Proposta metodológica para concepção de modelos de negócios para setores de serviços [recurso eletrônico]
Núbia da Silva Batista Brandão
TESE
Português
T/UNICAMP B733p
[Methodological proposal for conception of business model for service sectors]
Campinas, SP : [s.n.], 2021.
1 recurso online (184 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Antonio Batocchio
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Mecânica
Resumo: Modelos de Negócios têm recebido atenção, tanto da academia quanto do mercado, principalmente a partir do ano 2000, quando a quantidade de pesquisas cresceu exponencialmente. Durante a pandemia de Covid-19 a importância dessa ferramenta se intensificou, principalmente para o setor de...
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Resumo: Modelos de Negócios têm recebido atenção, tanto da academia quanto do mercado, principalmente a partir do ano 2000, quando a quantidade de pesquisas cresceu exponencialmente. Durante a pandemia de Covid-19 a importância dessa ferramenta se intensificou, principalmente para o setor de serviços, que foi o mais impactado no período. No entanto, não há acordo entre os pesquisadores sobre os conceitos, elementos e métodos de modelagem de modelos de negócios. Sendo assim, o objetivo desta tese foi propor um modelo de negócios que possua um conjunto de elementos aderentes à micro e pequenas empresas de setores de serviços. O estudo percorreu algumas fases: a primeira procurou, de forma qualitativa e exploratória, por meio de revisão sistemática, onde foram identificados os principais elementos que compunham modelos de negócios, de tal forma que esses elementos foram classificados e categorizados por meio de análise de conteúdo pelas suas semelhanças e diferenças; posteriormente, foi proposto um modelo de negócios composto por 7 elementos: valor, recursos, processos, atores, canais, financeiro e organizacional, os quais foram divididos em 19 subníveis (subelementos). Por fim, a aderência do modelo foi verificada, com o auxílio da aplicação de seis caso experimentais, com prestadores de serviços de nichos distintos. O principal resultado proposto foi o Modelo de Negócios para à Área de Serviços (MNAS) acompanhado de um método de aplicação, composto, por um conjunto de questões norteadoras, capazes de direcionar e simplificar sua utilização, principalmente, por profissionais sem formação específica em gestão e negócios. Além disso, foi dado início a discussão do MNAS em conjunto a um ciclo de utilização, onde estudos futuros poderão ser desenvolvidos. A conclusão é que o MNAS foi 92,99% aderente aos casos aplicados e que não há obrigatoriedade da presença de todos os elementos para que o modelo possa ser utilizado, isso fica claro com o elemento governança. O foco deste estudo não foi o de generalizações, mas sim de contribuir para a construção teórica e aplicação simplificada de modelos de negócios, em empresas de quaisquer portes
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Abstract: Business Models have received attention, both from academia and from the market, especially since 2000, when the amount of research has grown exponentially. During the Covid-19 pandemic, the importance of this tool intensified, especially for the service sector, which was the most impacted...
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Abstract: Business Models have received attention, both from academia and from the market, especially since 2000, when the amount of research has grown exponentially. During the Covid-19 pandemic, the importance of this tool intensified, especially for the service sector, which was the most impacted in the period. However, there is no agreement among researchers on the concepts, elements, and methods of modeling business models. Therefore, the objective of this thesis was to propose a business model that has a set of elements that adhere to micro and small companies in the service sectors. The study went through some phases: the first sought, in a qualitative and exploratory way, through a systematic review, where the main elements that made up business models were identified, in such a way that these elements were classified and categorized through content analysis for their similarities and differences; subsequently, a business model composed of 7 elements was proposed: value, resources, processes, actors, channels, financial and organizational, which were divided into 19 sub-levels (sub-elements). Finally, the adherence of the model was verified, with the help of the application of six experimental cases, with service providers from different niches. The main result proposed was the Business Model for the Services Area (BMSA) accompanied by an application method, consisting of a set of guiding questions, capable of directing and simplifying its use, mainly by professionals without specific training in management and business. In addition, the discussion of the BMSA was started together with a cycle of use, where future studies could be developed. The conclusion is that the BMSA was 92,99% adherent to the applied cases and that all elements are not mandatory for the model to be used, this is clear with the governance element. The focus of this study was not on generalizations, but on contributing to the theoretical construction and simplified application of business models in companies of any
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Batocchio, Antonio, 1953-
Orientador
Lima Júnior, Orlando Fontes, 1958-
Avaliador
Carvalho, Ruy de Quadros, 1953-
Avaliador
Canciglieri Junior, Osiris
Avaliador
Duran Acevedo, Orlando Mauricio
Avaliador
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Núbia da Silva Batista Brandão
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