Mito e crítica [recurso eletrônico] : uma interpretação da Teoria Crítica de Walter Benjamin
Fernando Augusto Bee Magalhães
TESE
Português
T/UNICAMP B391m
[Myth and critique]
Campinas, SP : [s.n.], 2021.
1 recurso online (167 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Marcos Severino Nobre
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Resumo: O objetivo dessa tese de doutorado é expor as continuidades e rupturas da crítica do mito elaborada por Walter Benjamin nas décadas de 1920 e 1930. Nesse sentido, primeiramente, será exposto como o conceito de crítica elaborado por Benjamin em Origem do drama barroco alemão se mantém o mesmo...
Ver mais
Resumo: O objetivo dessa tese de doutorado é expor as continuidades e rupturas da crítica do mito elaborada por Walter Benjamin nas décadas de 1920 e 1930. Nesse sentido, primeiramente, será exposto como o conceito de crítica elaborado por Benjamin em Origem do drama barroco alemão se mantém o mesmo em sua obra posterior. Em seguida, será exposto como o conceito de mito se transforma durante esse período. Na década de 1920, o conceito de mito toma a forma da história natural e passa a se referir ao pressuposto de que a história é movida por uma physis demoníaca e alheia aos seres humanos, cuja origem remonta à literatura barroca do século XVII. Na década de 1930, o conceito de mito toma a forma da história cultural e passa a se referir ao pressuposto de que a história é movida por uma téchne demoníaca e alheia aos seres humanos, cuja origem remonta ao conceito de progresso do século XIX
Ver menos
Abstract: The aim of this doctoral thesis is to explain the continuity and ruptures of Walter Benjamin’s critique of myth developed in the 1920s and 1930s. In this sense, first, it will be presented how the concept of criticism formulated by Benjamin in Ursprung des deutschen Trauerspiel remains the...
Ver mais
Abstract: The aim of this doctoral thesis is to explain the continuity and ruptures of Walter Benjamin’s critique of myth developed in the 1920s and 1930s. In this sense, first, it will be presented how the concept of criticism formulated by Benjamin in Ursprung des deutschen Trauerspiel remains the same in his later work. Then, it will be presented how the concept of myth transforms itself during these decades. In the 1920s, the concept of myth takes the form of natural history. For Benjamin, this form of myth corresponds to the presupposition that history is driven by a demonic physis, which origin dates back to seventeenth-century Baroque literature. In the 1930s, the concept of myth takes the form of cultural history. This form of myth corresponds to the presupposition that history is driven by a demonic téchne, which origin goes back to the nineteenth-century concept of progress. These two concepts of myth are both different forms of social domination highlighted by Benjamin
Ver menos
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Nobre, Marcos, 1965-
Orientador
Palhares, Taisa, 1974-
Avaliador
Chaves, Ernani Pinheiro
Avaliador
Damião, Carla Milani
Avaliador
Gatti, Lucianno Ferreira
Avaliador
Mito e crítica [recurso eletrônico] : uma interpretação da Teoria Crítica de Walter Benjamin
Fernando Augusto Bee Magalhães
Mito e crítica [recurso eletrônico] : uma interpretação da Teoria Crítica de Walter Benjamin
Fernando Augusto Bee Magalhães