Interação universidade-empresa [recurso eletrônico] : estudo da criação, difusão e utilização do conhecimento científico e tecnológico em contextos periféricos
Paulo Aparecido Tomáz
TESE
Português
T/UNICAMP T591i
[University-industry interaction]
Campinas, SP : [s.n.], 2022.
1 recurso online (198 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Bruno Brandão Fischer
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais
Resumo: As Instituições de Ensino Superior (IES) vêm atraindo a atenção de formuladores de políticas e de empresas devido ao potencial dessas instituições na contribuição para o desenvolvimento econômico e social das regiões. Nos ecossistemas de inovação, as universidades têm se destacado como...
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Resumo: As Instituições de Ensino Superior (IES) vêm atraindo a atenção de formuladores de políticas e de empresas devido ao potencial dessas instituições na contribuição para o desenvolvimento econômico e social das regiões. Nos ecossistemas de inovação, as universidades têm se destacado como importantes parceiras, contribuindo com a produção, disseminação e aplicação de conhecimento no sistema produtivo. Diversos modelos teóricos como Sistemas de Inovação, Hélice Tríplice e Inovação Aberta têm destacado as IES como componentes importantes na dinâmica da interação universidade-empresa com vistas à inovação. No entanto, a literatura predominante que trata da interação universidade-empresa apresenta como modelo de sucesso regiões com alto dinamismo econômico como Stanford, Cambridge, e em menor proporção, algumas Universidades brasileiras vêm ganhando destaque nessa área. Porém, acredita-se que diferentes contextos econômicos demandam estratégias diversificadas de atuação dessas instituições para alcançarem o sucesso na interação com o sistema produtivo. Assim, parte-se do pressuposto que regiões periféricas têm menor possibilidade de se beneficiarem dos conhecimentos e tecnologias desenvolvidos no meio acadêmico. Embora tenham-se criados mecanismos para favorecer a disseminação e aplicação do conhecimento como os Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs), acredita-se que ainda restam barreiras que dificultam as atividades desses órgãos que os impedem de alcançarem maiores sucesso em sua área de atuação. Tais pressupostos motivaram esta pesquisa que busca compreender as possíveis contribuições dos NITs para a dinâmica da interação universidade-empresa, favorecendo, assim, o fluxo de conhecimento entre essas instituições e o sistema produtivo na implementação da política de inovação das IES. Para tanto, foi realizado um estudo de casos múltiplos nos NITs dos Institutos Federais presentes em Minas Gerais, cujo objetivo da pesquisa consiste em analisar a capacidade dos NITs em apoiar as Instituições de Ensino Superior na implementação da Política Institucional de Inovação em contextos periféricos. Para se alcançar o objetivo proposto, foi elaborada uma questão fundamental que norteou o desenvolvimento da pesquisa, a saber: Qual é a capacidade dos NITs de fomentar, apoiar, moderar e promover a integração das respectivas IES com o setor produtivo em contextos periféricos? A metodologia adotada é qualitativa e foram analisados dados primários e secundários, os primeiros colhidos por meio de entrevistas semiestruturadas e os demais por meio de análise documental. Na análise, incluiu-se a triangulação de dados obtidos das diferentes fontes. Vale destacar que a pesquisa envolveu os cinco Institutos Federais de Minas Gerais, que corresponde à totalidade e foram entrevistados Coordenadores de NITs, pesquisadores e representantes de empresas. A estrutura de análise envolveu atores e instituições; canais de interação; barreiras e condições ecossistêmicas sobre os quais foram formuladas proposições que alimentaram um Framework analítico. Os resultados mostram pouca interação dos NITs com o setor produtivo local e a necessidade de empoderamento do órgão, tanto em termos de reposicionamento na estrutura da IES quanto em termos de pessoal disponível para exercer as atividades fundamentais. Além disso, observou-se que fatores ambientais no nível ecossistêmico como o dinamismo econômico e a capacidade de absorção; institucionais nos níveis das IES como capacidade estrutural, incentivo e disponibilidade dos pesquisadores; e organizacionais nos níveis dos NITs como a falta de pessoal são elementos críticos que limitam o alcance do sucesso por parte dos NITs na promoção da interação das IES com o ambiente produtivo e consequentemente influenciam na contribuição da Instituição para o desenvolvimento local ou regional. Verificou-se também que nas regiões periféricas as demandas estão mais voltadas para tecnologias que resolvam problemas sociais emergentes. Dessa forma, esta pesquisa traz uma nova perspectiva da interação universidade-empresa
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Abstract: Universities have been attracting the attention of both policy makers and companies due to their potential to contribute to economic and social development of the regions. In innovation ecosystems these institutions have stood out as important partners and in many cases they act as...
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Abstract: Universities have been attracting the attention of both policy makers and companies due to their potential to contribute to economic and social development of the regions. In innovation ecosystems these institutions have stood out as important partners and in many cases they act as leaders, contributing to the production of knowledge, promoting and favoring its dissemination and showing different possibilities of application in the production system. Several theoretical approaches such as Innovation Systems, Triple Helix and Open Innovation have addressed this issue and highlighted universities as important elements in the dynamics of university-industry interactions with a view to innovation, whose impacts are directly related to local and regional development. However, the predominant literature dealing with successful cases of university-industry interaction presents as a model regions with high economic dynamism such as Stanford, Cambridge, and even in Brazil some university have been gaining prominence in this area. It is believed that different economic contexts demand diversified action strategies from these institutions to be successful in interacting with the production system. Thus, it is assumed that economically disadvantaged regions are less likely to take advantage of knowledge and technologies developed in academia. Although mechanisms have been created to favor the dissemination and application of knowledge, such as the Technological Innovation Centers (NITs), it is believed that there are still limitations that hinder the activities of these bodies that prevent them from achieving greater success in their work. Such assumptions motivated this research, which seeks to understand the possible contributions of Technological Innovation Centers to the dynamics of university-industry interaction, thus favoring the flow of knowledge between these institutions and the implementation of universities’ innovation policies. Therefore, a multiple case study was carried out in the Technological Innovation Centers of the Federal Institutes present in Minas Gerais. The objective of the research is to analyze the capacity of NITs to support Higher Education Institutions in the implementation of the Institutional Innovation Policy in peripheral contexts. To achieve the proposed objective, a fundamental question that will guide the development of the research was elaborated, namely: What is the effective capacity of Technological Innovation Centers to foster, support, moderate and promote the integration of the respective HEIs with the productive sector in different economic contexts? The methodology adopted is predominantly qualitative. Primary and secondary data were analyzed, the first collected through semi-structured interviews and the others through document analysis. Data analysis was performed through the application of Nvivo, which contributed to the categorization and classification of data. This analysis included the triangulation of data obtained from different sources. It is important to highlight that the research involved the five Federal Institutes of Minas Gerais, which corresponds to the totality, and that NIT coordinators, researchers and company representatives were interviewed. The analysis involved actors and institutions; interaction channels; barriers and ecosystem conditions on which propositions were formulated that fed an analytical framework. The results show little interaction of the NITs with the local productive sector and the need for empowerment of the agency, both in terms of repositioning in the structure of the IES and in terms of personnel available to carry out fundamental activities. Furthermore, it was observed that environmental factors at the ecosystem level such as economic dynamism and absorption capacity; institutional at the HEI levels such as structural capacity, encouragement and availability of researchers; organizational and organizational levels at the NITs, such as the lack of personnel, are critical elements that limit the achievement of success by the NITs in promoting the interaction of HEIs with the productive environment and, consequently, influence the Institution's contribution to local or regional development. Additionally, it was verified that in the peripheral regions the demands are more focused on technologies that solve emerging social problems. Thus, this research brings a new perspective of university-industry interaction
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Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Fischer, Bruno Brandão, 1983-
Orientador
Torkomian, Ana Lúcia Vitale, 1964-
Avaliador
Ruffoni, Janaina
Avaliador
Spatti, Ana Carolina, 1991-
Avaliador
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Paulo Aparecido Tomáz
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