Efeito de intervenção educativa para prevenção das complicações da síndrome hipertensiva gestacional [recurso eletrônico] : ensaio clínico randomizado
Lia Maristela da Silva Jacob
TESE
Português
T/UNICAMP J15e
[Effect of an educational intervention for prevention of complications of hypertensive gestacional syndrome]
Campinas, SP : [s.n.], 2019.
1 recurso online (136 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientadores: Antonieta Keiko Kakuda Shimo, Maria Helena Baena de Moraes Lopes
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Enfermagem
Resumo: Objetivo: avaliar a eficácia de intervenção educativa que utiliza da cartilha "Síndrome Hipertensiva Gestacional - SHG" no conhecimento, na atitude e na prática de gestantes hipertensas. Método: estudo de delineamento experimental, realizado em Unidade de Atenção Terciária em Saúde, no...
Ver mais
Resumo: Objetivo: avaliar a eficácia de intervenção educativa que utiliza da cartilha "Síndrome Hipertensiva Gestacional - SHG" no conhecimento, na atitude e na prática de gestantes hipertensas. Método: estudo de delineamento experimental, realizado em Unidade de Atenção Terciária em Saúde, no município de Fortaleza – CE, Brasil. A intervenção foi caracterizada pela aplicação de estratégia educativa para prevenção das complicações da síndrome hipertensiva gestacional. Os efeitos da intervenção nas gestantes do Grupo de Intervenção (GI) foram comparados com os resultados obtidos pelas gestantes do Grupo Controle (GC). Foram convidadas a participar do estudo as gestantes que faziam acompanhamento de pré-natal de alto risco com diagnóstico de síndrome hipertensiva gestacional até 33 semanas de gestação. Foram incluídas no estudo 120 gestantes. Foi aplicado o método de aleatorização por blocos de tamanho aleatório para definir a distribuição das gestantes nos grupos de estudo. Para a intervenção, foi utilizada cartilha educativa intitulada "Síndrome Hipertensiva Gestacional- SHG" validada, abordando no conteúdo definição, fatores de risco, complicações e tratamento. O estudo seguiu as recomendações do Consolidated Standards of Reporting Trials (CONSORT). Foi elaborado e validado o instrumento inquérito CAP, que permitiu medir o desfecho primário deste estudo: análise do nível adequado e inadequado do conhecimento, da atitude e prática de gestantes sobre a síndrome hipertensiva gestacional. A intervenção educativa ocorreu com as gestantes do GI que participaram após a consulta pré-natal de alto risco (rotina), em único momento, com duração aproximada de 30 minutos. A coleta de dados foi realizada em três momentos e gestantes separadas em dois grupos contendo 60 participantes. Para comparações quantitativas, foi aplicado o teste t de Student ou Mann-Whitney. Para estudar associações qualitativas, o teste Qui-quadrado ou exato de Fisher. Resultados: foi identificada avaliação adequada do Conhecimento, da Atitude e Prática, no grupo intervenção, no sétimo e trigésimo dia pós-intervenção, apresentando p<0,05, com aumento de chance para o conhecimento adequado no sétimo dia (OR=6,63 – IC: 3,5 -12,55) e no trigésimo dia (OR= 6,25 – IC: 3,13 – 12,50). Neste grupo, a atitude foi adequada no sétimo dia (OR= 6,11 – IC: 3,28-11,39) e no trigésimo dia (OR= 6,44 – IC: 3,49- 11,89). Prática também adequada no sétimo dia (OR=3,73- IC: 2,21-6,28) e trigésimo dia (OR=4,91 – IC: 2,90-8,32). Conclusão: as gestantes que participaram da intervenção educativa apresentaram mais adequabilidade em relação ao conhecimento, à atitude e prática sobre a SHG, comparadas com as gestantes que participaram do grupo controle. Portanto, a prática desta intervenção, com uso de tecnologia educativa (cartilha educativa), em pré-natal de alto-risco, é viável no direcionamento e na adesão terapêutica de gestantes hipertensas, visando prevenir complicações em todo o ciclo gravídico puerperal
Ver menos
Abstract: Objective: to assess the efficacy of educational intervention with the usage of the brochure "Síndrome Hipertensiva Gestacional - SHG" (Gestational Hypertensive Syndrome - GHS) in the knowledge, attitude and practices of hypertensive pregnants. Method: experimental delimitation study,...
Ver mais
Abstract: Objective: to assess the efficacy of educational intervention with the usage of the brochure "Síndrome Hipertensiva Gestacional - SHG" (Gestational Hypertensive Syndrome - GHS) in the knowledge, attitude and practices of hypertensive pregnants. Method: experimental delimitation study, executed in Unidade de Atenção Terciária em Saúde (Unit of Tertiary Care in Health), in the city of Fortaleza - CE, Brazil. To enact the intervention, a CAP inquiry instrument was elaborated and verified with the support of judges, that allowed to measure the primary conclusion of this study: analysis of the adequate and inadequate standard of knowledge, attitude and practices of pregnants about hypertensive gestational syndrome. Those invited to participate in the study were the pregnant women that participated in high risk prenatal care with gestational hypertensive syndrome diagnosis up to 33 weeks of gestation. A total of 120 pregnant women were included into the study. The method of randomisation of random-sized blocks was applied to establish the distribution of said participants into the study groups. For the intervention, the educational brochure entitled "Síndrome Hipertensiva Gestacional - SHG" (Gestational Hypertensive Syndrome - GHS) and verified was utilized, approaching in its content definition, risk factors, complications and treatment. The intervention was characterized by the application of educational strategy for prevention of medical complications from the hypertensive gestational syndrome. The effects of the intervention in the pregnants of the Intervention Group (IG) were compared to with the results obtained from the Control Group (CG). The study followed the recommendations of the Consolidated Standards of Reporting Trials (CONSORT). The educational intervention occurred with the pregnant women of the IG that participated after the antenatal visit of high risk pregnancy (routine), in a single event, with approximate duration totalling 30 minutes. The data collection happened in three moments and pregnant women separated into two groups containing 60 participants. For quantitative comparisons, the Student t test or Mann-Whitney test was applied. To study the qualitative associations, the Chi-square or Fisher’s Exact, in turn. Results: it was identified an adequate evaluation of the Knowledge, Attitude and Practices, in the intervention group, on the seventh and thirtieth day post-intervention, presenting p<0,05, with increase to the chance for adequate knowledge on the seventh day (OR=6,63 – IC: 3,5 -12,55) and thirtieth day (OR= 6,25 – IC: 3,13 – 12,50). In this group, the attitude was adequate on the seventh day (OR= 6,11 – IC: 3,28-11,39) and the thirtieth day (OR= 6,44 – IC: 3,49- 11,89). Practice also adequate adequate on the seventh day (OR=3,73- IC: 2,21-6,28) e trigésimo dia (OR=4,91 – IC: 2,90-8,32). Conclusion: the pregnant women that participated in the educational intervention presented more adequacy in relation to the knowledge, attitude and practice about GH, in comparison to those who were part of the Control Group. Therefore, the practice of this intervention, with the usage of educational technology (brochure), during high risk antenatal, is viable in the directioning and therapeutic adherence of hypertensive pregnants, aiming to prevent complications in the whole pregnant puerperal cycle
Ver menos
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Shimo, Antonieta Keiko Kakuda, 1953-
Orientador
Santos, Zélia Maria de Sousa Araújo
Avaliador
Silva, Raimunda Magalhães da
Avaliador
Carmona, Elenice Valentim, 1976-
Avaliador
Caldas, José Manuel Peixoto
Avaliador
Efeito de intervenção educativa para prevenção das complicações da síndrome hipertensiva gestacional [recurso eletrônico] : ensaio clínico randomizado
Lia Maristela da Silva Jacob
Efeito de intervenção educativa para prevenção das complicações da síndrome hipertensiva gestacional [recurso eletrônico] : ensaio clínico randomizado
Lia Maristela da Silva Jacob