Ocasionalismo na filosofia de Descartes entre 1641 e 1649 [recurso eletrônico] = Occasionalism in Descartes' philosophy from 1641 to 1649
Gabriel Arruti Aragão Vieira
TESE
Português
T/UNICAMP V673o
[Occasionalism in Descartes' philosophy from 1641 to 1649]
Campinas, SP : [s.n.], 2022.
1 recurso online (147 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Márcio Augusto Damin Custódio
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Resumo: A interpretação defendida nesta tese consiste na compreensão de que, após a publicação das Meditações, houve uma mudança na concepção de causalidade proposta por Descartes naquele texto. Nas Meditações, Descartes apresenta uma concepção de causalidade interacionista que consiste na ideia de...
Ver mais
Resumo: A interpretação defendida nesta tese consiste na compreensão de que, após a publicação das Meditações, houve uma mudança na concepção de causalidade proposta por Descartes naquele texto. Nas Meditações, Descartes apresenta uma concepção de causalidade interacionista que consiste na ideia de que as substâncias finitas, alma e corpo, são causas eficientes das mudanças que acontecem quando há interação entre elas. Essa perspectiva foi criticada pelos interlocutores contemporâneos de Descartes a exemplo de Gassendi, Arnauld e Elizabeth. O conteúdo dessas críticas é chamado de problema da heterogeneidade. O problema da heterogeneidade se fundamenta na alegação de que é impossível que uma alma e um corpo interajam entre si porque eles têm naturezas distintas, i.e. almas são imateriais e corpos são materiais. Buscando resolver esse problema, Descartes gradualmente desenvolve, durante os últimos dez anos de sua vida, uma concepção ocasionalista de causalidade. De acordo com essa concepção, a causa de todas as mudanças na natureza é Deus, de modo que a distinção de natureza entre alma e corpo não impede que haja relação entre eles
Ver menos
Abstract: The interpretation defended in this thesis consists of the comprehension that, after the publication of the Meditations, there was a change in the causality conception proposed by Descartes in that text. In the Meditations, Descartes presents an interactionist causality conception which is...
Ver mais
Abstract: The interpretation defended in this thesis consists of the comprehension that, after the publication of the Meditations, there was a change in the causality conception proposed by Descartes in that text. In the Meditations, Descartes presents an interactionist causality conception which is the idea that the finite substances, soul and body, are efficient causes of changes that happens when there is an interaction between them. This perspective was criticized by Descartes' contemporary interlocutors such as Gassendi, Arnauld and Elizabeth. This criticism's content is called the heterogeneity problem. The heterogeneity problem rely on the allegation that it is impossible for a soul and a body to interact with each other because they have distinct nature, i.e. souls are immaterial and bodies are material. Looking forward to solving this problem, Descartes gradually developed, during the last ten years of his life, an occasionalist causality conception. According to this conception, the cause of all changes in nature is God, hence the distinction of nature between soul and body, does not preclude their relationship
Ver menos
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Custódio, Márcio Augusto Damin, 1970-
Orientador
Évora, Fátima Regina Rodrigues, 1958-
Avaliador
Levy, Lia
Avaliador
Battisti, César Augusto
Avaliador
Ferreira, Giorgio Gonçalves, 1982-
Avaliador
Ocasionalismo na filosofia de Descartes entre 1641 e 1649 [recurso eletrônico] = Occasionalism in Descartes' philosophy from 1641 to 1649
Gabriel Arruti Aragão Vieira
Ocasionalismo na filosofia de Descartes entre 1641 e 1649 [recurso eletrônico] = Occasionalism in Descartes' philosophy from 1641 to 1649
Gabriel Arruti Aragão Vieira