A BNCC da Educação Infantil na construção dos corpos infantis [recurso eletrônico] : uma análise pós-estrutural
Gabriela Barleta de Paula Gomes Carneiro
TCC
TCC DIGITAL/UNICAMP C215b
Campinas, SP : [s.n.], 2020.
1 recurso online (54 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Mário Luiz Ferrari Nunes
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física
Resumo: A Educação Infantil é a primeira etapa da Educação Básica brasileira e, apesar de marcada por diversos debates, atualmente possui um documento que orienta as práticas pedagógicas reservadas a essa fase da escolarização: a Base Nacional Comum Curricular. A elaboração deste documento foi...
Ver mais
Resumo: A Educação Infantil é a primeira etapa da Educação Básica brasileira e, apesar de marcada por diversos debates, atualmente possui um documento que orienta as práticas pedagógicas reservadas a essa fase da escolarização: a Base Nacional Comum Curricular. A elaboração deste documento foi permeada por diversas discussões públicas até a divulgação da última versão publicada em 2017, que trouxe os componentes curriculares como campos de experiência divididos em grupos etários. Através de uma análise pós-estrutural, baseada essencialmente na ideia de que a compreensão de um texto se dá entre o escrito e o não escrito, buscamos compreender como a BNCC da Educação Infantil pretende moldar os corpos e a alma das crianças. Foi possível, por meio das ferramentas teóricas de Michel Foucault, perceber que uma base curricular para a EI visa garantir, acima de tudo, que um tipo específico de infância se realize sobre todas as crianças
Ver menos
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
A BNCC da Educação Infantil na construção dos corpos infantis [recurso eletrônico] : uma análise pós-estrutural
Gabriela Barleta de Paula Gomes Carneiro
A BNCC da Educação Infantil na construção dos corpos infantis [recurso eletrônico] : uma análise pós-estrutural
Gabriela Barleta de Paula Gomes Carneiro