A Aula Passeio Freinetiana como estratégia de ensino da dança para crianças no contexto escolar formal [recurso eletrônico]
Janaina Ramos Carlos
TCC
Português
TCC DIGITAL/UNICAMP C195a
Campinas, SP : [s.n.], 2021.
1 recurso online (47p.) : il. digital, arquivo PDF.
Orientadora: Marisa Martins Lambert
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes
Resumo: Esta monografia,referente ao Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura em Dança, pesquisa a estratégia pedagógica freinetiana de Aula Passeio para o ensino e prática da dança no contexto escolar formal,sob o viés da pedagogia democrática e a partir de uma prática criativa de ocupação do...
Ver mais
Resumo: Esta monografia,referente ao Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura em Dança, pesquisa a estratégia pedagógica freinetiana de Aula Passeio para o ensino e prática da dança no contexto escolar formal,sob o viés da pedagogia democrática e a partir de uma prática criativa de ocupação do espaço. Tem como foco promover a investigação de movimentações mais autênticas, experienciadas com o suporte de elementos da infância e da ação do brincar. Privilegiou-se o lugar de escolha pessoal, a potencialidade e autonomia do aluno, fazendo-o sujeito no seu processo de aprendizagem. Na construção da relação entre a pedagogia democrática e o ensino da dança, apoiei-me em uma bibliografia específica composta por um conjunto de autores e artistas que estudam e trabalham com os temas abordados, pedagogia democrática e a prática da dança para crianças, tendo como principais norteadores, os pedagogos e escritores Vitor Henrique Paro e Celestin Freinet, e as professoras e artistas da dança Uxa Xavier e Georgia Lengos. A partir dessa análise e reflexão, chego na composição de uma proposta de Aula Passeio Dançante, inspirada no conceito de aula passeio de Freinet. Uma experiência que provoca o imaginário do sujeito aluno e sugere a ocupação e exploração do espaço através do corpo. A pesquisa se expressa também poeticamente com a composição de um livro infanto-juvenil intitulado "Passeio Dançante: uma brincadeira pelo espaço"
Ver menos
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
A Aula Passeio Freinetiana como estratégia de ensino da dança para crianças no contexto escolar formal [recurso eletrônico]
Janaina Ramos Carlos
A Aula Passeio Freinetiana como estratégia de ensino da dança para crianças no contexto escolar formal [recurso eletrônico]
Janaina Ramos Carlos