Sustentabilidade e alimentação sustentável [recurso eletrônico] : percepção e o comportamento de consumidores Brasileiros
Bruna Barone
TESE
Multilíngua
T/UNICAMP B268s
[Sustainability and sustainable diet]
Campinas, SP : [s.n.], 2018.
1 recurso online (169 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Jorge Herman Behrens
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia de Alimentos
Resumo: A relação da alimentação com a sustentabilidade fomenta discussões que envolvem diferentes aspectos que vão além do ato de comer, a produção e consumo de alimentos envolve o uso dos recursos naturais e trabalho, além de afetar diretamente a economia do País. Nesse sentido, compreender a...
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Resumo: A relação da alimentação com a sustentabilidade fomenta discussões que envolvem diferentes aspectos que vão além do ato de comer, a produção e consumo de alimentos envolve o uso dos recursos naturais e trabalho, além de afetar diretamente a economia do País. Nesse sentido, compreender a percepção dos indivíduos sobre os conceitos de "Desenvolvimento Sustentável" e de "Alimentação Sustentável" e entender as motivações dos mesmos para adotar escolhas alimentares sustentáveis são importantes para auxiliar as ações de educação alimentar e nutricional. Este estudo explorou a percepção da sustentabilidade e sua relação com os alimentos e, verificou as atitudes e a intenção de comportamentos sustentáveis de consumidores brasileiros. O estudo foi conduzido em duas etapas, na primeira etapa investigou-se a percepção de consumidores brasileiros (n=150) sobre "sustentabilidade" e "sustentabilidade e alimentos" por meio das técnicas de associação de palavras, listagem livre e complementação de sentença. Os dados obtidos foram submetidos à análise do conteúdo por triangulação e categorizados a partir de similaridade de significado. Na segunda etapa da pesquisa, os consumidores (n=440) responderam um questionário focado em hábitos alimentares sustentáveis com abordagem do benefício ambiental de padrões de consumo sustentáveis e a motivação para adotar comportamentos como a redução do consumo de carne e de alimentos processados, aumento do consumo de frutas e hortaliças e produtos orgânicos. Os resultados mostraram que o consumidor brasileiro relaciona sustentabilidade sobretudo à conservação ambiental, e quando a mesma foi associada aos alimentos verificou-se termos como saúde, alimento de origem vegetal e alimento orgânico, e observou-se diferença de percepções em função de escolaridade e sexo dos indivíduos. Saudável foi a principal característica de um alimento sustentável, enquanto degrada o meio ambiente a principal característica de um alimento não sustentável. Comprar em quantidade que evite o desperdício de alimentos apresentou maior impacto sobre a percepção de benefício ambiental e, por outro lado, consumir menos carne bovina apresentou menor impacto. Quanto às motivações de saúde, destacou-se que aumentar o consumo de frutas e hortaliças é mais saudável; já para as motivações ambientais, aumentar o consumo de orgânico é melhor para o meio ambiente. Ambas às motivações de saúde e ambiental são pouco motivadoras para a redução do consumo de carne. Os achados deste estudo contribuem para o entendimento da relação entre sustentabilidade e alimentação pelo consumidor brasileiro e para a formulação de estratégias educacionais direcionadas para diferentes grupos sociais, porém estudos futuros devem abranger outros grupos sociais não contemplados na presente pesquisa, dada a assimetria regional característica do Brasil
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Abstract: The relationship between food and sustainability brings discussions that involve different aspects that go beyond eating, since food production and consumption involves the use of natural resources and human, as well as directly affecting the country's economy. In this sense, understanding...
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Abstract: The relationship between food and sustainability brings discussions that involve different aspects that go beyond eating, since food production and consumption involves the use of natural resources and human, as well as directly affecting the country's economy. In this sense, understanding individuals' perceptions about the concepts of "Sustainable Development" and "Sustainable Food" and understanding their motivation to adopt sustainable food choices are important to support food and nutrition education actions. This study explored the perception of sustainability and its relationship with food and verified the attitudes and intention of sustainable behaviors of Brazilian consumers. The study was conducted in two stage. The first step was to investigate the perception of Brazilian consumers (n=150) on "sustainability" and "sustainability and food" through the use of word association, free listing and sentence complementation techniques. The data were submitted to content analysis by triangulation and categorized by similarity of meaning. In the second stage of the research, consumers (n=440) answered a questionnaire focused on sustainable eating habits with an approach to the environmental benefit of sustainable consumption patterns and the motivation to adopt behaviors such as reduction of meat and processed food consumption, increased consumption of fruits and vegetables and organic products. The results showed that the Brazilian consumer relates sustainability mainly to environmental conservation, and when it was associated with food, we found terms such as health, food of plant origin and organic food, and it was observed a difference of perceptions according to education and sex of the individuals. Healthy was the main characteristic of a sustainable food, while degrading the environment was the main characteristic of an unsustainable food. Purchasing food in quantity that avoids waste presented greater impact on the perception of environmental benefit and, on the other hand, consuming less beef had lower impact. Regarding the health motivations, it was emphasized that increasing the consumption of fruits and vegetables is healthier; and for the environmental motivation, to increase the consumption of organic is better for the environment. Both health and environmental aspects are little motivators for reducing meat consumption. The findings of this study contribute to the understanding of the relationship between sustainability and feeding among Brazilian consumers and to the formulation of educational strategies for different social groups, but future studies should cover other social groups not contemplated in the present research, given the regional asymmetry characteristic of Brazil
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Behrens, Jorge Herman, 1972-
Orientador
Lopes, Celso Costa, 1956-
Avaliador
Oliveira, Julicristie Machado de, 1979-
Avaliador
Giatti, Leandro Luiz
Avaliador
Stedefeldt, Elke, 1970-
Avaliador
Sustentabilidade e alimentação sustentável [recurso eletrônico] : percepção e o comportamento de consumidores Brasileiros
Bruna Barone
Sustentabilidade e alimentação sustentável [recurso eletrônico] : percepção e o comportamento de consumidores Brasileiros
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