Guitarra elétrica na canção popular brasileira [recurso eletrônico] : um estudo sobre a atuação de Toninho Horta em quatro álbuns de João Bosco
André Filipe Gonçalves Carreiro
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP C232g
[Electric guitar in brazilian popular song]
Campinas, SP : [s.n.], 2022.
1 recurso online (158 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Hermilson Garcia do Nascimento
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo apresentar apontamentos analíticos sobre a atuação do músico Toninho Horta à guitarra elétrica em quatro álbuns do compositor, intérprete e violonista João Bosco. Inicialmente, contextualizamos o objeto de estudo e discutimos a respeito da dimensão...
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Resumo: O presente trabalho tem como objetivo apresentar apontamentos analíticos sobre a atuação do músico Toninho Horta à guitarra elétrica em quatro álbuns do compositor, intérprete e violonista João Bosco. Inicialmente, contextualizamos o objeto de estudo e discutimos a respeito da dimensão simbólica atrelada ao uso da guitarra elétrica na música popular brasileira fonográfica, visando relacionar o uso desse instrumento musical na discografia analisada com o projeto artístico de Bosco. Para tanto, nos amparamos em depoimentos dos próprios músicos envolvidos, bem como no posicionamento de historiadores e pesquisadores que estudam a polarização entre o anseio pela modernidade e a busca por manter vínculo com a tradição, tema que envolvia o uso da guitarra elétrica em território pátrio nos anos de 1950 a 1960. Nos álbuns referenciados, Horta atua em 19 fonogramas que forneceram o material para análise empenhada nesta investigação, amparada principalmente pelas contribuições do musicólogo Philip Tagg. A escolha por essa ferramenta metodológica ocorreu principalmente pelo destaque atribuído pelo autor à importância de se atentar a elementos musicais que não estão em primeiro plano no processo de análise, a exemplo da guitarra elétrica em contexto de acompanhamento. Tagg também busca dissipar a hierarquia que favorece estudos do ponto de vista estrutural, que se inclinam para o senso de música como linguagem absoluta, em detrimento da atribuição de significados no discurso musical. Os resultados mostraram que os recursos técnicos musicais utilizados por Horta vão ao encontro dos temas propostos por Bosco nos discursos musical e verbal das canções. Ao longo desta pesquisa, relacionamos ainda as escolhas criativas de Horta com músicos apontados por ele como referências em sua formação musical. Por fim, esperamos contribuir com a reflexão a respeito do grau de importância dos participantes envolvidos em uma produção musical, além de fornecer subsídios para aprofundar a discussão sobre temas relacionados à guitarra elétrica e acompanhamento na música popular brasileira
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Abstract: This work aims to analyze the performance of the musician Toninho Horta on the electric guitar in four albums by the composer, performer, and guitarist João Bosco. Initially, we contextualized the study object and discussed the symbolic dimension of the electric guitar use in Brazilian...
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Abstract: This work aims to analyze the performance of the musician Toninho Horta on the electric guitar in four albums by the composer, performer, and guitarist João Bosco. Initially, we contextualized the study object and discussed the symbolic dimension of the electric guitar use in Brazilian phonographic popular music, relating the use of this musical instrument in the analyzed discography with Bosco's artistic project. For that purpose, we rely on testimonies from the musicians involved, as well as on historians and researchers who study the polarization between the yearning for modernity and the quest to maintain a link with tradition, a theme that involved the use of the electric guitar in Brazil in the decades of 1950 and 1960. In the referenced albums, Horta performed in 19 phonograms that provided the material for analysis in this investigation, supported mainly by the contributions of the musicologist Philip Tagg. The option for this methodological tool was mainly due to the emphasis of the author to paying attention, in the analysis process, to musical elements that are not in the foreground, such as the electric guitar in the context of accompaniment. Tagg also seeks to dispel the hierarchy that favors studies from a structural point of view, which leans toward the sense of music as an absolute language, to the detriment of the attribution of meanings in musical discourse. The results showed that the musical technical resources used by Horta meet the themes proposed by Bosco in the musical and verbal song discourses. In this research, we also related Horta's creative choices with musicians pointed out by him as references in his musical training. Finally, we hope to contribute to the reflection on the importance of the participants involved in musical production and provide subsidies to deepen the discussion about electric guitar and accompaniment themes in Brazilian popular music
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Guitarra elétrica na canção popular brasileira [recurso eletrônico] : um estudo sobre a atuação de Toninho Horta em quatro álbuns de João Bosco
André Filipe Gonçalves Carreiro
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André Filipe Gonçalves Carreiro