Uma interpretação do Auto da Compadecida à luz dos temas do corpo e do movimento [recurso eletrônico]
Anaí de Abreu Pigatto
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP P622i
[An interpretation of Auto da Compadecida in light of the themes of body and movement]
Campinas, SP : [s.n.], 2021.
1 recurso online (123 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Odilon José Roble
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo analisar a obra de Ariano Suassuna, Auto da Compadecida (1955), assim como ampliar o olhar sobre o conjunto de seu legado artístico, levando em consideração sua dimensão estética e a importância do diálogo com outros campos do conhecimento. Para tanto,...
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Resumo: O presente trabalho tem por objetivo analisar a obra de Ariano Suassuna, Auto da Compadecida (1955), assim como ampliar o olhar sobre o conjunto de seu legado artístico, levando em consideração sua dimensão estética e a importância do diálogo com outros campos do conhecimento. Para tanto, recorremos à filosofia de Arthur Schopenhauer e atravessamentos com a corrente vitalista ou filosofia do impulso para compor nexos de inteligibilidade entre a estética de Ariano e leituras sobre o corpo e o movimento dentro de sua obra. Com o intuito de dar capilaridade à obra desse grande escritor, dramaturgo e professor, propomos como reflexão equiparar o seu legado artístico com as qualidades do gênio, tal como Schopenhauer em 1819 anunciou. Por meio de um diálogo entre alguns aspectos da cultura popular brasileira, propomos perspectivar o pensamento de Ariano como chave de leitura para também tratar dos temas que tangenciam o corpo e o movimento junto a esse universo artístico. Ainda que saibamos que a disposição artística de maior expressão para esse autor tenha sido a literatura, acreditamos que o corpo e a corporeidade possuem um lugar de importância junto aos componentes estéticos dessa cultura popular brasileira e que a obra de Suassuna contribui em muito por alargar tais perspectivas. A vista disso, apresentamos uma reflexão sobre a Estética filosófica de Suassuna, elencando discussões sobre as categorias da Beleza, tal como compreendidas em seu sentido clássico e descritas pelo próprio Suassuna, além da exposição de suas correspondências com a ideia de uma fisicalidade presente no humano e suas possibilidades de leitura junto ao universo popular brasileiro
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Abstract: The present work aims to analyze the work of Ariano Suassuna, Auto da Compadecida (1955), as well as to broaden the view over the whole of his artistic legacy, taking into account its aesthetic dimension and the importance of dialogue with other fields of knowledge. To do so, we referred...
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Abstract: The present work aims to analyze the work of Ariano Suassuna, Auto da Compadecida (1955), as well as to broaden the view over the whole of his artistic legacy, taking into account its aesthetic dimension and the importance of dialogue with other fields of knowledge. To do so, we referred to Arthur Schopenhauer's philosophy and the vitalist thinking to compose intelligible links between Ariano's aesthetics and the perception about body and movement within his work. In order to enlarge the scope of this great writer, playwright and teacher’s work, we propose, as a reflection, to compare his artistic legacy with the qualities of genius, as Schopenhauer announced in 1819. Through a dialogue between some aspects of Brazilian popular culture, we propose to put Ariano's thought in perspective as a key for reading to also deal with themes that touch the body and movement in this artistic universe. Although we know that the most expressive artistic disposition for this author has been literature, we believe that the body and "corporeality" have an important place in the aesthetic components of this Brazilian popular culture and that Suassuna's work contributes greatly to broadening such perspectives. In view of this, we present a reflection on the philosophical aesthetic of Suassuna, listing discussions on the categories of Beauty, as understood in its classical sense and described by Suassuna himself, in addition to exposing his correspondences with the idea of a "physicality" present in the human and its reading possibilities in the Brazilian popular universe
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Uma interpretação do Auto da Compadecida à luz dos temas do corpo e do movimento [recurso eletrônico]
Anaí de Abreu Pigatto
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