Identificações na constituição subjetiva de surdos [recurso eletrônico] : memórias de uma infância
Patrícia Hernandes Chaves Falcone
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP F182i
[Identification in the subjective constitution for deaf]
Campinas, SP : [s.n.], 2022.
1 recurso online (116 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Lilian Cristine Ribeiro Nascimento
Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: A aquisição da língua tem um papel importante na constituição da subjetividade dos sujeitos, porém para que haja um desenvolvimento saudável é necessário o estabelecimento de interrelações com a linguagem por meio da mediação de um outro. As crianças surdas filhas de pais ouvintes não...
Ver mais
Resumo: A aquisição da língua tem um papel importante na constituição da subjetividade dos sujeitos, porém para que haja um desenvolvimento saudável é necessário o estabelecimento de interrelações com a linguagem por meio da mediação de um outro. As crianças surdas filhas de pais ouvintes não acessam a língua oral de modo pleno, e precisam de um outro adulto, que está fora do ambiente familiar para adquirir a língua de sinais. O papel que a língua de sinais desempenha na vida dos surdos está relacionado à sua subjetividade, não somente à sua constituição enquanto sujeitos, mas a um posicionamento diante da defesa de sua própria língua e de sua existência. Assim sendo, esse estudo visa analisar as singularidades da constituição subjetiva da criança surda filha de pais ouvintes a partir das identificações dentro e fora do ambiente familiar por meio das memórias destes adultos sobre suas infâncias nos anos escolares em que tiveram contato com professores surdos sinalizantes. O referencial teórico para o desenvolvimento da pesquisa é a psicanálise. Para isso, esta pesquisa orienta-se a partir da abordagem qualitativa com metodologia de estudo de caso desenvolvida por meio de entrevistas a adultos surdos que utilizam a Libras como meio de comunicação e adquiriram esta língua em contato com professores bilingues (surdos e ouvintes). As análises apontam as fragilidades que a privação linguística, devido ao não compartilhamento da língua dos pais traz às vidas destas crianças e jovens. Apontam também a importância da identificação das crianças e jovens surdos com os professores para o desenvolvimento de sua subjetividade, por favorecer a aquisição da língua e por introduzi-los na Lei
Ver menos
Abstract: The language acquisition has an important role for the subjective constitution of people, however, to achieve a healthy development, it is necessary to establish interrelationships with the language through the mediation with others. The deaf children of hearing parents do not fully access...
Ver mais
Abstract: The language acquisition has an important role for the subjective constitution of people, however, to achieve a healthy development, it is necessary to establish interrelationships with the language through the mediation with others. The deaf children of hearing parents do not fully access the oral language and they need another adult, out of their familiar environment to acquire the sign language. The role that the sign language will play in the lives of deaf people is directly related to their subjectivity, not only in their constitution as subjects, but in a positioning in the face of the defense of their own language and their existence. Therefore, this research intends to analyze the singularities of the subjective constitution of those deaf children, child of hearing parents, from the identifications inside and outside their family environment through the memories of these adults about their childhoods in the school years in which they had contact with deaf teachers using the sign language. The theoretical reference for the development of this study is the use of the psychoanalysis. To achieve that, this research has a qualitative approach with the study of cases methodology developed through interviews to deaf adults that use the sign language called Libras as their way of communication and that have acquired this language through contact with bilingual teachers (deaf and hearing). The research pointed to the fragilities that the linguistic privation, due to the absence of sharing the same language of the parents, bring to the live of these children and young adults. It was also observed the importance of the identification with the deaf teaches to promote the development of their subjectivity,once this will favor their language acquisition and introduce them into the Law
Ver menos
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Identificações na constituição subjetiva de surdos [recurso eletrônico] : memórias de uma infância
Patrícia Hernandes Chaves Falcone
Identificações na constituição subjetiva de surdos [recurso eletrônico] : memórias de uma infância
Patrícia Hernandes Chaves Falcone