O pensamento espacial e o raciocínio geográfico na construção da identidade do professor de Geografia [recurso eletrônico]
Gabriela Klering Dias
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP D543p
[Spatial thinking and geographic reasoning in the construction of the identity of the geography teacher]
Campinas, SP : [s.n.], 2022.
1 recurso online (148 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Rafael Straforini
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências
Resumo: O raciocínio geográfico possui papel importante no processo de ensino-aprendizagem dos conhecimentos geográficos escolares, afinal, serve como pressuposto para a afirmação de uma cultura, de um modo de pensar e de formas de agir e refletir no e com o espaço geográfico, modo esse específico e...
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Resumo: O raciocínio geográfico possui papel importante no processo de ensino-aprendizagem dos conhecimentos geográficos escolares, afinal, serve como pressuposto para a afirmação de uma cultura, de um modo de pensar e de formas de agir e refletir no e com o espaço geográfico, modo esse específico e exclusivo da ciência geográfica. O seu reconhecimento também contribui para o ensino das representações espaciais como forma de expressão e comunicação dos diversos saberes e conhecimentos produzidos a partir do trabalho do professor em sala de aula. A importância do pensamento espacial no ensino de Geografia deve ser compreendida para além do desenvolvimento de meras habilidades, mas também no desenvolvimento da cognição espacial, uma vez que ele permite a inclusão de ações ordenadas e com um fim pedagógico previamente delimitado pelo professor, ou seja, está dirigido para a realização de um objetivo e deve ser associado a quaisquer que sejam as estratégias de aprendizagem. Como objetivo geral, o trabalho pretende avaliar nos cursos de formação de professores de Geografia a utilização do pensamento espacial e do raciocínio geográfico no processo de desenvolvimento da autonomia dos futuros docentes na elaboração de estratégias de ensino-aprendizagem dos conteúdos escolares que sejam potentes para leituras críticas de mundo. A pesquisa conta com a realização de um grupo focal com professores de disciplinas de metodologias do ensino, didática da Geografia e estágios supervisionados de algumas Instituições de Ensino Superior – IES públicas brasileiras, a fim de compreender se e de que forma estão sendo trabalhados os aportes teórico-metodológicos abordados pela Base Nacional Comum Curricular – BNCC – Ensino Fundamental no que tange os cursos de formação de professores, e como esses docentes estão compreendendo o processo de ensino-aprendizagem da Geografia a partir do pensamento espacial e do raciocínio geográfico
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Abstract: Geographical reasoning plays an important role in the teaching and learning process of school geographic knowledge, after all, it serves as a presupposition for the affirmation of a culture, a way of thinking and ways of acting and reflecting in and with the geographic space, a way that...
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Abstract: Geographical reasoning plays an important role in the teaching and learning process of school geographic knowledge, after all, it serves as a presupposition for the affirmation of a culture, a way of thinking and ways of acting and reflecting in and with the geographic space, a way that specific and unique to geographic science. Its recognition also contributes to the teaching of spatial representations as a form of expression and communication of the different knowledge and knowledge produced from the teacher's work in the classroom. The importance of spatial thinking in the teaching of Geography must be understood beyond the development of mere skills, but also in the development of spatial cognition, since it allows the inclusion of ordered actions and with a pedagogical purpose previously defined by the teacher, that is, , it is aimed at achieving an objective and must be associated with whatever learning strategies are. As a general objective, the work intends to evaluate, in Geography teacher training courses, the use of spatial thinking and geographical reasoning in the process of developing the autonomy of future teachers in the elaboration of teaching-learning strategies of school contents that are powerful for reading. world reviews. The research has a focus group with professors of teaching methodologies subjects, Geography didactics and supervised internships from some Brazilian Public Higher Education Institutions - HEIs, in order to understand if and in what way the contributions are being worked theoretical-methodological approaches addressed by the National Common Curricular Base - BNCC - Elementary School regarding teacher training courses, and how these teachers are understanding the teaching-learning process of Geography from spatial thinking and geographical reasoning
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