Avaliação motora e perfil dermatogllífico de escolares
Jéssica Reis Buratti, Nayara Christine Souza, Amasa Ferreira De Carvalho, Mariane Borges, Viviane Ceccato Coelho, José Fernandes Filho, Sônia Das Dores Rodriguês, Anselmo Athayde Costa E Silva, José Irineu Gorla
ARTIGO
Português
Agradecimentos: CNPQ – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Resumo: A coordenação motora e os aspectos psicomotores tem se mostrado relacionados à aprendizagem e aquisição de novas habilidades. O presente estudo avaliou e caracterizou a coordenação motora de escolares de ambos os sexos com 6 a 14 anos de idade, com hipótese diagnóstica de transtorno do...
Ver mais
Resumo: A coordenação motora e os aspectos psicomotores tem se mostrado relacionados à aprendizagem e aquisição de novas habilidades. O presente estudo avaliou e caracterizou a coordenação motora de escolares de ambos os sexos com 6 a 14 anos de idade, com hipótese diagnóstica de transtorno do neurodesenvolvimento. Participaram da amostra 33 crianças, sendo 22 com hipótese diagnóstica de TDAH (HDTDAH) e 11 com hipótese diagnóstica de transtornos específicos de aprendizagem (HDTA). A avaliação motora foi realizada por meio do Teste de Coordenação Corporal para Crianças (Körperkoordinationstest Für Kinder–KTK) e para determinação e análise das características dermatoglíficas utilizou-se da dermatoglifia, utilizando-se do protocolo de Cummins e Midlo para coleta e análise dos resultados. Os resultados apontam que 90,9% das crianças com TDAH apresentou coordenação abaixo do esperado para a faixa etária, bem como o grupo com TA em sua totalidade apresentou-se abaixo dos valores de coordenação motora previsto para a idade. Em relação as características dermatoglíficas tanto as crianças com hipótese diagnóstica de TDAH como as com hipótese diagnóstica de TA se mostraram apresentar características dermatoglíficas (DD, D10 e SQTL) de predomínio de desenvolvimento de coordenação motora. Com isso, conclui-se que a população analisada apresenta déficits coordenativos em todos os aspectos avaliados. E que apesar dos padrões dermatoglíficos indicar a existência de potencialidade para o desenvolvimento coordenativo, não foi possível observar essa relação
Ver menos
Abstract: Motor coordination and psychomotor aspects have been shown to be related to learning and acquiring new skills. The present study evaluated and characterized the motor coordination of students of both sexes aged 6 to 14 years old, with a diagnostic hypothesis of neurodevelopmental disorder....
Ver mais
Abstract: Motor coordination and psychomotor aspects have been shown to be related to learning and acquiring new skills. The present study evaluated and characterized the motor coordination of students of both sexes aged 6 to 14 years old, with a diagnostic hypothesis of neurodevelopmental disorder. Thirty-three children participated in the sample, 22 with a diagnostic hypothesis of ADHD (HDTDAH) and 11 with a diagnostic hypothesis of specific learning disorders (HDTA). Motor assessment was performed using the Body Coordination Test for Children (Körperkoordinationstest Für Kinder–KTK) and for determination and
analysis of dermatoglyphic characteristics, dermatoglyphics were used, using the Cummins and Midlo protocol for collection and analysis of results . The results show that 90.9% of children with ADHD presented coordination below what was expected for their age group, as well as the group with ED as a whole presented below the values of motor coordination predicted for their age. Regarding the dermatoglyphic characteristics, both children with a diagnosis hypothesis of ADHD and those with a diagnosis hypothesis of ED showed to have dermatoglyphic characteristics (DD, D10 and LQTS) of predominance of development of motor coordination. With this, it is concluded that the analyzed population presents coordination deficits in all evaluated aspects. And despite the fact that dermatoglyphic patterns indicate the existence of potential for coordination development, it was not possible to observe this
relationship Ver menos
analysis of dermatoglyphic characteristics, dermatoglyphics were used, using the Cummins and Midlo protocol for collection and analysis of results . The results show that 90.9% of children with ADHD presented coordination below what was expected for their age group, as well as the group with ED as a whole presented below the values of motor coordination predicted for their age. Regarding the dermatoglyphic characteristics, both children with a diagnosis hypothesis of ADHD and those with a diagnosis hypothesis of ED showed to have dermatoglyphic characteristics (DD, D10 and LQTS) of predominance of development of motor coordination. With this, it is concluded that the analyzed population presents coordination deficits in all evaluated aspects. And despite the fact that dermatoglyphic patterns indicate the existence of potential for coordination development, it was not possible to observe this
relationship Ver menos
CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO - CNPQ
Aberto
Avaliação motora e perfil dermatogllífico de escolares
Jéssica Reis Buratti, Nayara Christine Souza, Amasa Ferreira De Carvalho, Mariane Borges, Viviane Ceccato Coelho, José Fernandes Filho, Sônia Das Dores Rodriguês, Anselmo Athayde Costa E Silva, José Irineu Gorla
Avaliação motora e perfil dermatogllífico de escolares
Jéssica Reis Buratti, Nayara Christine Souza, Amasa Ferreira De Carvalho, Mariane Borges, Viviane Ceccato Coelho, José Fernandes Filho, Sônia Das Dores Rodriguês, Anselmo Athayde Costa E Silva, José Irineu Gorla
Fontes
FIEP Bulletin Vol. 91, n. 4 (2021), p. 11-23 |