No silêncio dos tambores [recurso eletrônico] : a festa de São Benedito em Poços de Caldas/MG como experiência de educação patrimonial
Lucas William de Araujo Borges
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP B644n
[In the silence of the drums]
Campinas, SP : [s.n.], 2022.
1 recurso online (123 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Cristina Meneguello
Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Resumo: A presente dissertação propõe a elaboração de uma revista eletrônica como ferramenta pedagógica na educação patrimonial tendo como base a Festa de São Benedito que ocorre em Poços de Caldas-MG, bem registrado como patrimônio imaterial municipal e, a partir dela, desenvolve três objetivos...
Ver mais
Resumo: A presente dissertação propõe a elaboração de uma revista eletrônica como ferramenta pedagógica na educação patrimonial tendo como base a Festa de São Benedito que ocorre em Poços de Caldas-MG, bem registrado como patrimônio imaterial municipal e, a partir dela, desenvolve três objetivos suplementares: refletir sobre o lugar do patrimônio no ensino de história; discutir a educação patrimonial fazendo-se valer de uma pedagogia libertadora; desenvolver a revista eletrônica como uma ferramenta pedagógica para o ensino de história local na educação básica. O recorte histórico compreende a presença negra em Poços de Caldas a partir de seu projeto de cidade em 1872 estabelecendo as raízes da devoção dos santos negros no município e sua perpetuação histórico-cultural nos anos subsequentes que resguardaram na festa de São Benedito a memória dos Caiapós, dos moçambiques e dos congados, culminando no seu registro como bem imaterial da cidade. Busca-se fornecer ao professor historiador repertório para reflexão de um ensino de história local, que pretende refletir com o estudante seu lugar de ação e identificação de forma a romper com o modelo de ensino tradicional que privilegia as narrativas lineares, eurocêntricas e hegemônicas. A revista eletrônica como ferramenta pedagógica pretende ampliar os espaços escolares para além da sala de aula, promovendo um diálogo entre o estudante e seu contexto local, ressignificando o saber histórico escolar tradicional e reivindicando uma cultura escolar democrática e antirracista. Logo, o produto didático proposto intenta investigar com os estudantes possibilidades outras de escrita da história local e a reflexão ativa sobre os sujeitos históricos locais
Ver menos
Abstract: The present dissertation proposes the elaboration of an electronic magazine as a pedagogical tool in heritage education based on the Festa de São Benedito that takes place in Poços de Caldas-MG, well registered as municipal intangible heritage and, from it, develops three supplementary...
Ver mais
Abstract: The present dissertation proposes the elaboration of an electronic magazine as a pedagogical tool in heritage education based on the Festa de São Benedito that takes place in Poços de Caldas-MG, well registered as municipal intangible heritage and, from it, develops three supplementary objectives: reflect on the place of heritage in the teaching of history; discuss heritage education using a liberating pedagogy; to develop the electronic magazine as a pedagogical tool for teaching local history in basic education. The historical cut comprises the black presence in Poços de Caldas from its city project in 1872, establishing the roots of the devotion of black saints in the municipality and its historical-cultural perpetuation in the subsequent years that protected the memory of the Caiapós moçambiques and congados, culminating in its registration as an intangible asset of the city. It seeks to provide the historian teacher with a repertoire for reflection on a teaching of local history, which intends to reflect with the student on their place of action and identification in order to break with the traditional teaching model that privileges linear, eurocentric and hegemonic narratives. The electronic magazine as a pedagogical tool intends to expand school spaces beyond the classroom, promoting a dialogue between the student and their local context, re-signifying traditional school historical knowledge and claiming a democratic and anti-racist school culture. Therefore, the proposed didactic product intends to investigate with students other possibilities of writing local history and active reflection on local historical subjects
Ver menos
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
No silêncio dos tambores [recurso eletrônico] : a festa de São Benedito em Poços de Caldas/MG como experiência de educação patrimonial
Lucas William de Araujo Borges
No silêncio dos tambores [recurso eletrônico] : a festa de São Benedito em Poços de Caldas/MG como experiência de educação patrimonial
Lucas William de Araujo Borges