A integração das tecnologias digitais à pratica pedagógica do professor de matemática [recurso eletrônico]
Sandra Menezes de Carvalho Abreu
TESE
Português
T/UNICAMP Ab86i
[The integration of digital technologies to pedagogical practice of the mathematics teacher]
Campinas, SP : [s.n.], 2022.
1 recurso online (333 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientadores: Samuel Rocha de Oliveira, João Vilhete Viegas D'Abreu
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin
Resumo: É fato reconhecido que as mudanças nos processos de ensino e aprendizagem relacionadas com a tecnologia digital já se apresentam no ambiente escolar, incentivadas, principalmente, pela necessidade educacional da implementação de novos procedimentos tecnológicos para proposição de aulas...
Ver mais
Resumo: É fato reconhecido que as mudanças nos processos de ensino e aprendizagem relacionadas com a tecnologia digital já se apresentam no ambiente escolar, incentivadas, principalmente, pela necessidade educacional da implementação de novos procedimentos tecnológicos para proposição de aulas apoiadas por essa tecnologia. No entanto, notam-se poucas evidências a respeito dos conhecimentos que os professores mobilizam e desenvolvem na sua prática docente ao utilizar as tecnologias digitais no ensino da Matemática. Assim, assumimos como base teórica para esta pesquisa o estudo proposto por Mishra e Koehler (2006) que nos auxilia a compreender como o conhecimento da tecnologia integra-se com os conhecimentos pedagógico e do conteúdo para a promoção da utilização efetiva das tecnologias digitais no ensino. Nesse sentido, questionamentos e aprofundamentos teóricos sobre essa temática, nos orientaram para delinearmos a questão investigativa do presente estudo: "Como os professores de Matemática integram os conhecimentos tecnológico, pedagógico e matemático ao utilizar as tecnologias digitais na sua prática pedagógica?". Com a proposta de compreender como esses professores utilizam e integram as tecnologias digitais na prática pedagógica e como mobilizam e desenvolvem os conhecimentos - tecnológico, pedagógico e do conteúdo - num ambiente de sala de aula, buscamos realizar uma pesquisa de abordagem qualitativa. Os procedimentos metodológicos, dentre os quais questionários e entrevistas, foram elaborados e aplicados aos professores de Matemática que ministravam aulas nos anos finais do Ensino Fundamental e Médio da Educação Básica em escolas públicas e particulares. A identificação dos professores que utilizavam as tecnologias digitais em sua prática docente favoreceu a seleção dos entrevistados para a continuidade do trabalho de pesquisa e dentre esses, cinco professores dispuseram-se em nos receber para realizarmos o procedimento da observação direta da sua prática na sala de aula. A análise e discussão dos dados produzidos na entrevista e na observação da prática do professor orientaram-se por duas categorias: a Categoria 1, referente aos fatores que influenciam a prática pedagógica do professor com a inserção das tecnologias digitais em sala de aula e a Categoria 2, referente à atuação do professor quanto ao uso das tecnologias digitais no ambiente escolar e suas respectivas subcategorias. Os resultados indicaram que a integração dos conhecimentos se fez presente em vários momentos das manifestações e atuações dos professores pesquisados. No entanto, constatamos que a integração dos conhecimentos, com total ciência desse saber e fazer, ainda necessita amadurecer, ser trabalhada, refletida sobre as experiências vividas e aprofundadas teoricamente, para a promoção da integração das tecnologias no ensino. A pesquisa realizada confirmou a importância da integração dos conhecimentos matemático, pedagógico e tecnológico pelo professor ao utilizar as tecnologias em sua prática docente e evidenciou que é na elaboração de seu planejamento de trabalho que a integração consciente dos conhecimentos se manifesta objetivamente, tornando efetivo o uso das tecnologias digitais em suas aulas. Julgamos que nossa pesquisa contribui como um (re)pensar das práticas de sala de aula com o uso das tecnologias digitais e de novas propostas para a formação inicial e continuada do professor de Matemática
Ver menos
Abstract: It is a recognized fact that changes in teaching and learning processes related to digital technology are already present in the school environment, encouraged mainly by the educational need to implement new technological procedures for proposing classes supported by this technology....
Ver mais
Abstract: It is a recognized fact that changes in teaching and learning processes related to digital technology are already present in the school environment, encouraged mainly by the educational need to implement new technological procedures for proposing classes supported by this technology. However, there is little evidence regarding the knowledge that teachers mobilize and develop in their teaching practice when using digital technologies in the teaching of Mathematics. Thus, we assume as the theoretical basis for this research the study proposed by Mishra and Koehler (2006), which helps us to understand how technology knowledge is integrated with pedagogical and content knowledge to promote the effective use of digital technologies in teaching. In this sense, questions and theoretical deepening on this theme guided us to outline the investigative question of the present study: "How do Mathematics teachers integrate technological, pedagogical and mathematical knowledge when using digital technologies in their pedagogical practice?". With the proposal to understand how these teachers use and integrate digital technologies in pedagogical practice and how they mobilize and develop knowledge - technological, pedagogical and content - in the classroom environment, we sought to carry out a research with a qualitative approach. The methodological procedures, such as questionnaires and interviews, were elaborated and applied to Mathematics teachers who taught classes in the final years of Elementary and High School of Basic Education in public and private schools. The identification of teachers who used digital technologies in their teaching practice favored the selection of interviewers for the continuity of the research work and among these, five teachers were willing to receive us to carry out the procedure of direct observation of their practice in the classroom. The analysis and discussion of the data produced in the interview and in the observation of the teacher's practice were guided by two categories: Category 1, referring to the factors that influence the teacher's pedagogical practice with the insertion of digital technologies in the classroom and Category 2, referring to the teacher's performance regarding the use of digital technologies in the school environment and its respective subcategories. The results indicated that the integration of knowledge was present in several moments of the manifestations and performances of the surveyed teachers. However, we found that the integration of knowledge, with full awareness of this knowing and doing, still needs to be matured, be worked on, reflected on lived experiences and theoretically deepened, to promote the integration of technologies in teaching. The research carried out confirmed the importance of the integration of mathematical, pedagogical and technological knowledge by the teacher when using technologies in their teaching practice and showed that it is in the elaboration of their work planning that the conscious integration of knowledge manifests itself objectively, making the use of digital technologies in their classes effective. We believe that our research contributes to a (re)thinking of classroom practices with the use of digital technologies and new proposals for the initial and continuing education of the Mathematics teacher
Ver menos
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Oliveira, Samuel Rocha de, 1962-
Orientador
D'Abreu, João Vilhete Viegas, 1954-
Coorientador
Passos, Cármen Lúcia Brancaglion, 1955-
Avaliador
Fiorentini, Dario, 1950-
Avaliador
Girotto Júnior, Gildo, 1985-
Avaliador
A integração das tecnologias digitais à pratica pedagógica do professor de matemática [recurso eletrônico]
Sandra Menezes de Carvalho Abreu
A integração das tecnologias digitais à pratica pedagógica do professor de matemática [recurso eletrônico]
Sandra Menezes de Carvalho Abreu