A implementação de um curso de ultrassonografia pulmonar para fisioterapeutas [recurso eletrônico] = The implementation of a pulmonary ultrasound course for physiotherapists
Lidiane Andrade Monteiro de Souza
DISSERTAÇÃO
Multilíngua
T/UNICAMP So89i
[The implementation of a pulmonary ultrasound course for physiotherapists]
Campinas, SP : [s.n.], 2022.
1 recurso online (73 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientadores: Thiago Martins Santos, Luciana Castilho de Figueiredo
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas
Resumo: Introdução: A ultrassonografia pulmonar à beira-leito (L-POCUS – do inglês Lung Point of Care Ultrasound) é uma ferramenta eficiente para a avaliação de pacientes gravemente enfermos, internados em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Pode ser utilizada como feedback visual pelos...
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Resumo: Introdução: A ultrassonografia pulmonar à beira-leito (L-POCUS – do inglês Lung Point of Care Ultrasound) é uma ferramenta eficiente para a avaliação de pacientes gravemente enfermos, internados em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Pode ser utilizada como feedback visual pelos profissionais que atuam com pacientes que necessitam de estratégias mais elaboradas para monitorização da função pulmonar. Os fisioterapeutas respiratórios que atuam em pacientes submetidos à ventilação mecânica, em ambiente de UTI e Emergências Clínicas, desempenham um papel fundamental na construção de estratégias ventilatórias, no entanto, ainda não há treinamento L-POCUS difundido para estes profissionais. Objetivos: Nosso objetivo foi descrever um modelo de implementação de um curso L-POCUS para fisioterapeutas respiratórios e avaliar a efetividade em relação a aquisição e retenção de conhecimentos e habilidades. Também avaliamos a concordância entre fisioterapeutas e supervisores do curso para quantificação de edema pulmonar através de um escore (LUS - do termo em inglês Lung Ultrasound Score). Métodos: O curso foi composto por uma combinação de métodos que envolvem conteúdos em forma de vídeo aulas on-line, seguidas de palestras presenciais e estações de treinamento prático (incluindo o ensino para cálculo do LUS) e simulação com L-POCUS. Um teste de múltipla escolha com 30 questões (pontuação de 0,33 por pergunta - pontuação total de 10) foi aplicado antes de acessar o Ambiente Virtual de Aprendizagem (pré-AVA), antes de iniciar o curso presencial (pré-curso) e ao final do curso presencial (pós-curso). Posteriormente os fisioterapeutas coletaram exames L-POCUS em pacientes reais durante sua rotina de trabalho, os quais foram avaliados remotamente pelos supervisores do curso através do cálculo do LUS e feedback virtual por escrito para os fisioterapeutas. Resultados: Treze fisioterapeutas participaram da pesquisa e coletaram 59 exames L-POCUS. Os resultados do questionário quando comparados com os momentos de aplicação foram para pré-AVA com pré-curso (3,6 ± 1,58 e 5,94 ± 1,45); pré-curso com pós-curso (5,94 ± 1,45 e 8,5 ± 0,71); pré-AVA com pós-curso (3,6 ± 1,3; e 8,3 ± 1,0) com p <0,001 para todos. O Coeficiente de Correlação Intraclasse (ICC) para o cálculo do LUS entre os fisioterapeutas e os avaliadores foi de 0,814 com p<.001. Conclusão: Os fisioterapeutas mostraram aumento da aquisição e retenção de curto prazo de conhecimentos e habilidades, que parecem ser mantidos, conforme observados pela concordância entre eles e os supervisores. Também observamos uma boa correlação intraclasse entre treinadores e supervisores na avaliação do LUS
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Abstract: Introduction: Lung Point of Care Ultrasound (L-POCUS) is an efficient tool for the evaluation of critically ill patients admitted to the Intensive Care Unit (ICU). It can be used as visual feedback by professionals who work with patients who need more elaborate strategies for monitoring...
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Abstract: Introduction: Lung Point of Care Ultrasound (L-POCUS) is an efficient tool for the evaluation of critically ill patients admitted to the Intensive Care Unit (ICU). It can be used as visual feedback by professionals who work with patients who need more elaborate strategies for monitoring lung function. Respiratory physiotherapists who work with patients undergoing mechanical ventilation, in an ICU environment and Clinical Emergencies, play a key role in building ventilatory strategies, however, there is still no widespread L-POCUS training for these professionals. Objectives: Our objective was to describe an implementation model of an L-POCUS course for respiratory physiotherapists and to evaluate the effectiveness in relation to the acquisition and retention of knowledge and skills. We also evaluated the agreement between physical therapists and course supervisors for the quantification of pulmonary edema through a Lung Ultrasound Score (LUS). Methods: The course consisted of a combination of methods involving content in the form of online video classes, followed by face-to-face lectures and practical training stations (including teaching for LUS calculation) and simulation with L-POCUS. A 30-question multiple-choice test (score of 0.33 per question - total score of 10) was administered before accessing the Virtual Learning Environment (pre-AVA), before starting the face-to-face course (pre-course) and at the end of the face-to-face course (post-course). Subsequently, physical therapists collected L-POCUS exams on real patients during their work routine, which were evaluated remotely by course supervisors through LUS calculation and written virtual feedback to physical therapists. Results: Thirteen physical therapists participated in the research and collected 59 L-POCUS exams. The results of the questionnaire when compared with the times of application were for pre-AVA with pre-course (3.6 ± 1.58 and 5.94 ± 1.45); pre-course with post-course (5.94 ± 1.45 and 8.5 ± 0.71); pre-AVA with post-course (3.6 ± 1.3; and 8.3 ± 1.0) with p < 0.001 for all. The Intraclass Correlation Coefficient (ICC) for calculating LUS between physical therapists and evaluators was 0.814 with p<.001. Conclusion: Physical therapists showed increased acquisition and short-term retention of knowledge and skills, which seem to be maintained, as observed by agreement between them and supervisors. We also observed a good intraclass correlation between coaches and supervisors in the LUS assessment
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Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Santos, Thiago Martins, 1978-
Orientador
Falcão, Antonio Luis Eiras, 1959-
Avaliador
Oliveira, Ana Claudia Tonelli de
Avaliador
Figueiredo, Luciana Castilho de
Coorientador
A implementação de um curso de ultrassonografia pulmonar para fisioterapeutas [recurso eletrônico] = The implementation of a pulmonary ultrasound course for physiotherapists
Lidiane Andrade Monteiro de Souza
A implementação de um curso de ultrassonografia pulmonar para fisioterapeutas [recurso eletrônico] = The implementation of a pulmonary ultrasound course for physiotherapists
Lidiane Andrade Monteiro de Souza