A bateria na música instrumental de Hermeto Pascoal e Egberto Gismonti [recurso eletrônico] : estudos sobre a performance do baião, do maracatu e do frevo = The drum set in the instrumental music of Hermeto Pascoal and Egberto Gismonti: studies on the performance of baião, maracatu and frevo
Christiano Lima Galvão
TESE
Português
T/UNICAMP G139b
[The drum set in the instrumental music of Hermeto Pascoal and Egberto Gismonti]
Campinas, SP : [s.n.], 2022.
1 recurso online (334 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Fernando Augusto de Almeida Hashimoto
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes
Resumo: Esta tese investiga a bateria no âmbito da música instrumental de Hermeto Pascoal e Egberto Gismonti, focando no estudo da performance dos gêneros musicais baião, maracatu e frevo, seus instrumentos de percussão e suas adaptações para a bateria. O trabalho é resultado das análises das...
Ver mais
Resumo: Esta tese investiga a bateria no âmbito da música instrumental de Hermeto Pascoal e Egberto Gismonti, focando no estudo da performance dos gêneros musicais baião, maracatu e frevo, seus instrumentos de percussão e suas adaptações para a bateria. O trabalho é resultado das análises das interpretações de bateristas da música instrumental brasileira que executaram com diversas variações alguns ritmos nordestinos no instrumento, em contraste com execuções mais padronizadas. Neste sentido, o objetivo central desta tese é investigar de forma analítica a interpretação do maracatu, do baião e do frevo na bateria em performances advindas de gravações de Hermeto Pascoal e Egberto Gismonti entre os anos de 1965 e 2003. A pesquisa foca também nos padrões rítmicos referenciais dos gêneros selecionados, nas adaptações presentes em materiais didáticos e nos exemplos de performances mais padronizadas de bateristas que gravaram com orquestras populares e artistas ligados aos ritmos nordestinos, entre os anos de 1950 e 1980. O trabalho está dividido em cinco capítulos. Os dois primeiros falam sobre os gêneros musicais elencados, os instrumentos de percussão, células rítmicas características e adaptações na bateria. Os três últimos dissertam sobre a consolidação da música instrumental brasileira e seus artistas expoentes, a performance e interpretação do maracatu, baião e frevo por parte dos bateristas de Hermeto Pascoal e Egberto Gismonti no período estudado e as análises musicais propostas. Como procedimentos metodológicos, a pesquisa utiliza a transcrição musical das performances, o estudo analítico dos fonogramas e a análise musical das interpretações. O critério adotado nas análises foi o grau de complexidade e criatividade que as interpretações do baião, do frevo e do maracatu alcançaram quando executados na bateria. Com relação ao referencial teórico, esta tese se apoia nos trabalhos de Franco Fabbri sobre gênero musical, Ingrid Monson sobre a parte "sólida" e "liquida" do ritmo e de Nicholas Cook sobre o uso de fonogramas no estudo da performance musical. Os resultados obtidos na pesquisa, através das transcrições e análises, demonstram uma transformação mais evidente na interpretação do baião, do maracatu e do frevo na bateria no contexto da música instrumental brasileira a partir dos anos 1970, mais especificamente, na música de Hermeto Pascoal e Egberto Gismonti, onde seus bateristas estabelecem um novo paradigma de execução destes gêneros no instrumento
Ver menos
Abstract: This thesis investigates the drums in the scope of Hermeto Pascoal and Egberto Gismonti’s instrumental music focusing on the study of performance of the musical genres Baião, Maracatu, and Frevo, their percussion instruments, and their adaptations for the drum set. This work is the...
Ver mais
Abstract: This thesis investigates the drums in the scope of Hermeto Pascoal and Egberto Gismonti’s instrumental music focusing on the study of performance of the musical genres Baião, Maracatu, and Frevo, their percussion instruments, and their adaptations for the drum set. This work is the analysis of the variations of standard northeastern Brazilian rhythms performed by various Brazilian Jazz drummers. In this sense, the main objective of this thesis is to analyze the interpretation of Maracatu, Baião and Frevo on the drum set in performances from recordings by Hermeto Pascoal and Egberto Gismonti between 1965 and 2003. The research also focuses on the referential rhythmic patterns of the selected genres and its adaptations for the drum set in didactic materials. Furthermore, this work study examples of more standardized performances by drummers who recorded with popular orchestras and artists linked to Brazilian northeastern rhythms between the 1950s and 1980s. The work is divided into five chapters. The first two talk about the listed musical genres, percussion instruments, characteristic rhythmic cells, and adaptations on the drums. The last three discuss the consolidation of the Brazilian Instrumental Music and its exponent artists, the performance and interpretation of Maracatu, Baião and Frevo by Hermeto Pascoal and Egberto Gismonti’s drummers in the studied period, and the proposed musical analyses. As methodological procedures, the research uses the musical transcription, the analytical study of phonograms, and the musical analysis of performances. The criterion adopted in the analysis was the degree of complexity and creativity that the interpretations of Baião, Frevo and Maracatu reached when performed on drums. Regarding the theoretical framework, this thesis is based on the definition of musical genre by Franco Fabbri and the musicological literature on musical performance that encompasses the works of Ingrid Monson about the "solid" and "liquid" part of rhythm and Nicholas Cook’s work on the use of phonograms in the study of the performance. The results obtained in the transcriptions and analysis demonstrate a more evident transformation in the interpretation of Baião, Maracatu, and Frevo on drums in the context of the Brazilian Jazz from the 1970s onwards, and more specifically, in Hermeto Pascoal and Egberto Gismonti’s music where their drummers establish a new paradigm of playing these genres on the instrument
Ver menos
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Barsalini, Leandro, 1975-
Avaliador
Tiné, Paulo José de Siqueira, 1970-
Avaliador
Oliveira, Rodolfo Cardoso de
Avaliador
Queiroz, André Machado
Avaliador
A bateria na música instrumental de Hermeto Pascoal e Egberto Gismonti [recurso eletrônico] : estudos sobre a performance do baião, do maracatu e do frevo = The drum set in the instrumental music of Hermeto Pascoal and Egberto Gismonti: studies on the performance of baião, maracatu and frevo
Christiano Lima Galvão
A bateria na música instrumental de Hermeto Pascoal e Egberto Gismonti [recurso eletrônico] : estudos sobre a performance do baião, do maracatu e do frevo = The drum set in the instrumental music of Hermeto Pascoal and Egberto Gismonti: studies on the performance of baião, maracatu and frevo
Christiano Lima Galvão