Representações femininas [recurso eletrônico] : protagonismos, subjetividades e sociedade nas pinturas de Pompeia
Gabriela Isbaes
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP Is18r
[Femine representations]
Campinas, SP : [s.n.], 2022.
1 recurso online (161 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Pedro Paulo Abreu Funari
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Resumo: A partir da influência das correntes historiográficas modernas, as quais vigoraram até meados do século XX, a História de Roma se consolidou com pontos de vistas masculinizantes, os quais atestavam a predominância do patriarcado nessa sociedade. Nesse sentido, fontes de natureza diversa eram...
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Resumo: A partir da influência das correntes historiográficas modernas, as quais vigoraram até meados do século XX, a História de Roma se consolidou com pontos de vistas masculinizantes, os quais atestavam a predominância do patriarcado nessa sociedade. Nesse sentido, fontes de natureza diversa eram estudadas com foco na busca de personagens masculinos de proeminência, relacionados ao campo político e militar, de modo que as mulheres eram omitidas das narrativas. Todavia, as renovações teórico-metodológicas que atingiram as Ciências Humanas no referido século, impuseram a construção de saberes que contemplassem indivíduos, temas e fontes mais abrangentes para a compreensão do passado. Foi a partir desse momento, e da abertura de diálogo com as epistemologias feministas e de gênero, que as mulheres começaram a ser estudadas. Sobretudo com o apoio das fontes materiais, houve uma revisão dos papéis desempenhados por essas personagens ao longo da história, que passaram a ganhar destaque desde então, fazendo com que as produções historiográficas sobre as mulheres avançassem nas últimas décadas. Em vista disso, analisamos uma seleção de 40 pinturas parietais provenientes do sítio arqueológico de Pompeia com representações de mulheres, a fim de demonstrar suas atuações nos meios cultural, religioso, artístico, social, profissional e familiar. A pesquisa se voltou a deixar claros os protagonismos femininos na sociedade romana, sobretudo durante o período imperial, e contribuir para o desenvolvimento de uma história das mulheres cada vez mais plural. Em um primeiro momento, foi realizada uma discussão teórica acerca da inserção dos debates feministas e de gênero nas pautas de historiadores e arqueólogos, com o intuito de demonstrar a importância desses campos para as pesquisas sobre as mulheres nas últimas décadas. Ademais, ressaltou-se a relevância das análises e estudos realizados a partir dos vestígios materiais para se conhecer as mulheres, reforçando, ainda, a necessidade do emprego das discussões voltadas à Arqueologia de Gênero. Em seguida, o sítio arqueológico de Pompeia foi apresentado, com foco em abordar informações sobre as pinturas encontradas no local, seus estilos e funções na antiguidade. Nesse tópico também foram discutidos os aportes teórico-metodológicos sobre a análise de imagem mobilizados na dissertação. Nos utilizamos nessa pesquisa da proposta semiótica discutida por Lúcia Santaella, aliada às discussões de Georges Didi-Huberman sobre a cultura visual. Durante a análise dos afrescos, foram observadas como foram representadas as gestualidades, as vestimentas, as expressões femininas, bem como a interação com os personagens e demais elementos presentes nas cenas. Isso porque, tais elementos atuam na construção e na performance dos gêneros em meio a uma sociedade, tendo como consequência a consolidação de subjetividades e a construção das relações de poder. Ademais, foi realizado um catálogo de imagens com fotografias dos exemplares de pinturas pompeianas utilizadas nas análises, a fim de melhor organizar as informações sobre elas e estruturar a visualização das conclusões obtidas
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Abstract: Based on the modern historiography, which prevailed until the beginning of the 20th century, History of ancient Rome was consolidated with masculinizing and patriarchy points of view. In this sense, different kind of sources were studied with focus on important male characters, related to...
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Abstract: Based on the modern historiography, which prevailed until the beginning of the 20th century, History of ancient Rome was consolidated with masculinizing and patriarchy points of view. In this sense, different kind of sources were studied with focus on important male characters, related to the political and military life, so that women were omitted from the narratives. However, the theoretical and methodological renovations occurred in the Human Sciences during the ‘20s, developed a knowledge that contemplated plural themes and sources for understanding the past. It was from that moment, and in dialogue with feminist and gender epistemologies, that women beginning to be studied. Especially with the support of material sources, there was a review about the functions of women throughout history, making historiographic productions about women advance in recent decades. Thus, we analyzed a selection of 40 wall paintings from the archaeological site of Pompeii with representations of women, in order to demonstrate their performances in cultural, religious, artistic, social, professional and family circles. The research intended to demonstrate the female agency in Roman society, especially during the imperial period, and to contribute to the consolidation of a women’s history. At first, a theoretical discussion about the insertion of feminist and gender studies in the agendas of the historians was realize, in order to demonstrate the importance of these fields for research on women in recent decades. Furthermore, the relevance of the studies about the material culture was highlighted, reinforcing the discussions focused on the Archaeology of Gender. Then, the archaeological site of Pompeii was presented, focusing on bringing information about the paintings found at the site, their styles and functions in antiquity. In this topic, the theoretical and methodological contributions on image analysis mobilized in the dissertation were also discussed. In this research, we used the semiotic proposal discussed by Lúcia Santaella, combined with Georges Didi-Huberman's discussions on visual culture. During the analysis, it was observed how gestures, clothing and expressions were represented, as well as the interaction between the women and other characters and elements in the scenes. Such elements are necessary for the construction and performance of gender, having as a consequence the consolidation of subjectivities and the reinforcement of power relations. Besides, a catalogue with photographs of the paintings was created in order to organize the information about them, as well as the visualization of the research conclusions
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Representações femininas [recurso eletrônico] : protagonismos, subjetividades e sociedade nas pinturas de Pompeia
Gabriela Isbaes
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