, a dinâmica do jogo consiste em aplicar situações específicas das populações que apresentam variedade fenotípica, em que os jogadores compreenderão que a seleção natural age selecionando ou eliminando essas variações, dependendo da pressão seletiva do ambiente. Não foi possível a aplicar o jogo com alunos para uma verificação empírica em decorrência da Pandemia da COVID-19
Ver menos
Abstract: The objective of this work was to develop a didactic game as a tool to facilitate the learning of the concepts of natural selection, speciation, and extinction, which are fundamental for the understanding of evolutionary processes by students in the final years of elementary and high...
Ver mais
Abstract: The objective of this work was to develop a didactic game as a tool to facilitate the learning of the concepts of natural selection, speciation, and extinction, which are fundamental for the understanding of evolutionary processes by students in the final years of elementary and high school. However, we know that within evolution some concepts are considered abstract and difficult to assimilate by students. Thus, the use of educational games can help teachers as an alternative for the teaching practice and stimulate the appropriation and construction of scientific knowledge by students. From this view, our proposal was to develop educational game that meets these premises when approaching biological elements about the evolution theme, based on the content provided by the Common National Curricular Base for High School. Thus, the game was developed from the analysis of other educational games for science learning, and the format suggested here makes use of board, dice, illustrated cards with images and concepts concerning to curriculum content among other accessories, with which students must interact while playing, according to the established rules. Like this, the dynamics of the game consists in applying specific situations of populations that present phenotypic variety, in which the players will understand that natural selection acts by selecting or eliminating these variations, depending on the selective pressure of the environment. It was not possible to apply this game to the students for an empirical verification due to the Pandemic of COVID-19
Ver menos
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Jogo didático para o ensino de evolução [recurso eletrônico] : seleção natural em ação
Marcelo Santos Speratt
Jogo didático para o ensino de evolução [recurso eletrônico] : seleção natural em ação
Marcelo Santos Speratt