A dança no currículo cultural de Educação Física e a coreografia dos discursos docentes [recurso eletrônico]
Halana Ingrid Oliveira
TCC
Português
TCC DIGITAL/UNICAMP OL4d
Campinas, SP : [s.n.], 2021.
1 recurso online (64 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Mário Luiz Ferrari Nunes
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física
Resumo: Este trabalho trata-se de uma cartografia que identificou e analisou os discursos docentes que tematizaram dança nas aulas de Educação Física, sob a perspectiva do currículo cultural. Ancorado nas teorias pós-críticas da educação, o currículo cultural visa romper com uma relação passiva de...
Ver mais
Resumo: Este trabalho trata-se de uma cartografia que identificou e analisou os discursos docentes que tematizaram dança nas aulas de Educação Física, sob a perspectiva do currículo cultural. Ancorado nas teorias pós-críticas da educação, o currículo cultural visa romper com uma relação passiva de assujeitamento, rejeita a fixação de identidades e fomenta outras possibilidades de existência. Por meio do mapeamento dos relatos de experiências produzidos por docentes, foram identificados territórios a partir de similaridades discursivas, realizados movimentos de desterritorialização e promoção de linhas de fuga. Ao inventar territórios, foi na identificação da representação da dança pela ausência onde se deu o desejo de anunciá-la como potência
Ver menos
Abstract: This article is a cartographic that identified and analysis of teachers' reasoning about Dance in Physical Education classes, under the Cultural Curriculum's perspective. Based on post-critical theories of education, the Cultural Curriculum aims to break away from a passive relationship of...
Ver mais
Abstract: This article is a cartographic that identified and analysis of teachers' reasoning about Dance in Physical Education classes, under the Cultural Curriculum's perspective. Based on post-critical theories of education, the Cultural Curriculum aims to break away from a passive relationship of subjection, rejects identities fixations and promotes other possibilities of existence. The experiences reports produced by teachers were mapped, territories were identified from discursive similarities, movements of deterritorialization were performed, and escape lines were fomented. By inventing territories, it was in the capture of the representation of dance by absence and the desire to announce it as a potency
Ver menos
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
A dança no currículo cultural de Educação Física e a coreografia dos discursos docentes [recurso eletrônico]
Halana Ingrid Oliveira
A dança no currículo cultural de Educação Física e a coreografia dos discursos docentes [recurso eletrônico]
Halana Ingrid Oliveira