Fermentação alcoólica no ensino virtual tendo como estratégia de ensino uma sequência didática investigativa [recurso eletrônico]
Marcos Josué de Miranda
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP M672f
[Alcoholic fermentation in virtual teaching having an investigate didatic sequence as strategy]
Campinas, SP : [s.n.], 2022.
1 recurso online (113 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Marcelo Menossi Teixeira
Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Biologia
Resumo: A fermentação alcoólica é um dos temas mais relevantes ensinados na disciplina de Biologia no ensino médio. Porém, na maioria das vezes, não é trabalhada de acordo com a sua importância, abrangência e potencialidade. Quando ensinado exclusivamente de forma teórica, há dificuldade para a...
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Resumo: A fermentação alcoólica é um dos temas mais relevantes ensinados na disciplina de Biologia no ensino médio. Porém, na maioria das vezes, não é trabalhada de acordo com a sua importância, abrangência e potencialidade. Quando ensinado exclusivamente de forma teórica, há dificuldade para a compreensão pelos alunos, pela falta de contexto e abstração. O desenvolvimento do tema da fermentação alcoólica usando uma sequência didática investigativa diferenciada e motivadora como estratégia de ensino e aprendizagem pode levar a um melhor entendimento deste tema. A escolha dessa estratégia é devido a sua relevância cultural, facilidade de ser aplicada, baixos custos e riscos reduzidos. Como complemento da sequência didática investigativa, foi elaborado um guia de panificação caseira com receitas de pães feitos com frutas e ou sementes de espécies vegetais nativas de cada região brasileira destacando a relevância da espécie vegetal para o bioma. O guia também traz um breve relato da história do pão, um dos alimentos mais consumidos pela humanidade ao longo do tempo. A avaliação e verificação de aprendizagem serão realizadas continuamente em todas as aulas através de uma ficha de avaliação e de uma prova com questões abertas
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Abstract: Alcoholic fermentation is one of the most relevant topics taught in Biology in high school. However, most of the time, it is not worked according to its importance, scope and potential. When taught exclusively theoretically, it is difficult for students to understand, due to the lack of...
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Abstract: Alcoholic fermentation is one of the most relevant topics taught in Biology in high school. However, most of the time, it is not worked according to its importance, scope and potential. When taught exclusively theoretically, it is difficult for students to understand, due to the lack of context and abstraction. The development of the alcoholic fermentation theme using a differentiated and motivating investigative didactic sequence as a teaching and learning strategy can lead to a better understanding of this theme. The choice of this strategy is due to its cultural relevance, ease of application, low costs and reduced risks. As a complement to the investigative didactic sequence, a homemade bakery guide was prepared with recipes for breads made with fruits and or seeds of plant species native to each Brazilian region, highlighting the relevance of the plant species to the biome. The guide also brings a brief account of the history of bread, one of the most consumed foods by humanity over time. Assessment and verification of learning will be carried out continuously in all classes through an evaluation sheet and an exam with open questions
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Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Fermentação alcoólica no ensino virtual tendo como estratégia de ensino uma sequência didática investigativa [recurso eletrônico]
Marcos Josué de Miranda
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