Avaliação motora de crianças com Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação [recurso eletrônico]
Thamires do Valle Rosa
TCC
Português
TCC DIGITAL/UNICAMP R71a
Campinas, SP : [s.n.], 2020.
1 recurso online (39 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: José Irineu Gorla
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física
Resumo: A necessidade do movimento está relacionada diretamente com a aprendizagem e as relações pessoais. Criança com baixa competência motora pode apresentar Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (TDC). O TDC está associado à dificuldade nas habilidades motoras de ordem não intelectual,...
Ver mais
Resumo: A necessidade do movimento está relacionada diretamente com a aprendizagem e as relações pessoais. Criança com baixa competência motora pode apresentar Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (TDC). O TDC está associado à dificuldade nas habilidades motoras de ordem não intelectual, sensorial primária ou neurológica. Esse transtorno afeta a vida no seu cotidiano, tanto em atividades de vida diárias quanto no rendimento acadêmico. O presente estudo teve como objetivo identificar pesquisas que avaliam a coordenação motora de crianças com TDC por meio de uma revisão bibliográfica no período de 2015 a 2020. Foram selecionados 33 artigos que avaliaram a coordenação motora de crianças com objetivos distintos quando à finalidade da avalição. Quanto aos testes motores, o mais utilizado para verificar o TDC foi a Bateria de Avaliação de Movimento para Crianças – MABC, sendo 30 (90,90%) artigos e outros 3 (9,09%) utilizaram o Teste Bruininks-Oseretsky de Proficiência Motora. Além disso, 8 artigos (24,24%) abordaram a avaliação motora associada a questionários validados, que é recomendado a associação para melhor definição do diagnóstico. Mediante as interferências negativas do TDC, os profissionais de saúde e da educação devem estar atentos às alterações de coordenação motora para minimizar o impacto desse transtorno
Ver menos
Abstract: The need for movement is directly related with learning and as personal relationships. Children with low motor skills may present Developmental Coordination Disorder (DCD). The DCD is associated to difficulty in non-intellectual, primary sensory or neurological motor skills. This disorder...
Ver mais
Abstract: The need for movement is directly related with learning and as personal relationships. Children with low motor skills may present Developmental Coordination Disorder (DCD). The DCD is associated to difficulty in non-intellectual, primary sensory or neurological motor skills. This disorder affects daily life, in activities of useful life as much as in academic performance. The present study aim to identify researches that evaluate the motor coordination of children with DCD through a literature review in the period from 2015 to 2020. 33 articles that had the objective to evaluate the motor coordination of children were selected. The studies had different objectives when using the evaluation. As for the motor tests, or more used to check the DCD, it was the Battery for the Assessment of Movement for Children - MABC, with 30 (90.90%) articles and another 3 (9.09%) used in the Bruininks-Oseretsky Test. Motor Proficiency. In addition, 8 articles (24.24%) address a motor assessment associated with validated questionnaires, which recommends an association to better define the diagnosis. Due to the negative interferences of DCD, health and education professionals must be subject to changes in motor coordination to reduce the impact of this disorder
Ver menos
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Avaliação motora de crianças com Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação [recurso eletrônico]
Thamires do Valle Rosa
Avaliação motora de crianças com Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação [recurso eletrônico]
Thamires do Valle Rosa