O sentido do corte e da sua negação [recurso eletrônico] : reflexões sobre a montagem no documentário brasileiro contemporâneo
Daniel Ifanger
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP If1s
[The meaning of cut and its negation]
Campinas, SP : [s.n.], 2022.
1 recurso online (124 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Mariana Duccini Junqueira da Silva
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes
Resumo: A montagem de filmes documentários é considerada a etapa mais importante desse tipo de realização, pois enfrenta dificuldades que são inerentes à relação com o mundo histórico e à organização de um ponto de vista sobre o que se filma. Esta pesquisa investiga a montagem de três documentários...
Ver mais
Resumo: A montagem de filmes documentários é considerada a etapa mais importante desse tipo de realização, pois enfrenta dificuldades que são inerentes à relação com o mundo histórico e à organização de um ponto de vista sobre o que se filma. Esta pesquisa investiga a montagem de três documentários brasileiros contemporâneos: A cidade é uma só (2011), de Adirley Queirós, Górgona (2016), de Pedro Jezler e Fábio Furtado, e Estou me guardando para quando o carnaval chegar (2019), de Marcelo Gomes. O objetivo da análise é compreender como se organiza e controla, a partir da filmagem e da montagem, as imagens capturadas no real; assim como apreender os sentidos que a montagem introduz no material filmado através do corte, da sua ausência, ou das outras ferramentas possíveis no filme. Partindo da ideia de que há transformação e ponto de vista sobre o mundo real, apresentamos os métodos de montagem de documentários como processos variados, coerentes com seus projetos e que por isso respondem a questões de produção, de estilo e de relações com o cinema narrativo de ficção
Ver menos
Abstract: The editing of documentary films is considered the most important step in its production process, as it faces difficulties inherent in the relationship with the historical world and in organizing a point of view in relation to what is being filmed. This research investigates the role of...
Ver mais
Abstract: The editing of documentary films is considered the most important step in its production process, as it faces difficulties inherent in the relationship with the historical world and in organizing a point of view in relation to what is being filmed. This research investigates the role of editing of three contemporary Brazilian documentaries: A cidade é uma só? (2011), directed by Adirley Queirós; Górgona (2016), directed by Pedro Jezler and Fábio Furtado; and Estou me guardando para quando o Carnaval chegar (2019), directed by Marcelo Gomes, in order to understand how the footage organization and control takes place from the filming and editing of images captured in real life, in addition to seeking to understand the meanings that the editing introduces to the filmed material, from the cut, from the use of longer shots or other possible tools in the film. Based on the idea that there is a transformation and a point of view about the real world, we present the methods of editing documentaries as varied processes, well consistent with their prior projects and that, therefore, respond to questions of production, style and relationships with narrative cinema of fiction
Ver menos
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
O sentido do corte e da sua negação [recurso eletrônico] : reflexões sobre a montagem no documentário brasileiro contemporâneo
Daniel Ifanger
O sentido do corte e da sua negação [recurso eletrônico] : reflexões sobre a montagem no documentário brasileiro contemporâneo
Daniel Ifanger