"Aquilombar é o que dá força" [recurso eletrônico] : redes de afeto, de fazer político e de produção de conhecimento em um coletivo negro de universitários de Medicina
William Paulino Rosa
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP R71a
["Becoming part of a quilombo is empowering"]
Campinas, SP : [s.n.], 2022.
1 recurso online (204 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Regina Facchini
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Resumo: A implementação de políticas de ação afirmativa racialmente orientadas, ao longo das duas últimas décadas, tem contribuído significativamente para a democratização do acesso às universidades públicas brasileiras. Como consequência disso, cursos de graduação de um modo geral, e aqueles...
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Resumo: A implementação de políticas de ação afirmativa racialmente orientadas, ao longo das duas últimas décadas, tem contribuído significativamente para a democratização do acesso às universidades públicas brasileiras. Como consequência disso, cursos de graduação de um modo geral, e aqueles considerados mais concorridos e de prestígio como os de Medicina, em particular, vêm passando por significativas mudanças na composição de seus quadros discentes. Junto a este processo, tem sido possível, também, assistir à proliferação de coletivos negros nas universidades brasileiras. Em espaços como esses, estudantes acolhem-se e formam-se politicamente, e pesquisas recentes indicam que sua emergência tem contribuído diretamente para a chegada e para a permanência de pessoas negras no ensino superior. Até pouco tempo atrás considerados exceções na Medicina, estudantes negros têm tensionado a formação acadêmica ao passo em que se afirmam como sujeitos dos processos de produção do saber e da prática médica. Por conseguinte, este processo tem impulsionado mudanças na produção de conhecimento, nos temas de pesquisas, nos eventos acadêmicos da área, nos currículos e nas Ligas Acadêmicas. Em vista disso, esta dissertação dedicou-se a explorar as relações entre cotas raciais, acesso e permanência universitária, produção de identificações, identidades e diferenças, processos de produção de conhecimento e mobilidade social. O fez a partir do Quilombo Ubuntu, coletivo criado e gestado por estudantes negros do curso de Medicina da Unicamp. O trabalho de campo ocorreu ao longo de 2021, com metodologia eminentemente etnográfica, conduzida integralmente online, sendo realizadas observação participante nas reuniões do Quilombo Ubuntu, entrevistas com seus membros e diálogos informais por WhatsApp. Acompanhando os integrantes do coletivo, foram etnografados, ainda, eventos dos quais participaram e realizadas conversas informais com outros participantes dos mesmos; foram acompanhados também eventos institucionais abertos promovidos pela Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp. Filmes sobre o tema, literatura acadêmica recente e matérias de mídia relativos ao tema das ações afirmativas no período foram incluídos na análise
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Abstract: The implementation of racially oriented affirmative action policies, over the last two decades, has significantly contributed to the democratization of access to Brazilian public universities. As a result, undergraduate courses in general, and those considered more competitive and...
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Abstract: The implementation of racially oriented affirmative action policies, over the last two decades, has significantly contributed to the democratization of access to Brazilian public universities. As a result, undergraduate courses in general, and those considered more competitive and prestigious such as Medicine, in particular, have been showing significant changes in the composition of their students. Alongside this process, it has also been possible to witness the proliferation of black students’s groups in Brazilian universities in which the freshpeople are welcomed and get in touch with activism. Recent researches have been showing how the emergence of such groups has directly contributed to the access and permanence of black students in higher education. Until recently considered an exception in Medicine, black students have strained academic education while asserting themselves as subjects of the processes of knowledge production and of medical practice. Consequently, this process has driven changes in the production of knowledge, in research topics, in academic events in the area, in school subjects and in Academic Leagues. Due to it, this dissertation explores the relations between racial quotas, university access and permanence, production of identifications, identities and differences, knowledge production process and social mobility. It did so from researching Quilombo Ubuntu, a group founded and leaded by black students from Unicamp Faculty of Medical Sciences. The research took place in 2021, through an ethnographic methodology conducted entirely online with participant observation in the meetings of Quilombo Ubuntu, interviews with its members and informal dialogues via WhatsApp were also carried out. Events in which the students attended were also ethnographed, with informal conversations being held with other participants. Open institutional events promoted by the Faculty of Medical Sciences at Unicamp were also followed. Films on the topic, recent academic literature and media pieces on the theme of affirmative action in the period were included in the analysis
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Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Facchini, Regina, 1969-
Orientador
Rios, Flávia
Avaliador
Silva, Gleicy Mailly da
Avaliador
Aguião, Silvia, 1982-
Avaliador
Santiago, Silvia Maria, 1958-
Avaliador
"Aquilombar é o que dá força" [recurso eletrônico] : redes de afeto, de fazer político e de produção de conhecimento em um coletivo negro de universitários de Medicina
William Paulino Rosa
"Aquilombar é o que dá força" [recurso eletrônico] : redes de afeto, de fazer político e de produção de conhecimento em um coletivo negro de universitários de Medicina
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