A formulação de um saber linguístico no Manual de Comunicação LGBTI+ [recurso eletrônico]
Matheus da Silva Medeiros
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP M467f
[The formulation of a linguistic knowledge in the Manual de Comunicação LGBTI+]
Campinas, SP : [s.n.], 2022.
1 recurso online (239 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Ana Cláudia Fernandes Ferreira
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem
Resumo: Esta dissertação inscreve-se em uma posição discursiva no interior da História das Ideias Linguísticas e tem como objetivo a investigação de como se dá a formulação de um saber linguístico LGBTQIA+ no Manual de Comunicação LGBTI+, organizado por Toni Reis e publicado no ano de 2018. Nesse...
Ver mais
Resumo: Esta dissertação inscreve-se em uma posição discursiva no interior da História das Ideias Linguísticas e tem como objetivo a investigação de como se dá a formulação de um saber linguístico LGBTQIA+ no Manual de Comunicação LGBTI+, organizado por Toni Reis e publicado no ano de 2018. Nesse percurso, a partir do conceito de manualização (PUECH, 2018), desenvolvemos uma reflexão sobre o funcionamento do manual, compreendido nesta pesquisa como instrumento linguístico (AUROUX, 1992) e instrumento de metassaberes (ESTEVES, 2014). Essa perspectiva é justificada pela observação de que o Manual constitui saberes que são concomitantemente sobre a língua e sobre o mundo, a partir de uma dimensão normativo-pedagógica que tem efeitos sobre o modo como se organizam os saberes LGBTQIA+. Além disso, tendo em conta o propósito de compreender as condições de produção do material de análise, refletimos sobre a historicidade do discurso dos direitos humanos, sobre a consolidação do capitalismo neoliberal globalizado e seus impactos sobre a relação dos movimentos LGBTQIA+ com o Estado e com o Mercado, uma vez que organizações como a UNAIDS Brasil, relacionada às Nações Unidas e ao Banco Mundial, comparecem como um dos apoios institucionais à elaboração do Manual. Nesse processo, salientamos que a tensa e contraditória relação entre dominação e resistência é incontornável. Por fim, em um gesto de construção arquivística, desenvolvemos a análise do Manual de Comunicação LGBTI+, colocando-o ao lado de outros artefatos e materiais encontrados no ambiente digital, de maneira a mostrar que as "coisas-a-saber" (PÊCHEUX, 2006) constituídas nesse documento sempre poderiam ser organizadas de outra forma. Isso também nos permitiu contrastar as definições propostas para determinadas palavras com outras que também circulam, apontando para como os sentidos têm caráter provisório e estão sempre em movimento, apesar das tentativas de se obter um efeito de fechamento de sentidos e de precisão daquilo que se nomeia, o que Eni Orlandi chamou de "a equívoca busca pelo exato" (ORLANDI, 2017b). Ao final do texto, comentamos como uma perspectiva liberal do discurso dos direitos humanos, o discurso pedagógico e o discurso da normatividade linguística se entrelaçam na constituição desse saber linguístico LGBTQIA+; além disso, lançamos mão do conceito de "gramatização inclusiva", aqui proposto, delimitando esse momento histórico no século XXI em que um conjunto de produções sobre a temática LGBTQIA+ começa a ser difundido a partir de instrumentos linguísticos como os manuais, e inscrevemos o Manual de Comunicação LGBTI+ no interior desse aconteciment
Ver menos
Abstract: The present dissertation is situated in the area of History of Linguistic Ideas, from a discursive perspective. The study’s main goal is to investigate how a LGBTQIA+ linguistic knowledge is constructed in the Manual de Comunicação LGBTI+, written by Toni Reis and published in 2018....
Ver mais
Abstract: The present dissertation is situated in the area of History of Linguistic Ideas, from a discursive perspective. The study’s main goal is to investigate how a LGBTQIA+ linguistic knowledge is constructed in the Manual de Comunicação LGBTI+, written by Toni Reis and published in 2018. Moreover, from the manualization (PUECH, 2018) concept, an analysis on the manual’s functioning was carried out. It is important to mention that this manual is considered, in this study, a linguistic instrument (AUROUX, 1992) and a meta-knowledge instrument (ESTEVES, 2014). This perspective is explained by analyzing that the Manual establishes knowledge that is simultaneously about language and about the world. This is done by a normative pedagogical approach that has effects on how LGBTQIA+ knowledge is structured. Besides the understanding on the production conditions of the analyzed material, this dissertation brings to light the debate on the historicity of human rights discourse on the consolidation of globalized neoliberal capitalism and its impacts on the relationship of LGBTQIA+ movements with the Government and the Market. This is due to the fact that organizations such as the UNAIDS Brazil, that is related to the United Nations and the World Bank, took part as one of the institutional partners on the elaboration of the manual. In this process, it is important to point out that the tense and inconsistent relation between domination and resistance is unavoidable. In conclusion, in an act of archival building, the Manual de Comunicação LGBTI+ was analyzed by being compared side by side with other digital materials in order to show that "things-to-know" (PÊCHEUX, 2006) present in this material could have been organized in a different manner. This fact also made it possible to oppose the definitions given to certain words. This is because the meanings are temporary and are always changing, even though it is possible to see attempts to obtain closure and precision on some names; this is what Eni Orlandi calls "the misleading pursuit for precision" (ORLANDI, 2017b). At the end of the text, it is possible to find some comments on how the human rights, the pedagogical and the normativity discourses are intertwined in the LGBTQIA+ linguistic knowledge construction. In addition to that, the concept of "inclusive grammatization" is proposed, outlining this historical event in the 21st century in which a set of productions on the LGBTQIA+ theme started to be widespread in linguistic instruments such as the Manual de Comunicação LGBTI+ as addressed in the present study
Ver menos
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
A formulação de um saber linguístico no Manual de Comunicação LGBTI+ [recurso eletrônico]
Matheus da Silva Medeiros
A formulação de um saber linguístico no Manual de Comunicação LGBTI+ [recurso eletrônico]
Matheus da Silva Medeiros