O português no encontro com o árabe [recurso eletrônico] : aspectos do ensino de português como língua adicional para falantes de árabe
Ana Júlia Valezi
TCC
Português
TCC DIGITAL/UNICAMP V237p
Campinas, SP : [s.n.], 2022.
1 recurso online ( 57 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: : Ana Cecília Cossi Bizon
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) – Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem
Resumo: Este trabalho tem como objetivo mapear alguns aspectos para a aprendizagem de português por um falante de árabe. O interesse por essa investigação adveio de uma experiência de estágio obrigatório da licenciatura em Português Segundo Língua/Língua Estrangeira, com um estudante falante de...
Ver mais
Resumo: Este trabalho tem como objetivo mapear alguns aspectos para a aprendizagem de português por um falante de árabe. O interesse por essa investigação adveio de uma experiência de estágio obrigatório da licenciatura em Português Segundo Língua/Língua Estrangeira, com um estudante falante de árabe, também aluno de Letras do Instituto de Estudos de Linguagem (IEL), na Unicamp. Os dados analisados fazem parte do relatório de estágio, baseado no diário de campo referente a esse acompanhamento, além de um artigo que trata da aprendizagem de português por falantes de árabe. Esse mapeamento se organiza a partir dos critérios que amparam a Proposta Curricular para ensino de português em países de língua oficial espanhola nos cursos promovidos pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE) do Brasil – Itamaraty, bem como em Silva (2016) e no levantamento empírico, resultado do estágio. A escolha justifica-se pela afiliação desse currículo à perspectiva discursiva de língua(gem) e, em especial, pela proposição de três dimensões distintas, mas não indissociáveis, para o ensino do português: a dimensão sociocultural, dimensão dos gêneros discursivos e dimensão dos recursos lexicogramaticais e fonético-fonológicos. Espera-se, com este trabalho, contribuir metodologicamente para uma operacionalização poscolonial (BIZON; DINIZ, 2019) para a elaboração de materiais didáticos e currículos voltados especificamente ao ensino de português para falantes de árabe, os quais são inexistentes no mercado editorial brasileiro
Ver menos
Abstract: This paper aims to map some aspects indicated as necessary for the learning of Portuguese by an Arabic speaker. The interest in this investigation came from pre-service teacher education experience for a degree in Portuguese as a Second Language/Foreign Language, with an Arabic-speaking...
Ver mais
Abstract: This paper aims to map some aspects indicated as necessary for the learning of Portuguese by an Arabic speaker. The interest in this investigation came from pre-service teacher education experience for a degree in Portuguese as a Second Language/Foreign Language, with an Arabic-speaking student, also a student at the Language Studies Institute (IEL), at Unicamp. The data analyzed is part of the internship report, based on the field diary referring to this monitoring, as well as an article that deals with the learning of Portuguese by Arabic speakers. This mapping is based on criteria that support the curriculum proposal for teaching Portuguese in Spanish-speaking countries in courses promoted by the Ministry of Foreign Affairs (MRE) of Brazil - Itamaraty. The choice is justified by the affiliation of this curriculum to the discursive perspective of language and, in particular, by the proposition of three distinct but not inseparable dimensions for the teaching of Portuguese: the sociocultural dimension, the dimension of discursive genres and the dimension of lexicogrammatical and phoneticphonological resources. This work is expected to contribute methodologically to a postcolonial operationalization (BIZON; DINIZ, 2019) for the development of teaching materials and curricula specifically aimed at teaching Portuguese to Arabic speakers, which are non-existent in the Brazilian publishing market
Ver menos
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
O português no encontro com o árabe [recurso eletrônico] : aspectos do ensino de português como língua adicional para falantes de árabe
Ana Júlia Valezi
O português no encontro com o árabe [recurso eletrônico] : aspectos do ensino de português como língua adicional para falantes de árabe
Ana Júlia Valezi