COAPES PAIDEIA [recurso eletrônico] : cogestão para integração ensino-serviço no âmbito da Atenção Primária à Saúde
Ângela Moreira Vitória
TESE
Português
T/UNICAMP V833c
[COAPES PAIDEIA]
Campinas, SP : [s.n.], 2022.
1 recurso online (159 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Gastão Wagner de Sousa Campos
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas
Resumo: Um conjunto de esforços e de políticas públicas vêm sendo observados ao longo de muitos anos, visando a integração ensino-serviço, o fortalecimento do ensino de Atenção Primária à Saúde – APS e da interdisciplinaridade no SUS. Ainda assim, existem muitos obstáculos para o sucesso dessas...
Ver mais
Resumo: Um conjunto de esforços e de políticas públicas vêm sendo observados ao longo de muitos anos, visando a integração ensino-serviço, o fortalecimento do ensino de Atenção Primária à Saúde – APS e da interdisciplinaridade no SUS. Ainda assim, existem muitos obstáculos para o sucesso dessas iniciativas. Em 2013, pela Lei do Mais Médicos, foi criada mais uma estratégia nessa direção. Tratava-se do Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Serviço – o COAPES. Apesar de chamar-se apenas de contrato, a política apontava para cogestão. A Universidade Federal de Pelotas – UFPel e a Secretaria Municipal de Saúde – SMS de Pelotas olharam para essa política como oportuna e construíram uma instância de cogestão chamada comitê gestor do COAPES da UFPel. Formado por representantes de nove cursos de graduação da saúde da UFPel e por representantes da SMS, o comitê gestor do COAPES da UFPel reuniu-se mensalmente desde 2018, com o objetivo de gerir a integração ensino-serviço na instituição e foi objeto de estudo desta tese. Durante o processo, o coletivo optou por trabalhar com o Método Paideia, investigou o ensino prático de APS por meio de um inquérito com 370 estudantes, desenvolveu várias iniciativas integradoras, avaliou sua repercussão nas reuniões e permitiu a gravação das reuniões para análise temática do conteúdo. Os maiores destaques do diagnóstico do ensino prático de APS são a satisfação de 80% dos estudantes com as atividades, a fortaleza das competências clínicas e a fragilidade da clínica ampliada e da vigilância. O maior destaque na análise temática das reuniões é para a imensidão de obstáculos que o grupo encontra para cumprir a sua tarefa que, mesmo assim, não impede a criatividade e produtividade do grupo, tornando-se um espaço de resistência em defesa do SUS, da APS e da interdisciplinaridade
Ver menos
Abstract: A set of efforts and public policies have been observed over many years aiming at the teaching-service integration, the strengthening of Primary Health Care – PHC teaching and interdisciplinarity in the SUS. Still, there are many obstacles to the success of these initiatives. In 2013, in...
Ver mais
Abstract: A set of efforts and public policies have been observed over many years aiming at the teaching-service integration, the strengthening of Primary Health Care – PHC teaching and interdisciplinarity in the SUS. Still, there are many obstacles to the success of these initiatives. In 2013, in the Lei do Mais Médicos, another strategy was created in this direction. It was about the Teaching-Service Public Action Organizational Contract – COAPES. Despite being called just a contract, the policy pointed to co- management. The Federal University of Pelotas – UFPel and the Municipal Health Department – SMS of Pelotas saw this policy as timely and built a co-management instance called Local Management Committee COAPES at UFPel. Formed by representatives of nine undergraduate health courses at UFPel and representatives from SMS, Local Management Committee COAPES at UFPel has met monthly since 2018 with the objective of managing the teaching-service integration in the institution and was object of study of this thesis. During the process, the collective chose to work with the Paidéia Method, investigated the practical teaching of PHC by Through a survey with 370 students, it developed several integrative initiatives, evaluated their impact on the meetings and allowed the recording of the meetings for thematic analysis of the content. The main highlights of the diagnosis of the practical teaching of PHC are the satisfaction of 80% of the students with the activities, the strength of clinical skills and the fragility of the expanded clinic and surveillance. The greatest highlight in the thematic analysis of the meetings is the immensity of obstacles that the group encounters to fulfill its task, which, even so, does not impede the creativity and productivity of the group, becoming a space of resistance in defense of SUS, PHC and interdisciplinarity
Ver menos
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Campos, Gastão Wagner de Sousa, 1952-
Orientador
Cyrino, Antônio de Pádua Pithon
Avaliador
Fassa, Anaclaudia Gastal
Avaliador
Sacardo, Daniele Pompei, 1974-
Avaliador
Cunha, Gustavo Tenório, 1969-
Avaliador
COAPES PAIDEIA [recurso eletrônico] : cogestão para integração ensino-serviço no âmbito da Atenção Primária à Saúde
Ângela Moreira Vitória
COAPES PAIDEIA [recurso eletrônico] : cogestão para integração ensino-serviço no âmbito da Atenção Primária à Saúde
Ângela Moreira Vitória