Transição escola-trabalho [recurso eletrônico] : uma análise da influência da origem social sobre a inserção laboral dos jovens no Brasil
Ianca Almeida da Silva
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP Si38t
[School to work transition]
Campinas, SP : [s.n.], 2022.
1 recurso online (99 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Joice Melo Vieira
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Resumo: A população jovem do Brasil e do mundo tem sido um objeto de estudo intensamente abordado. Muito disso decorre da reconhecida participação dessa população no setor educacional e produtivo dos países. É justamente entre esses dois sistemas que se encontram as discussões sobre a transição...
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Resumo: A população jovem do Brasil e do mundo tem sido um objeto de estudo intensamente abordado. Muito disso decorre da reconhecida participação dessa população no setor educacional e produtivo dos países. É justamente entre esses dois sistemas que se encontram as discussões sobre a transição escola-trabalho dos jovens. A pressão por qualificação e exigências meritocráticas desconsideram os diferenciais socioeconômicos e de origem social presentes no processo pelos quais os jovens transitam entre estes sistemas. Tendo em vista tais pontos questiona-se: a origem social dos jovens influi sobre seu nível educacional e destino no mercado laboral? E ao considerarmos a relevância da educação e crescente busca pela qualificação profissional no decorrer dos anos, o sistema educacional brasileiro atuaria como "equalizador social", abrindo as mesmas oportunidades laborais para pessoas de origens sociais e características sociodemográficas distintas? Para responder a estes questionamentos, além de situarmos o contexto de políticas públicas e coortes de nascimento vivenciadas pelos jovens, utilizamos da triangulação Origem social- Nível educacional- Destino ocupacional, buscando cercar os pontos relevantes para o processo de transição. Os dados analisados são provenientes do School-to-work Transition Survey (SWTS), elaborado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), e aplicado no Brasil em 2013. A partir das análises descritivas e regressões logísticas multinomiais múltiplas, os resultados indicam que o nível educacional do jovem é o fator mais fortemente relacionado com o seu destino ocupacional. Contudo, tanto a origem social, quanto sexo e raça/cor possuem grandes influências sobre o nível educacional e ocupação dos jovens, resultando em diferenciais negativos expressivos para os jovens procedentes de grupos socialmente desprivilegiados
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Abstract: The young population of Brazil and the world has been an object of study intensively addressed. This stems from the recognized participation of this population in the educational and productive sectors of the countries. It is precisely between these two systems that the discussions on the...
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Abstract: The young population of Brazil and the world has been an object of study intensively addressed. This stems from the recognized participation of this population in the educational and productive sectors of the countries. It is precisely between these two systems that the discussions on the school-work transition of young people are found. The pressure for qualification and meritocratic requirements disregard the socioeconomic and social origin differences present in the process by which young people move between these systems. In view of these points, the question is: does the social origin of young people influence their educational level and destination in the labor market? And when we consider the relevance of education and the growing search for professional qualification over the years, would the Brazilian educational system act as a "social equalizer", opening up the same job opportunities for people of different social origins and sociodemographic characteristics? To answer these questions, in addition to situating the context of public policies and birth cohorts experienced by young people, we used the triangulation Social Origin- Educational Level- Occupational Destination, seeking to surround the relevant points for the transition process. The analyzed data come from the School-to-work Transition Survey (SWTS), prepared by the International Labor Organization (ILO), and applied in Brazil in 2013. From the descriptive analysis and multiple multinomial logistic regressions, the results indicate that the young people's educational level is the factor most strongly related to their occupational destiny. However, both social origin, sex and race/color have great influences on the educational level and occupation of young people, resulting in significant negative differentials for young people from socially underprivileged groups
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Transição escola-trabalho [recurso eletrônico] : uma análise da influência da origem social sobre a inserção laboral dos jovens no Brasil
Ianca Almeida da Silva
Transição escola-trabalho [recurso eletrônico] : uma análise da influência da origem social sobre a inserção laboral dos jovens no Brasil
Ianca Almeida da Silva