Análise comparativa de conforto térmico e ventilação natural entre edifícios escolares com e sem certificação ambiental AQUA [recurso eletrônico]
Natália Sachie Shimasaki
TCC
Português
TCC DIGITAL/UNICAMP Sh62a
Campinas, SP : [s.n.], 2022.
1 recurso online (50 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Leticia de Oliveira Neves
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo
Resumo: A ventilação natural é uma das principaisestratégiasbioclimáticasrecomendadasparaclimas quentes, em especial para ambientes escolares, devido à sua elevada taxa de ocupação, apresentando interferência direta na saúde, no conforto e no desempenho escolar dos estudantes e professores....
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Resumo: A ventilação natural é uma das principaisestratégiasbioclimáticasrecomendadasparaclimas quentes, em especial para ambientes escolares, devido à sua elevada taxa de ocupação, apresentando interferência direta na saúde, no conforto e no desempenho escolar dos estudantes e professores. Atualmente, o estudo da ventilação natural ganhou maior importância, em função da pandemia de COVID-19, em que cuidados especiaisemrelaçãoà ventilação interna dos ambientes são necessários para que a transmissão desta e de outras doenças respiratórias sejam minimizadas. Diante deste cenário, esta pesquisa tem como principal objetivo comparar o desempenho em ventilação natural e conforto térmico de salas de aula de edificações escolares com e sem a certificação ambiental AQUA. Para isso, uma pesquisa de campo foi realizada por meio de medições de variáveis ambientais internas (temperatura do ar, temperatura radiante média, umidade relativa do ar e concentração de CO2) e da operação manual de janelas, portas e ventiladores, em duas escolas públicas situadas em Campinas/SP e administradas pela Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE). Uma das escolas selecionadas possui certificação AQUA e a outra não, de forma a permitir análises comparativas em termos dos potenciais benefícios trazidos pela certificação. As medições foram realizadas de forma simultânea em ambas as escolas e os dados monitorados foram tratados com auxílio da ferramenta MS-Excel. Comparando-se os resultados obtidos, pode-se concluir que de fato a sala de aula com certificação AQUA apresentou benefícios em relação à ventilação natural e ao conforto térmico, se comparada à sala de aula sem certificação. AocompararaamostracomesemAQUAdabasededados,no entanto, foram evidenciadas poucas alterações no projeto arquitetônico em função da certificação e direcionadas ao conforto térmico e ventilação natura
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Abstract: Natural ventilation is one of the main bioclimatic strategies recommended for hot climates, especially for school environments, due to its high occupancy rate, presenting direct interference on health, comfort and school performance of students and teachers. Currently, the study of natural...
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Abstract: Natural ventilation is one of the main bioclimatic strategies recommended for hot climates, especially for school environments, due to its high occupancy rate, presenting direct interference on health, comfort and school performance of students and teachers. Currently, the study of natural ventilation has gained more importance due totheCOVID-19pandemic, in which care regarding the internal ventilation of environments is necessary in order to minimize the transmission of this and other respiratory diseases. Given this scenario, this research aims to compare the performance in natural ventilation and thermal comfort of classrooms of school buildings with and without the AQUA environmental certification. For this, a field research was conducted by means of measurements of indoor environmental variables (air temperature, mean radiant temperature, relative humidity and CO2 concentration) and manual operation of windows, doors and fans, in two public schools located in Campinas/SP and administered by the Foundation for the Development of Education (FDE). One of the selectedschoolshasAQUAcertificationandtheotherdoesnot, in order to allow comparative analysis in terms of the potential benefits brought by certification. The measurements were performed simultaneously in both schools and the monitored data were treated with the help of MS-Excel tool. Comparingtheresultsobtained, it can be concluded that the AQUA certifiedclassroomdidindeedpresentbenefitsinrelation to natural ventilation and thermal comfort, when compared to the classroom without certification. When comparing the sample with and without AQUA certification, however, few changes in the architectural design were evident due to the certification and directed towards thermal comfort and natural ventilation
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Análise comparativa de conforto térmico e ventilação natural entre edifícios escolares com e sem certificação ambiental AQUA [recurso eletrônico]
Natália Sachie Shimasaki
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