Em torno do discurso da/sobre a militarização de escolas no Brasil [recurso eletrônico]
Dener Gabriel Ferrari
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP F412e
[Around the discourse of/about the militarization of schools in Brazil]
Campinas, SP : [s.n.], 2022.
1 recurso online (123 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Ana Cláudia Fernandes Ferreira
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem
Resumo: Esta dissertação tematiza o discurso da/sobre a militarização de escolas públicas no Brasil a partir da análise de três políticas educacionais empreendidas em lugares e tempos distintos, a saber: i) a fundação, em 1889, e os primeiros anos de funcionamento do Imperial Colégio Militar; ii) a...
Ver mais
Resumo: Esta dissertação tematiza o discurso da/sobre a militarização de escolas públicas no Brasil a partir da análise de três políticas educacionais empreendidas em lugares e tempos distintos, a saber: i) a fundação, em 1889, e os primeiros anos de funcionamento do Imperial Colégio Militar; ii) a criação, em 1998, e a expansão massiva, a partir de 2013, dos Colégios da Polícia Militar de Goiás; e iii) a criação, em 2019, e a implementação do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares. Para a análise dessas três políticas educacionais, procedi a montagem de um arquivo de leitura diverso, que inclui documentos oficiais, leis, programas e outros materiais, a partir dos quais busquei compreender algumas regularidades e especificidades discursivas dessas políticas educacionais. Como entrada analítica no material do arquivo de leitura, olhei para a maneira como determinados valores apareciam mobilizados enquanto argumentos nas três políticas educacionais e como eles estabeleciam relações de sentido por meio de formulações iguais e diferentes ao longo da história. A análise mostrou uma certa regularidade na enunciação desses valores, como uma característica diferencial das escolas militares, militarizadas e cívico-militares, embora eles nem sempre são os mesmos em suas diferentes condições de produção. Nas políticas educacionais mais recentes, ainda, é possível ver um imbricamento de sentido entre a questão dos valores da instituição e a questão da qualidade educacional. Por meio das análises realizadas, essa pesquisa pretende contribuir ao oferecer subsídios teóricos-analíticos para uma melhor compreensão de um recorte específico da história da escolarização no Brasil no que concerne à militarização de escolas
Ver menos
Abstract: This dissertation thematizes the discourse of/about the militarization of public schools in Brazil from the analysis of three educational policies undertaken in different places and times, namely: i) the foundation, in 1889, and the first years of operation of the Imperial Colégio Militar;...
Ver mais
Abstract: This dissertation thematizes the discourse of/about the militarization of public schools in Brazil from the analysis of three educational policies undertaken in different places and times, namely: i) the foundation, in 1889, and the first years of operation of the Imperial Colégio Militar; ii) the creation, in 1998, and the massive expansion, starting in 2013, of the Colégios da Polícia Militar de Goiás; and iii) the creation, in 2019, and implementation of the Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares. For the analysis of these three educational policies, I proceeded to assemble a diverse reading archive, which includes official documents, laws, programs and other materials, from which I sought to understand some regularities and discursive specificities of these educational policies. As an analytical entry into the reading archive material, I looked at the way in which certain values appeared mobilized as arguments in the three educational policies and how they established relationships of meaning through the same and different formulations throughout history. The analysis showed a certain regularity in the enunciation of these values, as a differential characteristic of military, militarized and civic-military schools, although they are not always the same in their different conditions of production. In more recent educational policies, it is still possible to see an overlapping of meaning between the question of the institution's values and the question of educational quality. Through the analyzes carried out, this research intends to contribute by offering theoretical-analytical subsidies for a better understanding of a specific part of the history of schooling in Brazil regarding the militarization of schools
Ver menos
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Em torno do discurso da/sobre a militarização de escolas no Brasil [recurso eletrônico]
Dener Gabriel Ferrari
Em torno do discurso da/sobre a militarização de escolas no Brasil [recurso eletrônico]
Dener Gabriel Ferrari