O SUS como formador [recurso eletrônico] : um olhar sobre a prática do cuidado ao usuário com diabetes mellitus tipo 2 na Atenção Primaria à Saúde
Marta Pereira Cholas
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP C453s
[SUS as a former]
Campinas, SP : [s.n.], 2020.
1 recurso online (57 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Maria Cândida Ribeiro Parisi
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas
Resumo: O diabetes mellitus é uma condição crônica caracterizada por hiperglicemia, distúrbios no metabolismo de carboidratos, gorduras e proteínas resultantes de defeitos na secreção e/ou ação da insulina. Nos últimos tempos, o número de casos e a prevalência da doença aumentaram consideravelmente,...
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Resumo: O diabetes mellitus é uma condição crônica caracterizada por hiperglicemia, distúrbios no metabolismo de carboidratos, gorduras e proteínas resultantes de defeitos na secreção e/ou ação da insulina. Nos últimos tempos, o número de casos e a prevalência da doença aumentaram consideravelmente, destacando-se como um sério problema de saúde pública. No Brasil, a Atenção Primária à Saúde é a porta de entrada preferencial do Sistema Único de Saúde (SUS), que se destaca como um importante campo de prática para formação dos profissionais de saúde impulsionado pelas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN). O objetivo desse estudo foi verificar práticas de cuidado oferecidas na atenção primária às pessoas com diabetes mellitus tipo 2. Trata-se de um estudo de coorte, de natureza aplicada seguido de abordagem quantitativa. Para tanto, foram avaliados dados de prontuários de pessoas com diagnóstico de diabetes mellitus tipo 2 acompanhados há mais de 3 anos, nas Unidades Básicas de Saúde do Município de Campinas-SP. As variáveis são relativas as consultas e exames realizados entre 2016 e 2019. As práticas reportadas no cuidado foram comparadas com as proposições de dois documentos: as diretrizes para o cuidado da pessoa com diabetes da International Diabetes Federation (IDF) e as recomendações do protocolo da Prefeitura Municipal de Campinas (PMC). Analisamos registros de 75 pessoas com diagnostico de diabetes mellitus tipo 2. A faixa etária dos participantes variou entre 41 e 86 anos, com média de 64,1 ± 10,3 anos. A glicemia foi avaliada pelo menos uma vez por todos os participantes e a hemoglobina glicada não foi encontrada em 6,7% da amostra. O teste dos pés foi realizado uma vez por 16% e duas vezes por 6,7% da amostra. Sobre o eletrocardiograma, 42,7% realizaram pelo menos uma vez e 13,3% duas vezes. Já sobre o exame oftalmológico, 22,7% realizaram uma vez, 5,3% duas vezes e nenhum participante realizou o exame com periodicidade anual. Nenhum participante da amostra cumpriu os pré-requisitos dos protocolos da PMC e do IDF. Concluímos que as práticas assistenciais prestadas a pessoa com diabetes mellitus tipo 2 pelos profissionais médicos da atenção primária mostrou-se distante das diretrizes de cuidado. A realização das recomendações de cuidado ficou aquém do preconizado, seja quando avaliadas segundo o protocolo da PMC ou da IDF. O atendimento da pessoa com diabetes requer ações de ensino que instrumentalizem o profissional para realizar o que é proposto pelo protocolo do município. Essas ações de ensino não devem apenas considerar as dificuldades e limitações de recursos do SUS, mas também estimular ao máximo os profissionais à atenção integral, conforme as recomendações dos princípios e diretrizes do SUS
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Abstract: Diabetes mellitus is a chronic condition characterized by hyperglycemia, disturbances in the metabolism of carbohydrates, fats and proteins resulting from defects in the secretion and / or action of insulin. In the last times, the number of cases and the prevalence of the disease have...
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Abstract: Diabetes mellitus is a chronic condition characterized by hyperglycemia, disturbances in the metabolism of carbohydrates, fats and proteins resulting from defects in the secretion and / or action of insulin. In the last times, the number of cases and the prevalence of the disease have increased considerably, standing out as a serious public health problem. In Brazil, Primary Health Care is the preferred gateway to the Unified Health System (SUS), which stands out as an important field of practice for training health professionals driven by the National Curriculum Guidelines (DCN). The aim of this study was to verify care practices offered in primary care to people with type 2 diabetes mellitus. It is a cohort study, of an applied nature followed by a quantitative approach. For this purpose, data from 3 years of medical records of people diagnosed with type 2 diabetes mellitus followed up for more than 2 years in Basic Health Units in the city of Campinas-SP were evaluated. The variables are related to consultations and exams carried out between 2016 and 2019. The practices reported in the care were compared with the propositions of two documents: the guidelines for the care of people with diabetes of the International Diabetes Federation (IDF) and the recommendations of the protocol of the Campinas City Hall (PMC). We analyzed records of 75 people diagnosed with type 2 diabetes mellitus. The age range of the participants ranged between 41 and 86 years, with an average of 64.1 ± 10.3 years. Glycemia was assessed at least once by all participants and glycated hemoglobin was not found in 6.7% of the sample. The feet test was performed once by 16% and twice by 6.7% of the sample. On the electrocardiogram, 42.7% performed it at least once and 13.3% twice. Regarding the eye exam, 22.7% performed it once, 5.3% twice and no participant performed the exam on an annual basis. No sample participant fulfilled the prerequisites of the PMC and IDF protocols. We concluded that the care practices provided to people with type 2 diabetes mellitus by primary care professionals proved to be distant from the care guidelines. The realization of care recommendations fell short of what is recommended, either when evaluated according to the PMC or IDF protocol. The care of the person with diabetes requires teaching actions that equip the professional to carry out what is proposed by the municipality's protocol. These teaching actions should not only consider the difficulties and limitations of SUS resources, but also encourage professionals to the fullest care, as recommended by SUS principles and guidelines
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Marta Pereira Cholas
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